The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #350

Study this Passage

  
/ 962  
  

350. (VERSÍCULO 5) DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor, e esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor. Por “Judá”, no sentido supremo, é significado o Senhor quanto ao amor celestial; no sentido espiritual, é significado o reino celeste do Senhor e a Palavra; e, no sentido natural, é significada a doutrina da Igreja celestial procedente da Palavra. Aqui, porém, por “Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Porque Judá é nomeada em primeiro lugar na série, por isso ela significa esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor, pois a tribo nomeada em primeiro lugar é o todo em relação às outras; ela é para elas como a cabeça e como um universal que entra em todas as coisas que se seguem; ela as liga juntamente, as qualifica e as afeta. Este é o amor ao Senhor. Que “doze mil” significa todos aqueles que estão nesse amor, vê-se no n. 348, acima.

[2] Sabe-se que as doze tribos de Israel depois de Salomão foram divididas em dois reinos: o reino judaico e o reino israelita. O reino judaico representava o reino celeste ou sacerdotal do Senhor, e o reino israelita representava o reino espiritual ou a realeza do Senhor. Mas este último foi destruído quando não havia mais qualquer espiritualidade entre seus integrantes, enquanto o reino judaico foi conservado por causa da Palavra e porque o Senhor devia nascer nele. Mas, quando eles (os judeus) adulteraram inteiramente a Palavra e por conseguinte, não puderam reconhecer o Senhor, então o reino judaico foi destruído. Por estas explicações, é evidente que pela “tribo de Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Mas como, em relação à Palavra e ao Senhor, os judeus eram tais, pela “tribo de Judá” também é significado o amor oposto, que é o amor de si, propriamente o amor de dominar proveniente do amor de si, amor que é denominado amor diabólico.

[3] Que por “Judá” e por sua tribo é significado o reino celeste e o seu amor, que é o amor ao Senhor, vê-se pelas seguintes passagens:

“Judá, os teus Irmãos te celebrarão: não será retirado o cetro de Judá até que venha Siló e a ele a obediência dos povos; ele ata à vide o seu pequeno asno e o filho de sua jumentinha à vide excelente; lava a sua vestimenta no vinho; rubro de olhos pelo vinho e branco de dentes pelo leite” (Gênesis 49:8-12)

“David será príncipe para eles na eternidade: e contratarei com eles uma aliança de paz; aliança de paz haverá com eles, e porei o santuário no meio deles para a eternidade” (Ezequiel 37:25, 26)

“Regozija-te e alegra-te, filha de Sião; Jehovah fará para Si uma herança de Judá, Sua porção sobre a terra de santidade” (Zacarias 2:10-12)

“Celebra, ó Judá, as tuas festas; cumpre os teus votos, porque não sucederá mais que belial passe por ti, todo ele será cortado” (Naum 1:15)

“Subitamente o Senhor virá a Seu templo; então será suave a Jehovah a mincha de Judá e de Jerusalém como nos dias do século” (Malaquias 3:1, 4)

“Judá se assentará pela eternidade e Jerusalém por geração e geração” (Joel 3:20)

“Eis, dias virão em que suscitarei a David um germe justo; nos seus dias Judá será salvo” (Jeremias 23:5, 6)

“Produzirei de Jacob uma semente e de Judá um herdeiro das Minhas montanhas, para que os eleitos possam possuí-los” (Isaías 65:9)

“Judá tornou-se santuário e Israel domínio d'Ele” (Salmo 114:2)

“Eis que vêm os dias em que contratarei com a casa de Judá uma nova aliança. Essa aliança será; darei Minha lei no meio deles e a escreverei sobre o coração deles” (Jeremias 31:31, 33)

“Naqueles dias, dez varões pegarão na orla da veste de um judeu, dizendo; Iremos convosco porque ouvimos que Deus está convosco” (Zacarias 8:23)

“Assim como os novos céus e a nova terra que vou fazer estarão diante de Mim, assim estarão a vossa semente e o vosso nome; os reis das nações serão os teus nutridores; os príncipes deles (serão) tuas amas; curvarão a face para a terra diante de ti e lamberão o pó de teus pés” (Isaías 66,-22, 49:23).

[4] Por estas passagens e muitas outras em tão grande número que não podem ser citadas, pode-se ver claramente que por “Judá” não se entende Judá, mas a Igreja. (É o que se entende) por o Senhor vir contratar com essa nação uma aliança nova e eterna, fazer dela herança e santuário Seus para a eternidade, a (fazer com que) “os reis das nações e os seus príncipes se prostrem diante dela para lamberem o pó de seus pés” e, assim, em muitas outras passagens.

[5] Que pela “tribo de Judá”, considerada em si própria (sentido oposto), se entende o reino diabólico, que é o amor de dominar derivado do amor de si, pode-se ver por estas passagens:

“Ocultarei Minhas faces deles, verei qual será a posteridade deles;

eles são uma geração de perversão: filhos em que não há fidelidade;

eles (são) uma nação perdida de conselhos; sua vide é da vide de Sodoma e dos campos de Gomorra; suas uvas são uvas de fel, cachos de amarguras para eles; veneno de dragões é o vinho deles e fel cruel de áspides. Não está tudo isto escondido comigo, selado em Meus tesouros?” (Deuteronômio 32:20-34)

“Sabe que não é por causa de tua justiça nem por causa da retidão de teu coração que Jehovah te dá a terra de Canaã, porque tu és povo duro de cerviz” (Deuteronômio 9:5, 6) “De acordo com o número de tuas cidades foram os teus deuses, ó Judá;

segundo o número das praças de Jerusalém elevaste altares para perfumares Baal” (Jeremias 2:28:11 ;13) “Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8:44).

Diz-se deles que estão “cheios de hipocrisia, iniquidade e impureza” (Mateus 23:27, 28), que são “uma geração adúltera” (Mateus 12:39, Marcos 8:38), e que Jerusalém, a morada deles, foi chamada de “Sodoma” (Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48, Apocalipse 11:8). Além disso em outras passagens, onde se diz que essa nação está completamente perdida e que Jerusalém deve ser destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11,13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17Ezequiel 4:1 até o fim — 5:5 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16:1-63; 23:1-49.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

The Bible

 

Isaías 66:22

Study

       

22 Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.