The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #27

Study this Passage

  
/ 65  
  

27. Que o Senhor seja chamado "Filho do homem" onde se trata da redenção, salvação, reforma e regeneração, vê-se por isto:

"O Filho do homem vem... para dar a alma em redenção em lugar de muitos" (Mateus 20:28; Marcos 10:45).

"O Filho do homem vem para salvar" e não para destruir (Mateus 18:11; Lucas 9:56).

"O Filho do homem vem para buscar e salvar aquele que se perdera" (Lucas 19:10).

O Filho do homem vem "para que o mundo seja salvo por Ele" (João 3:17).

"O que semeia a boa semente é o Filho do homem" (Mateus 13:37).

Aí se trata da redenção e da salvação, que, como são feitas pelo Senhor por meio da Palavra, por isso Ele ali Se chama "Filho do homem." O Senhor disse:

Que o Filho do homem tem poder para redimir os pecados (Marcos 2:10; Lucas 5:24),

Isto é, para salvar. E também:

Que é o Senhor do sabbath, porque é o Filho do homem (Mateus 12:8; Marcos 2:28; Lucas 6:5),

Porque é a Palavra, que Ele ensina. Além disso, Ele disse em João:

"Trabalhai pela comida, não a que perece, mas a comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará" (João 6:27);

Pela "comida" se entende toda verdade e todo bem da doutrina proveniente da Palavra, assim, do Senhor. É isso que também se entende ali pelo "maná" e pelo "Pão" que desceu do céu. E, também por isso, no mesmo capítulo:

"Se não comerdes a carne do Filho do homem, e [não] beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós" (vers. 53);

A "carne" ou o "pão" é o bem do amor proveniente da Palavra; o "sangue" ou o "vinho" é o bem da fé proveniente da Palavra, um e outro provenientes do Senhor.

[2] Coisa semelhante é significada em outras passagens onde se diz "Filho do homem", como nesta:

"As raposas têm suas tocas, e os pássaros... ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mateus 8:20; Lucas 9:58),

Pelo que se entende que a Palavra não teve lugar com os judeus, como também o Senhor disse (João 8:37), nem podia permanecer com eles, porque O não reconheceram (João 5:38-39). Pelo "Filho do homem" Se entende o Senhor quanto à Palavra também no Apocalipse:

"No meio dos sete castiçais" vi "um semelhante ao Filho do homem, com um vestido compridoxi e cingido no peito com um cinto de ouro" (Revelação 1:13 e seq.);

Aqui o Senhor como a Palavra é representado por várias coisas; por isso Se chama também "Filho do homem." Em David:

"Seja a Tua mão pelo Varão da Tua direita, pelo Filho do homem que fortificaste para Ti; então não nos retiraremos de Ti; vivifica-nos" (Salmos 80:17-18).

O "Varão da direita" é, aqui também, o Senhor quanto à Palavra. De modo semelhante, o "Filho do homem" é chamado "Varão da direita" porque o Senhor é poder pelo Divino Vero, que também é a Palavra, e tornou-Se o poder Divino quando cumpriu toda a Palavra. Daí também ser dito:

Que veriam "o Filho do homem sentado à direita" do Pai, em poder (Marcos 14:62).

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

Commentary

 

Head

  
Photo by Joy Brown

The head is the part of us that is highest, which means in a representative sense that it is what is closest to the Lord. Because of this the head represents what is inmost in us, the thing at the center of our being. In most cases this means intelligence and wisdom, since most of us are in a state of life in which we are led by our thoughts and reason. In the case of the Lord, however, it often represents His perfect love. And in many cases the head is used to represent the whole person.

(References: Apocalypse Explained 577; Apocalypse Revealed 538, 823; Arcana Coelestia 7859, 9656, 10011)