The Bible

 

Lamentações 1:11

Study

       

11 Todo o seu povo anda gemendo, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refazerem as suas forças. , Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível.

The Bible

 

Jeremias 51:34

Study

       

34 Nabucodonozor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #647

Study this Passage

  
/ 962  
  

647. (VERSÍCULO 17) E UM OUTRO ANJO SAIU DO TEMPLO QUE ESTÁ NO CÉU, TENDO TAMBÉM ELE UMA FOICE AGUDA significa os céus do reino espiritual do Senhor e a Divina Verdade da Palavra neles. Pelo “anjo” é significado, no sentido supremo, o Senhor e, depois, o céu angélico e também a Divina Verdade procedente do Senhor, como pode ser visto nos n. 5, 65, 170, 258, 342, 343, 344, 415, 465, mas aqui pelo “anjo” são significados os céus do reino espiritual e, por conseguinte, as Divinas Verdades nesses céus, porque em seguida diz-se que “saiu do altar um outro anjo” (versículo 18). pelo qual são significados os céus do reino celestial do Senhor e, consequentemente, os Divinos Bens nesses céus, de que se falará no número seguinte. Há dois reinos em que foram distinguidos todos os céus, o reino espiritual e o reino celestial. O reino espiritual é o reino da Sabedoria do Senhor, porque lá os anjos estão na Sabedoria proveniente da Divina Verdade do Senhor; o reino celestial é o reino do Amor do Senhor, porque lá os anjos estão no Amor procedente do Senhor e, por conseguinte, em todo o bem. Que haja dois reinos em que foram distinguidos todos os céus, pode ver-se no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres em 1758 (n. 20-28) e no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA, publicado em Amsterdam em 1763 (n. 101, 381).

Pelo “templo” é significado o céu inteiro (n. 644), mas como aqui se diz “o templo que está no céu” e (no versículo seguinte) “o altar”, pelo “templo” é significado o céu do reino espiritual do Senhor, como acaba de ser dito acima. Pela “foice aguda” é significada a Divina Verdade da Palavra, como se vê nos n. 643, 645.

[2] A razão por que se diz acima “Aquele que estava sentado sobre a nuvem lançou sua foice e a terra foi ceifada” (versículo 16)

e agora se diz “Um anjo saiu do templo do céu tendo ele também uma foice aguda (versículo 17) e a lançou na terra e vindimou a vinha da terra” (versículo 19) é porque pela “terra” que foi ceifada por Aquele que estava sentado sobre a nuvem, ou o Senhor, é significada a Igreja sobre todo o globo terrestre, enquanto que pela “vinha da terra” é significada a Igreja no mundo cristão. Estas palavras envolvem coisas semelhantes às que o Senhor predisse na parábola do semeador e da colheita da seara (Mateus 13), transcritas no fim do n. 645, onde se diz que “a colheita é a consumação do século”, isto é, o fim da Igreja, e que “os ceifeiros são os anjos”, pelos quais são significadas as Divinas Verdades, porque os anjos não são mandados para ceifar, isto é, para fazer estas coisas, mas o Senhor as faz por meio das Divinas Verdades de Sua Palavra. Com efeito, o Senhor diz: “A Palavra que pronunciei julgará no último dia” (João 12:48). Vejam-se os n. 233, 273.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987