The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #350

Study this Passage

  
/ 962  
  

350. (VERSÍCULO 5) DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor, e esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor. Por “Judá”, no sentido supremo, é significado o Senhor quanto ao amor celestial; no sentido espiritual, é significado o reino celeste do Senhor e a Palavra; e, no sentido natural, é significada a doutrina da Igreja celestial procedente da Palavra. Aqui, porém, por “Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Porque Judá é nomeada em primeiro lugar na série, por isso ela significa esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor, pois a tribo nomeada em primeiro lugar é o todo em relação às outras; ela é para elas como a cabeça e como um universal que entra em todas as coisas que se seguem; ela as liga juntamente, as qualifica e as afeta. Este é o amor ao Senhor. Que “doze mil” significa todos aqueles que estão nesse amor, vê-se no n. 348, acima.

[2] Sabe-se que as doze tribos de Israel depois de Salomão foram divididas em dois reinos: o reino judaico e o reino israelita. O reino judaico representava o reino celeste ou sacerdotal do Senhor, e o reino israelita representava o reino espiritual ou a realeza do Senhor. Mas este último foi destruído quando não havia mais qualquer espiritualidade entre seus integrantes, enquanto o reino judaico foi conservado por causa da Palavra e porque o Senhor devia nascer nele. Mas, quando eles (os judeus) adulteraram inteiramente a Palavra e por conseguinte, não puderam reconhecer o Senhor, então o reino judaico foi destruído. Por estas explicações, é evidente que pela “tribo de Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Mas como, em relação à Palavra e ao Senhor, os judeus eram tais, pela “tribo de Judá” também é significado o amor oposto, que é o amor de si, propriamente o amor de dominar proveniente do amor de si, amor que é denominado amor diabólico.

[3] Que por “Judá” e por sua tribo é significado o reino celeste e o seu amor, que é o amor ao Senhor, vê-se pelas seguintes passagens:

“Judá, os teus Irmãos te celebrarão: não será retirado o cetro de Judá até que venha Siló e a ele a obediência dos povos; ele ata à vide o seu pequeno asno e o filho de sua jumentinha à vide excelente; lava a sua vestimenta no vinho; rubro de olhos pelo vinho e branco de dentes pelo leite” (Gênesis 49:8-12)

“David será príncipe para eles na eternidade: e contratarei com eles uma aliança de paz; aliança de paz haverá com eles, e porei o santuário no meio deles para a eternidade” (Ezequiel 37:25, 26)

“Regozija-te e alegra-te, filha de Sião; Jehovah fará para Si uma herança de Judá, Sua porção sobre a terra de santidade” (Zacarias 2:10-12)

“Celebra, ó Judá, as tuas festas; cumpre os teus votos, porque não sucederá mais que belial passe por ti, todo ele será cortado” (Naum 1:15)

“Subitamente o Senhor virá a Seu templo; então será suave a Jehovah a mincha de Judá e de Jerusalém como nos dias do século” (Malaquias 3:1, 4)

“Judá se assentará pela eternidade e Jerusalém por geração e geração” (Joel 3:20)

“Eis, dias virão em que suscitarei a David um germe justo; nos seus dias Judá será salvo” (Jeremias 23:5, 6)

“Produzirei de Jacob uma semente e de Judá um herdeiro das Minhas montanhas, para que os eleitos possam possuí-los” (Isaías 65:9)

“Judá tornou-se santuário e Israel domínio d'Ele” (Salmo 114:2)

“Eis que vêm os dias em que contratarei com a casa de Judá uma nova aliança. Essa aliança será; darei Minha lei no meio deles e a escreverei sobre o coração deles” (Jeremias 31:31, 33)

“Naqueles dias, dez varões pegarão na orla da veste de um judeu, dizendo; Iremos convosco porque ouvimos que Deus está convosco” (Zacarias 8:23)

“Assim como os novos céus e a nova terra que vou fazer estarão diante de Mim, assim estarão a vossa semente e o vosso nome; os reis das nações serão os teus nutridores; os príncipes deles (serão) tuas amas; curvarão a face para a terra diante de ti e lamberão o pó de teus pés” (Isaías 66,-22, 49:23).

[4] Por estas passagens e muitas outras em tão grande número que não podem ser citadas, pode-se ver claramente que por “Judá” não se entende Judá, mas a Igreja. (É o que se entende) por o Senhor vir contratar com essa nação uma aliança nova e eterna, fazer dela herança e santuário Seus para a eternidade, a (fazer com que) “os reis das nações e os seus príncipes se prostrem diante dela para lamberem o pó de seus pés” e, assim, em muitas outras passagens.

[5] Que pela “tribo de Judá”, considerada em si própria (sentido oposto), se entende o reino diabólico, que é o amor de dominar derivado do amor de si, pode-se ver por estas passagens:

“Ocultarei Minhas faces deles, verei qual será a posteridade deles;

eles são uma geração de perversão: filhos em que não há fidelidade;

eles (são) uma nação perdida de conselhos; sua vide é da vide de Sodoma e dos campos de Gomorra; suas uvas são uvas de fel, cachos de amarguras para eles; veneno de dragões é o vinho deles e fel cruel de áspides. Não está tudo isto escondido comigo, selado em Meus tesouros?” (Deuteronômio 32:20-34)

“Sabe que não é por causa de tua justiça nem por causa da retidão de teu coração que Jehovah te dá a terra de Canaã, porque tu és povo duro de cerviz” (Deuteronômio 9:5, 6) “De acordo com o número de tuas cidades foram os teus deuses, ó Judá;

segundo o número das praças de Jerusalém elevaste altares para perfumares Baal” (Jeremias 2:28:11 ;13) “Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8:44).

Diz-se deles que estão “cheios de hipocrisia, iniquidade e impureza” (Mateus 23:27, 28), que são “uma geração adúltera” (Mateus 12:39, Marcos 8:38), e que Jerusalém, a morada deles, foi chamada de “Sodoma” (Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48, Apocalipse 11:8). Além disso em outras passagens, onde se diz que essa nação está completamente perdida e que Jerusalém deve ser destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11,13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17Ezequiel 4:1 até o fim — 5:5 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16:1-63; 23:1-49.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

The Bible

 

John 11:11-44

Study

      

11 He said these things, and after that, he said to them, "Our friend, Lazarus, has fallen asleep, but I am going so that I may awake him out of sleep."

12 The disciples therefore said, "Lord, if he has fallen asleep, he will recover."

13 Now Jesus had spoken of his death, but they thought that he spoke of taking rest in sleep.

14 So Jesus said to them plainly then, "Lazarus is dead.

15 I am glad for your sakes that I was not there, so that you may believe. Nevertheless, let's go to him."

16 Thomas therefore, who is called Didymus, said to his fellow disciples, "Let's go also, that we may die with him."

17 So when Jesus came, he found that he had been in the tomb four days already.

18 Now Bethany was near Jerusalem, about fifteen stadia away.

19 Many of the Jews had joined the women around Martha and Mary, to console them concerning their brother.

20 Then when Martha heard that Jesus was coming, she went and met him, but Mary stayed in the house.

21 Therefore Martha said to Jesus, "Lord, if you would have been here, my brother wouldn't have died.

22 Even now I know that, whatever you ask of God, God will give you."

23 Jesus said to her, "Your brother will rise again."

24 Martha said to him, "I know that he will rise again in the resurrection at the last day."

25 Jesus said to her, "I am the resurrection and the life. He who believes in me will still live, even if he dies.

26 Whoever lives and believes in me will never die. Do you believe this?"

27 She said to him, "Yes, Lord. I have come to believe that you are the Christ, God's Son, he who comes into the world."

28 When she had said this, she went away, and called Mary, her sister, secretly, saying, "The Teacher is here, and is calling you."

29 When she heard this, she arose quickly, and went to him.

30 Now Jesus had not yet come into the village, but was in the place where Martha met him.

31 Then the Jews who were with her in the house, and were consoling her, when they saw Mary, that she rose up quickly and went out, followed her, saying, "She is going to the tomb to weep there."

32 Therefore when Mary came to where Jesus was, and saw him, she fell down at his feet, saying to him, "Lord, if you would have been here, my brother wouldn't have died."

33 When Jesus therefore saw her weeping, and the Jews weeping who came with her, he groaned in the spirit, and was troubled,

34 and said, "Where have you laid him?" They told him, "Lord, come and see."

35 Jesus wept.

36 The Jews therefore said, "See how much affection he had for him!"

37 Some of them said, "Couldn't this man, who opened the eyes of him who was blind, have also kept this man from dying?"

38 Jesus therefore, again groaning in himself, came to the tomb. Now it was a cave, and a stone lay against it.

39 Jesus said, "Take away the stone." Martha, the sister of him who was dead, said to him, "Lord, by this time there is a stench, for he has been dead four days."

40 Jesus said to her, "Didn't I tell you that if you believed, you would see God's glory?"

41 So they took away the stone from the place where the dead man was lying. Jesus lifted up his eyes, and said, "Father, I thank you that you listened to me.

42 I know that you always listen to me, but because of the multitude that stands around I said this, that they may believe that you sent me."

43 When he had said this, he cried with a loud voice, "Lazarus, come out!"

44 He who was dead came out, bound hand and foot with wrappings, and his face was wrapped around with a cloth. Jesus said to them, "Free him, and let him go."