The Bible

 

Joel 2:3

Study

       

3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapa.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #397

Study this Passage

  
/ 962  
  

397. (VERSÍCULO 6) E OS SETE ANJOS, QUE TINHAM AS SETE TROMBETAS, PREPARARAM-SE PARA TOCÁ-LAS significa (os anjos)

preparados e dispostos para examinar o estado da Igreja e, por conseguinte, da vida naqueles para os quais a religião é a fé só. O que é significado por “trombetas” pode-se yer pelo estatuto sobre o uso que delas deviam fazer os filhos de Israel. A esse respeito lê-se que “Jehovah falou com Moisés que fizesse trombetas de prata para a convocação da congregação e para a partida do campo; (mandou)

que as tocassem nos dias de alegria, nas festas, no inicio dos meses e sobre os holocaustos e sacrifícios; deveriam também, quando marchassem em batalha contra os inimigos que os atacassem, tocar trombetas e, então, seriam lembrados perante Jehovah Deus e preservados de seus inimigos” (Números 10:1-10). Por essa descrição pode ver-se o que é significado por “tocar trombeta”.

Que aqui, pelos “sete anjos que se prepararam para tocá-las”, é significado o exame e a manifestação da qualidade do estado da Igreja naqueles para os quais a religião é a fé só, isso é evidente, no sentido espiritual, pelas particularidades constantes neste capítulo e nos capítulos seguintes até o de número 16, inclusive.

[2] Pelos usos das trombetas entre os filhos de Israel, pode-se ver também o que é significado por “trombetas” e por “tocá-las” nas seguintes passagens:

“Tocai trombeta em Sião e tocai na montanha de santidade, porque vem o dia de Jehovah” (Joel 2:1, 2).

“Jehovah aparecerá sobre eles e Seu dardo sairá como relâmpago e o Senhor Jehovah tocará a trombeta” (Zacarias 9:14). “Jehovah como leão sairá e tocará” (Isaías 42:13).

“Naquele dia, se tocará a trombeta grande e os moribundos na terra de Aschur e os expulsos na terra do Egito virão e se prostrarão diante de Jehovah na montanha da santidade” (Isaías 27:13).

“Ele mandará os anjos com uma voz grande de trombeta e reunirão Seus eleitos dos quatro ventos, desde as extremidades dos céus até as suas extremidades” (Mateus 24:31).

“Feliz o povo que conhecer o toque; eles andarão, ó Jehovah, na luz de Tuas faces (Salmo 89:15).

“Quando cantam as estrelas da manhã e os filhos de Deus tocam” (38:7).

[3] Como “os sons das trombetas” significavam tais coisas e na Igreja Israelita todas as coisas se apresentavam ao vivo segundo as correspondências e, por conseguinte, segundo as significações, é também por isso que, “quando Jehovah desceu sobre o monte Sinai, houve vozes e relâmpagos e uma nuvem espessa, e uma voz de trombeta muito forte; a voz da trombeta ia e se fortificava extremamente e o povo no campo tremia muito” (Êxodo 19:16-25). Por isso também, “quando os trezentos com Gideão tocaram buzinas contra Midian, a espada de cada varão foi contra seu companheiro e fugiram” (Juízes 7:16-22). Igualmente, “os doze mil dos filhos de Israel venceram Midian com os vasos de santidade e com as trombetas na mão” (Números 31:1-8). Como também “a muralha dé Jerico caiu, depois que os sete sacerdotes com as sete trombetas fizeram sete voltas em torno da cidade” (Josué 6:1-20). Foi dito em Jeremias “Toca (a trombeta) ao redor de Babel; suas muralhas são destruídas” (Jeremias 50:15) e em Sofonias “Dia de trevas e de escuridão, dia de trombeta e de clamor sobre as cidades fortificadas” (Sofonias 1:15, 16).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987