The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #29

Study this Passage

  
/ 65  
  

29. VII. O Senhor fez Divino o Seu Humano pelo Divino n'Ele e, assim, fez-Se Um com o Pai. Da doutrina da igreja recebida em todo o mundo cristão tem-se que:

O nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e Homem; e, posto que seja Deus e Homem, não é, porém, dois, mas um só Cristo; é Um porque o Divino gerou para Si o Humano; e mais, é inteiramente um, com efeito, uma só Pessoa, uma vez que, assim como o corpo e a alma fazem um no homem, assim também Deus e Homem éxii um só Cristo.

Essas palavras foram tiradas da Doutrina da Fé Atanasiana, que é aceita em todo o mundo cristão. Elas são os pontos essenciais a respeito da união do Divino e o Humano no Senhor; as restantes, que são ditas na mesma doutrina sobre o Senhor, serão explicadas em seu capítulo. Por elas se pode ver claramente que consta na fé da igreja cristã que o Divino e o Humano no Senhor não são dois, mas um só, assim como a alma e o corpo são um homem, e que o Divino por Si mesmo gerou o Humano.

[2] Disso se segue que o Divino não pode ser separado do Humano nem o Humano do Divino, pois separá-los seria como separar a alma do corpo. Que isto seja assim, também é reconhecido por todo aquele que lê as citações que foram trazidas acima (9, 21) dos dois evangelistas (a saber, de Lucas 1:26-35 e de Mateus 1:18-25), sobre o nascimento do Senhor. Por elas fica claro que Jesus foi concebido de Jehovah Deus e nasceu da virgem Maria, assim, que n'Ele havia o Divino, que era a Sua Alma. Ora, como a Sua Alma era o próprio Divino do Pai, segue-se que o Seu Corpo ou o Humano também Se fez Divino, pois onde está um também estará o outro. Assim, e não de outro modo, o Pai e o Filho são um, o Pai no Filho e o Filho no Pai, pois todas as coisas do Filho são do Pai, e todas as coisas do Pai são do Filho, como o Senhor mesmo o ensina em Sua Palavra.

[3] Mas, de que modo essa união se fez, é o que se dirá nesta ordem: (i.) Que o Senhor é, de eternidade, Jehovah. (ii.) Que o Senhor de eternidade, ou Jehovah, gerou o Humano para salvar a todos. (iii.) Que o Senhor, pelo Divino em Si, fez Divino o Seu Humano. (iv.) Que o Senhor fez Divino o Seu Humano por meio de tentações em Si admitidas. (v.) Que a união plena do Divino e o Humano n'Ele foi feita pela paixão da cruz, que foi a última tentação. (vi.) Que o Senhor Se despojou sucessivamente do Humano gerado da mãe e Se revestiu do Humano proveniente do Divino, que é o Divino Humano e o Filho de Deus. (vii.) Que, assim, Deus Se fez Homem, como nos primeiros, também nos últimos.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

Commentary

 

Head

  
Photo by Joy Brown

The head is the part of us that is highest, which means in a representative sense that it is what is closest to the Lord. Because of this the head represents what is inmost in us, the thing at the center of our being. In most cases this means intelligence and wisdom, since most of us are in a state of life in which we are led by our thoughts and reason. In the case of the Lord, however, it often represents His perfect love. And in many cases the head is used to represent the whole person.

(References: Apocalypse Explained 577; Apocalypse Revealed 538, 823; Arcana Coelestia 7859, 9656, 10011)