The Bible

 

Jeremias 50:26

Study

       

26 Vinde contra ela dos confins da terra, abri os seus celeiros; fazei dela montões, e destruí-a de todo; nada lhe fique de resto.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #645

Study this Passage

  
/ 962  
  

645. CLAMANDO COM GRANDE VOZ AO QUE ESTAVA SENTADO SOBRE A NUVEM: LANÇA A TUA FOICE E CEIFA PORQUE VEIO PARA TI A HORA DE CEIFAR, POIS ESTÁ SECA A SEARA DA TERRA significa a suplica dos anjos do céu ao Senhor, para que Ele ponha um fim e execute o julgamento, porque agora é o último estado da Igreja. Por “clamar com grande voz ao Que estava sentado sobre a nuvem” é significada a súplica dos anjos do céu ao Senhor, pela razão de nada mais haver de correspondente nas terras, porque a Igreja nas terras existe pelo céu angélico como o alicerce sobre o qual subsiste uma casa ou como os pés sobre os quais um homem se conserva em pé e com os quais anda. Por isso, quando a Igreja nas terras é destruída, os anjos se lamentam e suplicam ao Senhor; suplicam que o Senhor ponha um fim à Igreja e suscite uma Nova Igreja. Consequentemente, por “um anjo clamou com grande voz ao que estava sentado sobre a nuvem” é significada a súplica dos anjos do céu ao Senhor. Que por “Aquele Que estava sentado sobre a nuvem” é significado o Senhor quanto à Palavra, vê-se no n. 642. Que por “lançar a foice e ceifar” é significado pôr fim e executar o julgamento, vê-se também nos n. 642, 643. Por “porque veio a hora de ceifar” é significado que é o fim da Igreja. Por “pois está seca a seara” é significado que é o último estado da Igreja. Pela “seara” é significado o estado da Igreja quanto à Divina Verdade, porque da seara vem o trigo com que se faz o pão e por “trigo” e “pão” é significado o bem da Igreja e esse bem é adquirido pelas verdades.

[2] Que é essa a significação dessas palavras, pode-se ver mais claramente pelas passagens da Palavra, onde se mencionam “colheita”, “ceifa” e “foice”, como as seguintes:

“Sentar-me-ei para julgar todas as nações: enviai a foice, pois est á madura a seara, porque é grande a sua malícia” (Joel 3:12, 13).

“Cortai o que semeia e o que maneja a foice no tempo da ceifa” (Jeremias 50:16).

“A filha de Babel é como uma área a ser pisada; ainda um pouco e virá o tempo da colheita” (Jeremias 51:33).

Sucederá pomo quando .a colheita é ajustada e seu braço ceifa as espigas; de manhã a tua semente floresce, um monte(será) a colheita no dia da possessão e (haverá) dor desesperada” (Isaias 17:5, 11).

“Os agricultores ficaram envergonhados porque pereceu a colheita do campo” (Joel 1:11).

“Jesus disse aos discípulos: Dizeis que ainda há quatro meses até que a colheita venha? Levantai os vossos olhos e olhai os campos, pois já estão brancos para a colheita. Enviei-vos para a ceifa” (João 4:35-38).

“Jesus disse aos discípulos: A seara é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai ao Senhor da seara que mande obreiros para a Sua seara” (Mateus 9:37Lucas 10:2).

Nessas passagens e também em Isaías 16:9 e Jeremias 5:17, 8:20, pela “seara” é significada a Igreja quanto à Divina Verdade.

[3] Mas todas as coisas contidas nos versículos deste capítulo e também nos dois capítulos que se seguem foram preditas pelo Senhor na parábola sobre o Semeador e a colheita da seara. Como essa parábola ensina e ilustra a significação de tais coisas, ela ser á transcrita aqui.

Jesus disse: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeava a boa semente no seu campo, mas veio o inimigo e semeou joio; quando germinou a erva, apareceu também o joio. Os servos, disseram: Queres que o colhamos? Ele, porém, disse: Não, porque talvez colhendo o joio arrancareis o trigo ao mesmo tempo: deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Colhei primeiramente o joio e atai-o em feixes para queimá-lo, mas ajuntai o trigo no Meu celeiro. E os discípulos aproximaram-se de Jesus, dizendo: Explica-nos a parábola. Jesus disse: Quem semeia a boa semente é o Filho do Homem (ou o Senhor); o campo é o mundo (a Igreja); a semente são os filhos do reino (as verdades da Igreja); o joio são os filhos do mal (as falsidades do inferno); o inimigo que a semeia é o diabo; a colheita é a consumação do século (o fim da Igreja); os ceifeiros são os anjos (as Divinas Verdades). Do mesmo modo que é colhido o joio e queimado no fogo, assim sucederá na consumação do século (no fim da Igreja). (Mateus 13:24-30, 36-43).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987