The Bible

 

Jeremias 51:34

Study

       

34 Nabucodonozor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #771

Study this Passage

  
/ 962  
  

771. (VERSÍCULO 11) E OS MERCADORES DA TERRA CHORARÃO E PRANTEARÃO SOBRE ELA, PORQUE NINGUÉM MAIS COMPRARÁ SUAS MERCADORIAS significa os inferiores na ordem hierárquica que estão trabalhando e enriquecendo por meio das coisas santas; aqui suas dores porque, depois da destruição de Babilónia, suas coisas religiosas não são reconhecidas como santas, mas como verdades e bens da Palavra adulterados e profanados e, consequentemente, da Igreja, e assim eles não podem mais, como antes, tirar proveito dessas coisas. Por “mercadores” são entendidos os inferiores na sua ordem hierárquica eclesiástica, porque pelos “reis da terra”, de que se tratou, são entendidos os superiores nessa ordem (veja-se o n. 767). Assim, pelos “mercadores da terra” são entendidos os que fazem o serviço e enriquecem por meio das coisas santas. Por “chorarão e prantearão” são significadas as suas dores, (como também no n. 767). Por “suas mercadorias” são significadas as coisas santas ou religiosas, por meio das quais eles tiram proveito ou ganho. Por “não mais comprá-las” é significado não querer tê-las, porque elas não são coisas santas, mas bens e verdades da Palavra adulterados e profanados e, consequentemente, da Igreja. Que “comprar” é adquirir para si, vê-se no n. 606. Sobre isto, assim lemos em Jeremias:

“Ó Babel, que habitas sobre muitas águas, grande em tesouros, veio o teu fim, a medida do teu lucro” (Jeremias 51:13).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987