The Bible

 

Lamentações 1:9

Study

       

9 A sua imundícia estava nas suas fraldas; não se lembrava do seu fim; por isso foi espantosamente abatida; não há quem a console; , Senhor, a minha aflição; pois o inimigo se tem engrandecido.

The Bible

 

Jeremias 51:34

Study

       

34 Nabucodonozor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #631

Study this Passage

  
/ 962  
  

631. (VERSÍCULO 8) E OUTRO ANJO SEGUIU DIZENDO: CAIU, CAIU BABILÓNIA, ESSA CIDADE GRANDE significa que agora a religiosidade Católico-romana foi dispersada quanto aos seus dogmas e aos seus doutrinais. Por “outro anjo” agora é significada uma coisa nova pelo Senhor, como anteriormente (n. 626); por “Babilónia, cidade grande” é significada a religiosidade Católico-romana quanto aos seus dogmas e aos seus doutrinais; por “cair” é significado ser dispersado, pois “cair” se diz da cidade, mas “ser dispersado” se diz da religiosidade e da sua doutrina, que

ésignificada pela “cidade de Babilónia”. Que pela “cidade” é significada a doutrina, vê-se no n. 194. Estas coisas são agora ditas de Babilónia porque, depois que o novo céu cristão foi feito pelo Senhor, imediatamente se fez outro novo céu com aqueles que tinham sido da religiosidade Católico-romana. A razão disso é que o céu cristão, que foi composto pelos Reformados, faz o meio, ao redor do qual estão os Católicos, pois, quando o meio é novo, há, ao mesmo tempo, coisa nova nas periferias. Com efeito, a Luz Divina, que é a Divina Verdade, se propaga do meio como centro ao redor das periferias e põe também em ordem as coisas que aí se encontram. Por esta razão, poucas palavras são ditas agora sobre Babilónia, mas se tratará dela especificamente nos capítulos 17, 18. Que os Cristãos Reformados constituem o meio, que os Católicos formam uma grande periferia ao redor desse meio e que a Luz espiritual, que é a Divina Verdade procedente do Senhor, se propaga do centro ao redor em todas as periferias até a última, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA IGREJA SOBRE A ESCRITURA SANTA (n. 104-113) e no opúsculo O JUÍZO FINAL (n. 48). Por estas explicações, pode-se ver que essas (palavras) sobre Babilónia seguem em ordem, depois que se tratou do Novo Céu Cristão e da Evangelização; isso também é significado por “seguiu”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987