The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #350

Study this Passage

  
/ 962  
  

350. (VERSÍCULO 5) DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor, e esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor. Por “Judá”, no sentido supremo, é significado o Senhor quanto ao amor celestial; no sentido espiritual, é significado o reino celeste do Senhor e a Palavra; e, no sentido natural, é significada a doutrina da Igreja celestial procedente da Palavra. Aqui, porém, por “Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Porque Judá é nomeada em primeiro lugar na série, por isso ela significa esse amor em todos os que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor, pois a tribo nomeada em primeiro lugar é o todo em relação às outras; ela é para elas como a cabeça e como um universal que entra em todas as coisas que se seguem; ela as liga juntamente, as qualifica e as afeta. Este é o amor ao Senhor. Que “doze mil” significa todos aqueles que estão nesse amor, vê-se no n. 348, acima.

[2] Sabe-se que as doze tribos de Israel depois de Salomão foram divididas em dois reinos: o reino judaico e o reino israelita. O reino judaico representava o reino celeste ou sacerdotal do Senhor, e o reino israelita representava o reino espiritual ou a realeza do Senhor. Mas este último foi destruído quando não havia mais qualquer espiritualidade entre seus integrantes, enquanto o reino judaico foi conservado por causa da Palavra e porque o Senhor devia nascer nele. Mas, quando eles (os judeus) adulteraram inteiramente a Palavra e por conseguinte, não puderam reconhecer o Senhor, então o reino judaico foi destruído. Por estas explicações, é evidente que pela “tribo de Judá” é significado o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Mas como, em relação à Palavra e ao Senhor, os judeus eram tais, pela “tribo de Judá” também é significado o amor oposto, que é o amor de si, propriamente o amor de dominar proveniente do amor de si, amor que é denominado amor diabólico.

[3] Que por “Judá” e por sua tribo é significado o reino celeste e o seu amor, que é o amor ao Senhor, vê-se pelas seguintes passagens:

“Judá, os teus Irmãos te celebrarão: não será retirado o cetro de Judá até que venha Siló e a ele a obediência dos povos; ele ata à vide o seu pequeno asno e o filho de sua jumentinha à vide excelente; lava a sua vestimenta no vinho; rubro de olhos pelo vinho e branco de dentes pelo leite” (Gênesis 49:8-12)

“David será príncipe para eles na eternidade: e contratarei com eles uma aliança de paz; aliança de paz haverá com eles, e porei o santuário no meio deles para a eternidade” (Ezequiel 37:25, 26)

“Regozija-te e alegra-te, filha de Sião; Jehovah fará para Si uma herança de Judá, Sua porção sobre a terra de santidade” (Zacarias 2:10-12)

“Celebra, ó Judá, as tuas festas; cumpre os teus votos, porque não sucederá mais que belial passe por ti, todo ele será cortado” (Naum 1:15)

“Subitamente o Senhor virá a Seu templo; então será suave a Jehovah a mincha de Judá e de Jerusalém como nos dias do século” (Malaquias 3:1, 4)

“Judá se assentará pela eternidade e Jerusalém por geração e geração” (Joel 3:20)

“Eis, dias virão em que suscitarei a David um germe justo; nos seus dias Judá será salvo” (Jeremias 23:5, 6)

“Produzirei de Jacob uma semente e de Judá um herdeiro das Minhas montanhas, para que os eleitos possam possuí-los” (Isaías 65:9)

“Judá tornou-se santuário e Israel domínio d'Ele” (Salmo 114:2)

“Eis que vêm os dias em que contratarei com a casa de Judá uma nova aliança. Essa aliança será; darei Minha lei no meio deles e a escreverei sobre o coração deles” (Jeremias 31:31, 33)

“Naqueles dias, dez varões pegarão na orla da veste de um judeu, dizendo; Iremos convosco porque ouvimos que Deus está convosco” (Zacarias 8:23)

“Assim como os novos céus e a nova terra que vou fazer estarão diante de Mim, assim estarão a vossa semente e o vosso nome; os reis das nações serão os teus nutridores; os príncipes deles (serão) tuas amas; curvarão a face para a terra diante de ti e lamberão o pó de teus pés” (Isaías 66,-22, 49:23).

[4] Por estas passagens e muitas outras em tão grande número que não podem ser citadas, pode-se ver claramente que por “Judá” não se entende Judá, mas a Igreja. (É o que se entende) por o Senhor vir contratar com essa nação uma aliança nova e eterna, fazer dela herança e santuário Seus para a eternidade, a (fazer com que) “os reis das nações e os seus príncipes se prostrem diante dela para lamberem o pó de seus pés” e, assim, em muitas outras passagens.

[5] Que pela “tribo de Judá”, considerada em si própria (sentido oposto), se entende o reino diabólico, que é o amor de dominar derivado do amor de si, pode-se ver por estas passagens:

“Ocultarei Minhas faces deles, verei qual será a posteridade deles;

eles são uma geração de perversão: filhos em que não há fidelidade;

eles (são) uma nação perdida de conselhos; sua vide é da vide de Sodoma e dos campos de Gomorra; suas uvas são uvas de fel, cachos de amarguras para eles; veneno de dragões é o vinho deles e fel cruel de áspides. Não está tudo isto escondido comigo, selado em Meus tesouros?” (Deuteronômio 32:20-34)

“Sabe que não é por causa de tua justiça nem por causa da retidão de teu coração que Jehovah te dá a terra de Canaã, porque tu és povo duro de cerviz” (Deuteronômio 9:5, 6) “De acordo com o número de tuas cidades foram os teus deuses, ó Judá;

segundo o número das praças de Jerusalém elevaste altares para perfumares Baal” (Jeremias 2:28:11 ;13) “Vós sois de vosso pai, o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8:44).

Diz-se deles que estão “cheios de hipocrisia, iniquidade e impureza” (Mateus 23:27, 28), que são “uma geração adúltera” (Mateus 12:39, Marcos 8:38), e que Jerusalém, a morada deles, foi chamada de “Sodoma” (Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48, Apocalipse 11:8). Além disso em outras passagens, onde se diz que essa nação está completamente perdida e que Jerusalém deve ser destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11,13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17Ezequiel 4:1 até o fim — 5:5 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16:1-63; 23:1-49.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

The Bible

 

John 10

Study

   

1 "Most certainly, I tell you, one who doesn't enter by the door into the sheep fold, but climbs up some other way, the same is a thief and a robber.

2 But one who enters in by the door is the shepherd of the sheep.

3 The gatekeeper opens the gate for him, and the sheep listen to his voice. He calls his own sheep by name, and leads them out.

4 Whenever he brings out his own sheep, he goes before them, and the sheep follow him, for they know his voice.

5 They will by no means follow a stranger, but will flee from him; for they don't know the voice of strangers."

6 Jesus spoke this parable to them, but they didn't understand what he was telling them.

7 Jesus therefore said to them again, "Most certainly, I tell you, I am the sheep's door.

8 All who came before me are thieves and robbers, but the sheep didn't listen to them.

9 I am the door. If anyone enters in by me, he will be saved, and will go in and go out, and will find pasture.

10 The thief only comes to steal, kill, and destroy. I came that they may have life, and may have it abundantly.

11 I am the good shepherd. The good shepherd lays down his life for the sheep.

12 He who is a hired hand, and not a shepherd, who doesn't own the sheep, sees the wolf coming, leaves the sheep, and flees. The wolf snatches the sheep, and scatters them.

13 The hired hand flees because he is a hired hand, and doesn't care for the sheep.

14 I am the good shepherd. I know my own, and I'm known by my own;

15 even as the Father knows me, and I know the Father. I lay down my life for the sheep.

16 I have other sheep, which are not of this fold. I must bring them also, and they will hear my voice. They will become one flock with one shepherd.

17 Therefore the Father loves me, because I lay down my life, that I may take it again.

18 No one takes it away from me, but I lay it down by myself. I have power to lay it down, and I have power to take it again. I received this commandment from my Father."

19 Therefore a division arose again among the Jews because of these words.

20 Many of them said, "He has a demon, and is insane! Why do you listen to him?"

21 Others said, "These are not the sayings of one possessed by a demon. It isn't possible for a demon to open the eyes of the blind, is it?"

22 It was the Feast of the Dedication at Jerusalem.

23 It was winter, and Jesus was walking in the temple, in Solomon's porch.

24 The Jews therefore came around him and said to him, "How long will you hold us in suspense? If you are the Christ, tell us plainly."

25 Jesus answered them, "I told you, and you don't believe. The works that I do in my Father's name, these testify about me.

26 But you don't believe, because you are not of my sheep, as I told you.

27 My sheep hear my voice, and I know them, and they follow me.

28 I give eternal life to them. They will never perish, and no one will snatch them out of my hand.

29 My Father, who has given them to me, is greater than all. No one is able to snatch them out of my Father's hand.

30 I and the Father are one."

31 Therefore Jews took up stones again to stone him.

32 Jesus answered them, "I have shown you many good works from my Father. For which of those works do you stone me?"

33 The Jews answered him, "We don't stone you for a good work, but for blasphemy: because you, being a man, make yourself God."

34 Jesus answered them, "Isn't it written in your law, 'I said, you are gods?'

35 If he called them gods, to whom the word of God came (and the Scripture can't be broken),

36 do you say of him whom the Father sanctified and sent into the world, 'You blaspheme,' because I said, 'I am the Son of God?'

37 If I don't do the works of my Father, don't believe me.

38 But if I do them, though you don't believe me, believe the works; that you may know and believe that the Father is in me, and I in the Father."

39 They sought again to seize him, and he went out of their hand.

40 He went away again beyond the Jordan into the place where John was baptizing at first, and there he stayed.

41 Many came to him. They said, "John indeed did no sign, but everything that John said about this man is true."

42 Many believed in him there.