The Bible

 

Obadias 1:21

Study

   

21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #649

Study this Passage

  
/ 962  
  

649. A. E BRADOU COM GRANDE CLAMOR AO QUE TINHA A FOICE AGUDA, DIZENDO: LANÇA A TUA FOICE AGUDA E VINDIMA OS CACHOS DA VINHA DA TERRA significa a operação do Senhor segundo o bem de Seu Amor pela Divina Verdade de Sua Palavra nas obras da caridade e da fé que estão nos homens da Igreja Cristã. Este é o sentido espiritual dessas palavras, uma vez que pelos dois “anjos” são significados os céus do reino espiritual e do reino celestial do Senhor (n. 647, 648); e os céus nada fazem por si próprios, mas agem pelo Senhor, porque os anjos nos céus são unicamente recipientes. Por isso, no sentido espiritual, não é significada outra coisa senão a operação do Senhor, aqui na Igreja do mundo cristão e nas obras da caridade e da fé nos homens dessa Igreja. Com efeito, pela “vinha” é significada essa Igreja (de que se fala no n. 651) e pelos “cachos” e pelas “uvas” são significadas as obras de caridade. As obras de caridade são significadas pelos “cachos” e pelas “uvas” porque estes são frutos da videira na vinha, e pelos “frutos”, na Palavra, são significadas as boas obras.

[2] “O anjo saindo do altar disse ao anjo que saía do templo para lançar sua foice e vindimar”, porque pelo “anjo saindo do altar” são significados os céus do reino celestial ou céus que estão nos bens do amor, e pelo “anjo saindo do templo” são significados os céus do reino espiritual ou céus que estão nas verdades da sabedoria, como foi dito acima; e o bem do amor nada opera por si mesmo, mas por meio da verdade da sabedoria, e a verdade da sabedoria nada opera por si mesma, mas por meio do bem do amor. Que seja assim é o que foi mostrado em muitos lugares no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA. Esta é a razão por que “o anjo saindo do altar disse ao anjo que saía do templo que lançasse a sua foice e vindimasse os cachos da vinha da terra”. Daí

vem, pois, que por estas palavras é significada a operação do Senhor segundo o bem de Seu amor por meio da Divina Verdade de Sua Palavra.

[3] Que “as uvas” e “os cachos” significam os bens e as obras da caridade, pode-se ver nas seguintes passagens:

“Ai de mim! Tomei-me como as colheitas do estio, como os rabiscos de vindima: nenhum cacho para comer: minha alma deseja uma primícia;

pereceu o santo da terra e não hã nenhum reto entre os homens” (Miquéias 7:1, 2).

“Suas uvas são uvas de fel; seus cachos amargos” (Deuteronômio 32:32).

“Meu amado tinha uma vinha: esperava que produzisse uvas (boas), mas produziu (uvas) bravas” (Isaías 5:1, 2, 4).

“Eles se voltaram para deuses estranhos e gostam de bolos de uvas” (Oséias 3:1).

“Cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos de espinheiros nem dos abrolhos se vindimam uvas” (Lucas 6:44).

“Haverá no meio da terra como restos quando é terminada a vindima” (Isaías 24:12, 13).

“Se vindimadores viessem a ti, não deixariam alguns cachos?” (Jeremias 49:9 — Obadias vers. 5).

“O devastador caiu sobre a Tua vindima” (Jeremias 48:32, 33).

“Sereis perturbados, ó confidentes, porque a vindima se acabará e a colheita não virá” (Isaías 32:9, 10).

(Além disso, em outros lugares, onde se diz “fruto da vinha” e “fruto da videira").

Há os bens do amor celeste e os bens do amor espiritual. Os bens do amor celeste são os bens do amor ao Senhor e os bens do amor espiritual são os bens do amor para com o próximo. Estes bens são chamados bens da caridade e se entendem pelos “frutos da vinha”, que são as uvas e os cachos, mas os bens do amor ao Senhor são entendidos, na Palavra, pelos “frutos das árvores”, principalmente pelo das oliveiras.

649. B. PORQUE SUAS UVAS ESTÃO MADURAS significa porque é o último estado da Igreja Cristã. Por “as uvas da vinha estão maduras” é significada a mesma coisa que acima por “estar seca a seara”, mas “a seara” se diz da Igreja em geral e “a vinha” se diz da Igreja no particular. Que “a seara está seca” significa o último estado da Igreja, vê-se no n. 645, e do mesmo modo “as uvas da vinha estão maduras”. “A vinha” significa a Igreja onde há a Divina Verdade da Palavra e onde, por essa Verdade, o Senhor é conhecido.

Corno “o vinho” significa a verdade interior que procede do Senhor pela Palavra, por isso “a vinha” aqui significa a Igreja Cristã. Que “o vinho” significa a verdade proveniente do amor, assim do Senhor, vê-se no n. 316.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987