The Bible

 

Gênesis 9:12

Study

       

12 E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas:

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1102

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1102. "Habitará nas tendas de Schem." Que isto signifique a fim de que os internos do culto estejam nos externos pode-se ver por tudo o que foi dito anteriormente a respeito de Schem, a saber, que 'Schem' é a igreja interna ou o culto interno, e que o culto externo não é outra coisa senão algo inanimado ou impuro, se não houver o culto interno que o vivifica e santifica. Que as 'tendas' não signifiquem outra coisa senão o santo do amor e o culto daí pode-se ver pela significação de tendas, de que se tratou anteriormente, 414. Era costume entre os antigos dizer 'peregrinar e habitar nas tendas', pelo que era significado, no sentido interno, o culto santo, porque os antiquíssimos não somente peregrinaram com tendas, como também habitavam em tendas e aí faziam o culto santo. Daí, também, 'peregrinar e habitar', no sentido interno, significa viver.

[2] Que as 'tendas' signifiquem o culto santo, além das passagens que foram citadas anteriormente, no 414, sejam também estas, para confirmações.

Em David:

"Deus abandonou o habitáculo de Schiloh, a tenda onde habitou no homem" (Salmos 78:60), onde a 'tenda' significa o mesmo que o templo, no qual se diz que Deus 'habita' quando está presente no amor no homem; daí o homem que está no culto foi chamado pelos antigos de 'tenda' e, depois, de 'templo'.

Em Isaías:

"Alarga o lugar de tua tenda, e [que] as cortinas de teus habitáculos [se] estendam" (Isaías 54:2),

Em lugar da iluminação nas coisas que pertencem ao verdadeiro culto.

Em Jeremias:

"Devastada foi toda a terra; de súbito foram devastadas as Minhas tendas, num momento as Minhas cortinas" (Jeremias 4:20), onde se vê claramente que não se entendem as tendas, mas o culto santo.

Em Zacarias:

"Jerusalém ainda habitará sob si em Jerusalém; Jehovah salvará as tendas de Judah" (Zacarias 12:6-7), onde as 'tendas de Judah' estão em lugar do culto do Senhor pela santidade do amor. Por aí se pode ver agora o que é 'habitar nas tendas de Schem', a saber, a fim de que o culto interno esteja no externo. Como, porém, o homem 'Japheth', ou o homem da igreja externa, não conhece tanto o que são as coisas internas, dir-se-á, por isso, em poucas palavras. Quando o homem sente ou percebe em si que pensa bem a respeito do Senhor e também pensa bem a respeito do próximo e quer lhe prestar ofícios, não por causa do ganho ou por causa de sua honra; e quando sente que tem misericórdia daquele que está numa calamidade e, ainda mais, do que está no erro quanto à doutrina da fé, então ele pode saber que 'habita nas tendas de Schem', isto é, que tem em si os internos pelos quais o Senhor opera.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém