The Bible

 

Ezequiel 3:13

Study

       

13 E ouvi o ruído das asas dos seres viventes, ao tocarem umas nas outras, e o banilho das rodas ao lado deles, e o sonido dum grande estrondo.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #944

Study this Passage

  
/ 962  
  

944. (VERSÍCULO 7) EIS QUE VENHO EM BREVE.

BÉMAVENTURADO AQUELE QUE GUARDA AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO significa que o Senhor virá certamente è dará a vida eterna àqueles que guardam e praticam as verdades ou os preceitos da doutrina deste livro, agora aberto pelo Senhor. “Eis que venho em breve” significa que o Senhor virá certamente; por “em breve” é significado certamente (n. 4, 943), e por “vir” é significado que Ele virá, não em Pessoa, mas na Palavra, na qual Ele Se mostrará a todos aqueles que forem de Sua Nova Igreja, Que seja isso Sua vinda. nas nu vens do céu, vê-se nos n. 24, 642, 820. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” significa que Ele dará a vida eterna àqueles que guardam e praticam as verdades ou os preceitos da doutrina deste livro, agora aberto pelo Senhor; por “bem-aventurado” é significado aquele que recebe a vida eterna (n. 639, 852); por “guardar” é significado proteger e praticar as verdades ou os preceitos, “as palavras” sendo as verdades e os preceitos; pela “profecia deste livro” é significada a doutrina deste livro, agora aberto pelo Senhor; “a profecia” é a doutrina (n. 8, 133, 943).

[2] Quem refletir pode ver que não se entende guardar as palavras da profecia deste livro, mas que é significado guardar, isto é, proteger e praticar as verdades ou preceitos da doutrina, que foram abertos neste livro agora explicado. Com efeito, se o Apocalipse não (fosse) explicado, haveria poucas coisas que pudessem ser guardadas, porque são proféticos não compreendidos até agora.

Como exemplo, considerem-se as coisas descritas nos capítulos a seguir enumerados; sobre os cavalos que saem do livro no capítulo 6;

sobre as doze tribos no capítulo 7; sobre os sete anjos que tocavam trombeta nos capítulos 8, 9; sobre o livrinho devorado por João no capítulo 10; sobre as duas testemunhas que, tendo sido mortas, reviveram no capítulo 11; sobre a mulher e o dragão no capítulo 12;

sobre as duas bestas nos capítulos 13, 14; sobre os sete anjos que tinham as sete pragas nos capítulos 15, 16; sobre a mulher sentada na besta escarlate e sobre Babilónia nos capítulos 17, 18; sobre o cavalo branco e sobre a grande ceia no capítulo 19; sobre o Juízo Final no capítulo 20; e sobre a Nova Jerusalém como cidade no capítulo 21. Por essas considerações, é evidente que não se entende que são bem-aventurados aqueles que guardam essas palavras da profecia, pois elas estão fechadas; mas que são bem-aventurados aqueles que guardam, isto é, que protegem e praticam as verdades ou os preceitos da doutrina contidos nas palavras da profecia agora explicadas. Que elas tenham sido abertas pelo Senhor, vê-se no Prefácio (deste livro).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #642

Study this Passage

  
/ 962  
  

642. (VERSÍCULO 14) E VI, E EIS UMA NUVEM BRANCA E SOBRE A NUVEM SENTADO ALGUÉM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM significa o Senhor quanto à Palavra. Pela “nuvem” é significada a Palavra no sentido da letra, e pela “nuvem branca” é significada a Palavra no sentido da letra tal qual ela é interiormente. Pelo “Filho do Homem” é entendido o Senhor quanto à Palavra; por isso se diz “sobre a nuvem sentado Alguém semelhante ao Filho do Homem”. Que pela “nuvem” é significada a Palavra no sentido da letra, vê-se nos n. 24, 513. Pela “nuvem branca” é significada a Palavra no sentido da letra tal qual ela é interiormente, porque “o branco” se diz das verdades na luz (n. 167, 367) e porque interiormente, no sentido da letra, há as verdades espirituais que estão na luz do céu. Que pelo “Filho do Homem” se entende o Senhor quanto à Palavra pode ver-se no n. 44 e no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR (n. 19-28), onde são confirmadas muitas coisas a respeito.

[2] O Senhor disse muitas vezes que “O Filho do Homem seria visto vindo nas nuvens do céu”. Ele disse isso em Mateus 17:5Mateus 24:30, Mateus 26:64, Marcos 14:61, 62Lucas 21:27 e ninguém sabe que, por isto, não é significada outra coisa senão que, quando Ele vier para o juízo, aparecerá nas nuvens do céu. Entretanto, não é isso que se entende (no sentido espiritual), mas sim que, quando Ele vier para o julgamento, aparecerá no sentido da letra da Palavra. E como agora Ele veio é por isso que Ele apareceu na Palavra por este meio, revelando que em cada coisa do sentido da letra da Palavra há um sentido espiritual e que esse sentido trata d'Ele Só e que Ele é o Deus do céu e da terra. São estas coisas que se entendem por Sua vinda nas nuvens do céu. Que em cada coisa da letra da Palavra há um sentido espiritual e que esse sentido trata do Senhor Só e que Ele Só é o Deus. do céu e da terra, isso foi mostrado nas duas DOUTRINAS DA NOVA JERUSALÉM, uma SOBRE O SENHOR e outra SOBRE A ESCRITURA SANTA.

[3] Como pela vinda do Senhor “nas nuvens do céu” se entende a Sua vinda em Sua Palavra quando Ele fizer o julgamento, e como se trata disso no Apocalipse, por isso se diz “Eis Ele vem com as nuvens” (Apocalipse 1:7) e aqui “Vi, e eis uma nuvem branca e sobre a nuvem sentado Alguém semelhante ao Filho do Homem”. Também nos Atos dos Apóstolos 1:9-11:

“Enquanto eles olhavam, Jesus foi elevado ao céu e uma nuvem O arrebatou à vista deles, e dois homens vestidos de branco lhes disseram: Este Jesus que foi elevado ao céu virá do mesmo modo como o vistes subir ao céu."

Pela “nuvem” é significado o sentido da letra da Palavra, porque este sentido é natural e a Divina Verdade na luz natural aparece como uma nuvem diante dos olhos dos anjos que estão na luz espiritual; ela aparece como uma nuvem branca àqueles que estão nas verdades genuínas derivadas do sentido da letra da Palavra, como uma nuvem escura àqueles que não estão nas verdades genuínas, como uma nuvem negra àqueles que estão nas falsidades e como uma nuvem negra misturada com fogo àqueles que estão na fé separada da caridade, porque eles estão nos males da vida. Eu vi.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987