The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #29

Study this Passage

  
/ 65  
  

29. VII. O Senhor fez Divino o Seu Humano pelo Divino n'Ele e, assim, fez-Se Um com o Pai. Da doutrina da igreja recebida em todo o mundo cristão tem-se que:

O nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e Homem; e, posto que seja Deus e Homem, não é, porém, dois, mas um só Cristo; é Um porque o Divino gerou para Si o Humano; e mais, é inteiramente um, com efeito, uma só Pessoa, uma vez que, assim como o corpo e a alma fazem um no homem, assim também Deus e Homem éxii um só Cristo.

Essas palavras foram tiradas da Doutrina da Fé Atanasiana, que é aceita em todo o mundo cristão. Elas são os pontos essenciais a respeito da união do Divino e o Humano no Senhor; as restantes, que são ditas na mesma doutrina sobre o Senhor, serão explicadas em seu capítulo. Por elas se pode ver claramente que consta na fé da igreja cristã que o Divino e o Humano no Senhor não são dois, mas um só, assim como a alma e o corpo são um homem, e que o Divino por Si mesmo gerou o Humano.

[2] Disso se segue que o Divino não pode ser separado do Humano nem o Humano do Divino, pois separá-los seria como separar a alma do corpo. Que isto seja assim, também é reconhecido por todo aquele que lê as citações que foram trazidas acima (9, 21) dos dois evangelistas (a saber, de Lucas 1:26-35 e de Mateus 1:18-25), sobre o nascimento do Senhor. Por elas fica claro que Jesus foi concebido de Jehovah Deus e nasceu da virgem Maria, assim, que n'Ele havia o Divino, que era a Sua Alma. Ora, como a Sua Alma era o próprio Divino do Pai, segue-se que o Seu Corpo ou o Humano também Se fez Divino, pois onde está um também estará o outro. Assim, e não de outro modo, o Pai e o Filho são um, o Pai no Filho e o Filho no Pai, pois todas as coisas do Filho são do Pai, e todas as coisas do Pai são do Filho, como o Senhor mesmo o ensina em Sua Palavra.

[3] Mas, de que modo essa união se fez, é o que se dirá nesta ordem: (i.) Que o Senhor é, de eternidade, Jehovah. (ii.) Que o Senhor de eternidade, ou Jehovah, gerou o Humano para salvar a todos. (iii.) Que o Senhor, pelo Divino em Si, fez Divino o Seu Humano. (iv.) Que o Senhor fez Divino o Seu Humano por meio de tentações em Si admitidas. (v.) Que a união plena do Divino e o Humano n'Ele foi feita pela paixão da cruz, que foi a última tentação. (vi.) Que o Senhor Se despojou sucessivamente do Humano gerado da mãe e Se revestiu do Humano proveniente do Divino, que é o Divino Humano e o Filho de Deus. (vii.) Que, assim, Deus Se fez Homem, como nos primeiros, também nos últimos.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

The Bible

 

Lucas 1:26-35

Study

  

26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.

29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.

30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;

33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?

35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.