The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #30

Study this Passage

  
/ 65  
  

30. (I.) Que o Senhor de eternidade seja Jehovah, isto se sabe pela Palavra, pois o Senhor disse aos judeus:

"Amém vos digo, antes que Abraão existisse, Eu sou" (João 8:58).

E, em outra passagem:

"Glorifica-Me, Tu, ó Pai, com a glória que tive em Ti antes que o mundo existisse" (João 17:5),

Pelo que se entende o Senhor de eternidade e não um Filho de eternidade, pois o Filho é o Humano mesmo, concebido de Jehovah, o Pai, e nascido no tempo, da virgem Maria, como foi mostrado acima.

[2] Que o Senhor de eternidade seja Jehovah mesmo, vê-se por muitas passagens na Palavra, das quais serão trazidas neste momento estas poucas:

"Dir-se-á naquele dia: ...Este é nosso Deus, a Quem esperávamos, para que nos liberte; ... Jehovah, a Quem esperávamos: exaltemo-nos e alegremos em Sua salvação" (Isaías 25:9),

Pelo que é evidente que Deus mesmo, Jehovah, era esperado.

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho de Jehovah; aplanai no ermo uma vereda a nosso Deus. ... Será revelada a glória de Jehovah, e verá toda carne juntamente... Eis, o Senhor Jehovih vem em força" (Isaías 40:3, 5, 10; Mateus 3:3; Marcos 1:3; Lucas 3:4);

Aqui, também, o Senhor é chamado "Jehovah", Que devia vir.

[3] "Eu, Jehovah... Te darei por aliança ao povo, por luz das nações. Eu, Jehovah, este é o Meu nome, e Minha glória a outro não darei" (Isaías 42:6-8);

"aliança do povo" e "luz das nações" é o Senhor quanto ao Humano. Como Ele procede de Jehovah e fez-Se um com Jehovah, por isso se diz: "Eu, Jehovah, este é o Meu nome, e Minha glória a outro não darei", isto é, não a outro senão a Si mesmo; "dar glória" é glorificar ou unir a Si.

[4] "De súbito virá ao Seu templo o Senhor, a Quem buscais" (Malaquias 3:1);

Pelo "templo" se entende o "Templo do Seu Corpo" (como em João 2:19, 21).

"Visitou-nos o Oriente do alto" (Lucas 1:78);

O "Oriente do alto" também é Jehovah, ou o Senhor de eternidade. Por aí é evidente que pelo Senhor de eternidade entende-se o Divino mesmo do Qual procede, que, na Palavra, é Jehovah. Mas, pelas passagens referidas abaixo, ficará evidente que pelo "Senhor" e também por "Jehovah", depois que o Seu Humano foi glorificado, entende-se o Divino e o Humano ao mesmo tempo, como um; e que pelo "Filho", referido isoladamente, se entende o Divino Humano.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

Commentary

 

Head

  
Photo by Joy Brown

The head is the part of us that is highest, which means in a representative sense that it is what is closest to the Lord. Because of this the head represents what is inmost in us, the thing at the center of our being. In most cases this means intelligence and wisdom, since most of us are in a state of life in which we are led by our thoughts and reason. In the case of the Lord, however, it often represents His perfect love. And in many cases the head is used to represent the whole person.

(References: Apocalypse Explained 577; Apocalypse Revealed 538, 823; Arcana Coelestia 7859, 9656, 10011)