The Bible

 

Oséias 9:1

Study

       

1 Não te alegres, ó Israel, não exultes como os povos; pois te prostituíste, apartando-te do teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #273

Study this Passage

  
/ 10837  
  

273. Que "espinho e cardo" signifiquem maldição e devastação, vê-se pelo fato de a colheita e árvore de fruto significarem coisas opostas, que são as bênçãos e as multiplicações. Que o espinho, o cardo, a silva [sentis], a sarça [vepris] e a urtiga signifiquem tais coisas, vê-se pela Palavra, como em Oséias:

"Eis que eles se foram por causa da devastação; o Egito os congregará, Moph [Mênfis] os sepultará, o desejável de sua prata; urtiga os herdará; silva haverá em suas tendas" (Oséias 9:6);

onde "Egito e Moph [Mênfis]" são aqueles que por si mesmos e por seus conhecimentos querem instruir-se sobre as coisas Divinas.

No mesmo profeta:

"Serão destruídos os lugares altos de Aven, pecado de Israel; o espinho e o cardo subirão sobre seus altares" (Oséias 10:8), onde "os lugares altos de Aven" são o amor de si, "espinho e cardo sobre os altares" é a profanação.

Em Isaías:

"Batem nos peitos por causa dos campos do desejo, por causa da vide frutuosa; no humo do Meu povo cresce o espinho dos silvados" (Isaías 32:12-13).

E em Ezequiel:

"Não haverá mais na casa de Israel a silva que pique, nem espinho que causa dor, de todos os seus arredores" (Ezequiel 28:24).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

The Bible

 

Isaías 1:23

Study

       

23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.