The Bible

 

Lamentações 4:12

Study

       

12 Não creram os reis da terra, bem como nenhum dos moradores do mundo, que adversário ou inimigo pudesse entrar pelas portas de Jerusalém.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #382

Study this Passage

  
/ 10837  
  

382. Que "ser errante e fugitivo na terra" signifique não saber o que é o vero e o bem, vê-se pela significação, na Palavra, de "vagar" e "fugir," como em Jeremias:

"Os profetas e os sacerdotes vagam cegos nas ruas, estão contaminados de sangue; as [coisas] que eles não podem tocar, tocam-nas com as vestimentas" (Lamentações 4:13-14);

onde os "profetas" são os que ensinam, "sacerdotes" são os que vivem segundo as coisas ensinadas e "vagar cego nas ruas" é não saber o que é o bem e o vero.

[2] Em Amós:

"Parte do campo recebeu chuva, e parte do campo, em que não choveu, secou-se. Pelo que duas ou três cidades vaguearão para uma cidade para beberem águas, e não ficarão saciadas" (Amós 4:7-8), onde "parte do campo sobre a qual houve chuva" é a doutrina da fé procedente da caridade; a "parte ou gleba do campo em que não choveu" é a doutrina da fé sem a caridade; "vagar para beber águas" é semelhantemente procurar o que é verdadeiro.

[3] Em Oséias:

"Foi ferido Efraim, e a raiz deles se secou; eles não darão fruto... Meu DEUS os rejeitará, porque não O escutaram, e serão errantes entre as nações" (Oséias 9:16-17).

"Efraim" está em lugar da inteligência do vero ou a fé, por ser o primogênito de José; a "raiz que se secou" está em lugar da caridade, que não pode dar fruto; "errar entre as nações" é não conhecer o vero e o bem.

[4] Em Jeremias:

"Subi contra a Arábia, e devastai os filhos do oriente. Fugi, errai muito; na profundeza se precipitaram para habitar os habitantes de Hazor" (Jeremias 49:28, 30);

A "Arábia" e os "filhos do oriente" são a posse das riquezas celestes, ou seja, das coisas que são do amor, a respeito das quais, quando são devastadas, se diz "fugir e errar" ou ser fugitivo e errante, quando nada fazem de bem. E dos "habitantes de Hazor," ou os que possuem as riquezas espirituais, que são as coisas da fé, se diz "precipitar-se na profundeza" ou perecer.

Em Isaías:

"Todos os teus principais erram juntos; pelo arco foram ligados; para longe fugiram" (Isaías 22:3), onde se trata do vale da visão ou da ilusão de que a fé pode existir sem a caridade. Daí vem que, no versículo 14 seguinte, se diz que é "errante e fugitivo," ou, que nada sabe do vero e do bem, aquele que confessa a fé separada da caridade.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém