The Bible

 

Gênesis 14:18

Study

       

18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1726

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1726. ‘Rei de Salém’; que signifique o estado de paz quanto às coisas interiores, ou racionais, é o que se faz evidente pela significação de ‘Salém’. Na língua original ‘Salém’ significa a ‘paz’, assim como a ‘perfeição’, por conseguinte, o estado de paz e o estado de perfeição. O estado de paz é o estado do Reino do Senhor; nesse estado as coisas celestes e as coisas espirituais do Senhor estão como em sua aurora e em sua primavera, pois se dá com a paz o que se dá com a aurora de manhã e com a primavera na bela estação. A aurora e a primavera fazem com que todas as coisas que impressionam os sentidos guardem o regozijo e a alegria; cada um obtém a sua afeição do geral da aurora e da primavera. O mesmo acontece com o estado de paz no Reino do Senhor; no estado de paz todas as coisas celestes e todas as coisas espirituais estão, por assim dizer, em sua flor e em seu riso, assemelhando-se à flor e ao riso da aurora ou da primavera, isto é, em sua felicidade mesma. O estado de paz afeta assim cada coisa em particular, porque o Senhor é a Paz mesma. É isso que também se entende por Salém em Davi:

“Conhecido em Judá [é] Deus, em Israel [é] grande o nome d’Ele; e em Salém está o tabernáculo d’Ele, e o habitáculo d’Ele, em Sião” (Salmos 76:2, 3 [Em JFA, Salmos 76:1, 2]).

Quando um homem está nos combates das tentações, o Senhor lhe concede, de vez em quando, um estado de paz e restaura assim suas forças. O estado de paz é significado aqui por ‘Salém’ e também, logo depois, pelo pão e o vinho, que significam as coisas celestes e as coisas espirituais e, por conseguinte, o estado dos celestes e dos espirituais na paz; esse estado é o restabelecimento mesmo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

The Bible

 

Salmos 110:1-5

Study

      

1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

2 O Senhor enviará de Sião o cetro do teu poder. Domina no meio dos teus inimigos.

3 O teu povo apresentar-se-á voluntariamente no dia do teu poder, em trajes santos; como vindo do próprio seio da alva, será o orvalho da tua mocidade.

4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

5 O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira.