The Bible

 

Jeremias 49:5

Study

       

5 Eis que farei vir sobre ti pavor, diz o Senhor Deus dos exércitos, de todos os que estão ao redor de ti; e sereis lançados fora, cada um para diante, e ninguém recolherá o desgarrado.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1228

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1228. Que 'Elam' signifique a fé oriunda da caridade vê-se pela essência da igreja interna. A igreja interna é a que tem a caridade como principal e por esta pensa e age. A primeira prole da caridade é a fé, pois a fé vem daí e não de outra parte. Que 'Elam' seja a fé da caridade, ou a fé mesma, que constitui a igreja interna, vê-se também em Jeremias:

"Houve uma palavra de Jehovah a Jeremias, a respeito de Elam: Eis que Eu quebro o arco de Elam, o princípio de seu poder, e trarei a Elam quatro ventos dos quatro confins dos céus, e dispersá-los-ei a todos esses ventos; e não haverá nação para a qual não venham dos expulsos de Elam. E consternarei Elam diante de seus adversários, e diante dos que buscam a alma dele, e trarei sobre eles o mal, a inflamação de Minha ira, e enviarei após eles a espada até que Eu os consuma. E porei Meu trono em Elam, e destruirei dali o rei e o príncipe; e acontecerá, na posteridade dos dias, que reconduzirei o cativeiro de Elam" (Jeremias 49:34-39).

[2] Aí, por 'Elam' se entende a fé, ou, o que é o mesmo, a igreja interna que se tornou pervertida e corrompida, e, depois, da mesma igreja restaurada, como é o caso muitas vezes na Palavra a respeito de Judah, Israel e Jacob, pelos quais são significadas igrejas; por 'Judah', a igreja celeste; por 'Israel', a igreja espiritual; por 'Jacob', a igreja externa; dessas igrejas, que se tornaram semelhantemente pervertidas, se diz que seria dispersas e, depois de terem sido dispersas pelos adversários, seriam reunidas e trazidas de volta do cativeiro, pelo que se entende a criação de uma nova igreja. Assim, a respeito de 'Elam' aqui, ou a igreja interna, pervertida e corrompida, se diz que 'seria dispersa' e, depois, que seria 'reconduzia'; também, que 'Jehovah poria Seu trono em Elam', isto é, na igreja interna ou nos internos da igreja, os quais não são outras coisas senão as que pertencem à fé da caridade.

[3] Em Isaías:

"Peso do deserto do mar: Do deserto vem, e de uma terra terrível. Uma visão dura me foi anunciada, esse pérfido que age perfidamente, e esse devastador que devasta. Sobe, Elam, sitia Madai; farei cessar todo o seu gemido" (Isaías 21:1-2), onde se trata da devastação da igreja por Babel; 'Elam', aí, é a igreja interna, 'Madai' é a igreja externa ou o culto externo no qual há o interno. Que 'Madai' seja tal igreja ou tal culto vê-se acima, no vers. 2 desse capítulo, onde Madai é chamado 'filho de Japheth'.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém