The Bible

 

Lamentações 1

Study

1 Como está sentada solitária a cidade que era tão populosa! tornou-se como viúva a que era grande entre as nações! A que era princesa entre as províncias tornou-se avassalada!

2 Chora amargamente de noite, e as lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os seus amantes; todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela; tornaram-se seus inimigos.

3 Judá foi para o cativeiro para sofrer aflição e dura servidão; ela habita entre as nações, não acha descanso; todos os seus perseguidores a alcançaram nas suas angústias.

4 Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à assembléia solene; todas as suas portas estão desoladas; os seus sacerdotes suspiram; as suas virgens estão tristes, e ela mesma sofre amargamente.

5 Os seus adversários a dominam, os seus inimigos prosperam; porque o Senhor a afligiu por causa da multidão das suas transgressões; os seus filhinhos marcharam para o cativeiro adiante do adversário.

6 E da filha de Sião já se foi todo o seu esplendor; os seus príncipes ficaram sendo como cervos que não acham pasto e caminham sem força adiante do perseguidor.

7 Lembra-se Jerusalém, nos dias da sua aflição e dos seus exílios, de todas as suas preciosas coisas, que tivera desde os tempos antigos; quando caía o seu povo na mão do adversário, e não havia quem a socorresse, os adversários a viram, e zombaram da sua ruína.

8 Jerusalém gravemente pecou, por isso se fez imunda; todos os que a honravam a desprezam, porque lhe viram a nudez; ela também suspira e se volta para trás.

9 A sua imundícia estava nas suas fraldas; não se lembrava do seu fim; por isso foi espantosamente abatida; não há quem a console; , Senhor, a minha aflição; pois o inimigo se tem engrandecido.

10 Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas preciosas dela; pois ela viu entrar no seu santuário as nações, acerca das quais ordenaste que não entrassem na tua congregação.

11 Todo o seu povo anda gemendo, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refazerem as suas forças. , Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível.

12 Não vos comove isto a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor igual a minha dor, que veio sobre mim, com que o Senhor me afligiu, no dia do furor da sua ira.

13 Desde o alto enviou fogo que entra nos meus ossos, o qual se assenhoreou deles; estendeu uma rede aos meus pés, fez-me voltar para trás, tornou-me desolada e desfalecida o dia todo.

14 O jugo das minhas transgressões foi atado; pela sua mão elas foram entretecidas e postas sobre o meu pescoço; ele abateu a minha força; entregou-me o Senhor nas mãos daqueles a quem eu não posso resistir.

15 O Senhor desprezou todos os meus valentes no meio de mim; convocou contra mim uma assembléia para esmagar os meus mancebos; o Senhor pisou como num lagar a virgem filha de Judá.

16 Por estas coisas vou chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque está longe de mim um consolador que pudesse renovar o meu ânimo; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.

17 Estende Sião as suas mãos, não há quem a console; ordenou o Senhor acerca de Jacó que fossem inimigos os que estão em redor dele; Jerusalém se tornou entre eles uma coisa imunda.

18 Justo é o Senhor, pois me rebelei contra os seus mandamentos; ouvi, rogo-vos, todos os povos, e vede a minha dor; para o cativeiro foram-se as minhas virgens e os meus mancebos.

19 Chamei os meus amantes, mas eles me enganaram; os meus sacerdotes e os meus anciãos expiraram na cidade, enquanto buscavam para si mantimento, para refazerem as suas forças.

20 Olha, Senhor, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim; porque gravemente me rebelei. Na rua me desfilha a espada, em casa é como a morte.

21 Ouviram como estou gemendo; mas não há quem me console; todos os meus inimigos souberam do meu mal; alegram-se de que tu o determinaste; mas, em trazendo tu o dia que anunciaste, eles se tornarão semelhantes a mim.

22 Venha toda a sua maldade para a tua presença, e faze-lhes como me fizeste a mim por causa de todas as minhas transgressões; pois muitos são os meus gemidos, e desfalecido está o meu coração.

The Bible

 

Jeremias 51:35

Study

       

35 A violência que se me fez a mim e à minha carne venha sobre Babilônia, diga a moradora de Sião. O meu sangue caia sobre os moradores de Caldéia, diga Jerusalém.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #618

Study this Passage

  
/ 962  
  

618. E NINGUÉM PODIA APRENDER O CÂNTICO SENÃO OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa que os outros entre os cristãos não puderam compreender e, portanto, reconhecer, pelo amor e pela fé, que o Senhor é o Deus do ceu e da terra, exceto os que foram recebidos pelo Senhor nesse Novo Céu. Por este “cântico” são significados o reconhecimento e a glorificação do Senhor como sendo o Deus do céu e da terra (n. 279, 617). Por “aprender” é significado perceber interiormente o que uma coisa é, o que é (o mesmo que) compreender e, assim, receber e reconhecer. Quem aprende de outro modo, aprende e não aprende, porque não retém. Por “cento e quarenta e quatro mil” se entendem os que reconhecem o Senhor Só

como Deus do céu e da terra (n. 612).

Os cristãos que não puderam aprender o cântico, isto é, reconhecer o Senhor Só como Deus do céu e da terra, são os que foram imbuídos, desde a infância, de que há três Pessoas Divinas, distintas entre si, pois na Doutrina da Trindade se diz:

“Uma é a pessoa do Paí, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo”. Depois (se diz): “o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus”. Embora se acrescente que esses Três são Um, entretanto, em seu pensamento, eles dividiram em três a Divina Essência, que não pode ser dividida; por isso se dirigem ao Pai, porque Este é o primeiro em ordem. Além disso, os chefes na Igreja têm-lhes ensinado que é necessário orar ao Pai para que, por amor do Filho, lhes envie o Espírito Santo. Por este modo, foi confirmada a ideia de seu pensamento sobre Três e, então, eles não podem pensar no Filho como Deus, igual ao Pai e um com o Pai, mas pensam no Filho como igual a um outro homem, ainda que quanto ao Humano Ele seja Só

Justiça e chamado “Jehovah Justiça nossa” (Jeremias 23:5, 6; 33:15, 16).

[2] Como resultado dessa ideia em seu pensamento, o fato é que não puderam compreender que o Senhor, como nascido no mundo, possa ser o Deus do céu e da terra e ainda menos que Só Ele é Deus, ainda que tenham ouvido e lido todas as passagens mencionadas no n. 613 e também as seguintes:

“Todas as coisas que o Pai tem são minhas” (João 16:15).

“O Pai deu todas as coisas nas mãos do Filho” (João 13:3). “Pai, deste-Me poder sobre toda carne; tudo que é Teu é Meu e tudo que é

Meu é Teu” (João 17:2. 3, 10).

“A Mim e dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18).

Também que Ele foi concebido de Jehovah, o Pai, e que, por conseguinte, Sua Alma vem d'Ele (Lucas 1:34, 35, 38). Consequentemente, Ele tem a Divina Essência.

Além disso, em muitos outros lugares (se lê) a mesma coisa. Que essas coisas foram ditas do Senhor nascido no mundo, qualquer um pode ver; como também que “Ele e o Pai são Um”, que “Ele está no Pai e o Pai está n'Ele” e que “quem O vê, vê o Pai” (João 10:28-38; 14:6-11).

Embora eles tenham ouvido e tenham lido estas coisas, entretanto não puderam retirar de si a ideia concebida na infância e depois confirmada pelos professores; ideia que obstruiu o seu racional de tal modo que eles não puderam ver, isto é, não puderam compreender estas palavras do Senhor:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).

“Quem não entrar pela porta no aprisco das ovelhas, mas subir por outro lugar, esse é um roubador e um ladrão. Eu sou a porta; por Mim se alguém entrar será salvo” (João 10:1, 9).

[3] Também (não puderam compreender) que o Senhor glorificou o Seu Humano, isto é, O uniu ao Divino do Pai, a saber, ao Divino que estava n’EIe pela concepção, a fim de que o gênero humano possa ser unido a Deus Pai n'Ele e por Ele. Que isso foi a causa da vinda do Senhor ao mundo e da glorificação de Seu Humano, Ele o ensina claramente nos capítulos 14, 15, 17 de João, pois diz:

“Nesse dia conhecereis que Eu estou no Meu Pai e vós em Mim e Eu em vós” (João 14:20).

“Quem permanece em Mim e Eu nele, este produz muito fruto, pois sem Mim não podeis fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em Mim, é lançado fora como a vara e no fogo seca” (João 15:5, 6).

“Por amor deles, santifico a Mim Mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade; a fim de que todos sejam um, como Tu, Pai, em Mim e Eu em Ti; Eu neles e Tu em Mim” (João 17:19, 21, 23, 26).

(Assim também em João 6:56 e em outros lugares).

Por estas passagens, fica bem claro que a vinda do Senhor ao mundo e a glorificação de Seu Humano tiveram por objetivo a conjunção dos homens com Deus Pai n’Ele e por Ele; assim é a Ele que se deve dirigir. Isto também o Senhor confirmou, dizendo muitas vezes que “se deve crer n'Ele para ter a vida eterna” (veja-se o n. 553).

[4] Quem não pode ver que todas estas coisas foram ditas do Senhor com referência a Ele em Seu Humano, e que nunca se teria dito nem podido dizer que Ele estava nos homens e os homens n'Ele, e que era preciso crer n'Ele para ter a vida eterna, se o Seu Humano não fosse Divino? Por “dirigir-se ao Pai em Seu Nome” não se entende dirigir-se a Deus Pai diretamente, nem pedir por causa do Filho, mas dirigir-se ao Senhor e Pai através d’Ele, porque o Pai está no Filho e Eles são Um, como é ensinado por Ele. “Em Seu Nome” significa isto, como se pode ver pela seguintes passagens:

“Quem não crê no Filho já foi julgado, porque não creu no Nome do Unigénito Filho de Deus” (João 3:17, 18).

::Estas coisas foram escritas para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo tenhais a vida eterna em Nome d'Eie” (João 20:31).

“Jesus disse: Quem recebe este menino em Meu Nome, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele Que Me enviou” (Lucas 9:48).

“Tudo que pedirdes em Meu Nome, isso Eu farei” (João 14:13, 14).

(E além disso, em outros lugares, onde se diz “Em Nome do Senhor”:

Mateus 7:22, Mateus 18:5, 20Mateus 19:29Mateus 23:39, Marcos 9:37, Marcos 16:17Lucas 13:35, Lucas 19:38, Lucas 24:47, João 1:12

João 2:23, João 5:43, João 12:13, João 15:16João 16:23, 24, 26, 27João 17:6).

O que é “o Nome de Deus”, e que “o Nome do Pai” seja o Senhor quanto ao Divino Humano, vê-se nos n. 81, 165, 584.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987