The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #14

Study this Passage

  
/ 65  
  

14. O Senhor veio ao mundo para repor na ordem todas as coisas nos céus e, daí, nas terras, e fez isto por meio de lutas contra os infernos, que então infestavam todo homem que nascia no mundo e saía do mundo. Por esse ato Ele Se fez Justiça e salvou os homens, os quais, sem isso, não poderiam ser salvos. Isto foi predito em muitas passagens nos Profetas, das quais serão trazidas algumas.

[2] Em Isaías:

"Quem é Este que vem de Edom, de Bozra, com as vestes salpicadas? Este, honroso em Sua vestimenta, que avança na multidão de Sua força? Eu, que falo em justiça, grande para salvar. Por isso estás vermelho quanto às Tuas vestes, e Tuas vestes como as do que pisa no lagar. Sozinho Eu pisei no lagar, e, do povo, nenhum varão comigo. Por causa disso pisei-os na Minha ira, e os espezinhei na Minha inflamação. Donde a vitória sobre eles espargiu as Minhas vestes... Porque o dia da vingança está em Meu coração, e o ano dos Meus redentoresix chegou. Meu braço Me trouxe salvação; fiz descer em terra a sua vitória. Disse: Eis, eles são Meu povo, filhos... Assim Se fez Salvador para eles. ... Por Seu amor e por Sua clemência Ele os redimiu" (Isaías 63:1-9).

Essas palavras tratam dos combates do Senhor contra os infernos. Pela "veste" que era vermelha e na qual estava honroso se entende a Palavra, à qual o povo judeu fez violência. O combate mesmo contra os infernos e a vitória sobre eles se descrevem por esta expressão: "que os pisou na Sua ira, e os espezinhou na Sua inflamação." Que o Senhor tenha combatido sozinho, por Seu próprio poder, descreve-se por estas palavras: "Do povo, nenhum varão comigo; Meu braço Me trouxe a salvação; fiz descer à terra a sua vitória." Que, por esse meio, Ele os tenha salvado e redimido, descreve-se por estas palavras: "Assim tornou-Se para eles Salvador. Por Seu amor e por sua clemência Ele os redimiu." Que esta tenha sido a causa do Seu advento, descreve-se por estas palavras: "O dia da vingança está em meu coração e o ano dos Meus redentoresx chegou."

[3] Em Isaías:

"Viu que ninguém havia, e admirou[-Se] de que não houvesse quem intercedesse, pelo que Seu braço Lhe trouxe salvação, e a Sua justiça O ergueu; assim vestiu a justiça como couraça, e o capacete da salvação sobre a Sua cabeça, e vestiu as vestes da vingança, e como manto teceu [para] Si o zelo; ... então veio a Sião o Redentor" (Isaías 59:16-17, 20).

Estas palavras também tratam dos combates do Senhor contra os infernos, quando estava no mundo. Que, por Seu próprio poder, tenha combatido contra eles, entende-se por estas palavras: "Viu que ninguém havia, pelo que Seu braço Lhe trouxe salvação." Que, assim, Se tenha feito justiça, por estas: "Sua justiça O ergueu; assim vestiu a justiça como couraça." Que dessa maneira os tenha redimido, por estas: "então veio a Sião o Redentor."

[4] Em Jeremias:

"Eles ficaram consternados... os fortes deles foram contundidos... em fuga fugiram, nem olharam para trás. ...Esse dia é para o Senhor Jehovah Zebaoth dia de vingança, para fazer vingança aos Seus adversários, e para que a espada devore, e fique saciada" (Jeremias 46:5, 10).

O combate do Senhor contra os infernos e a vitória sobre eles são descritos aqui pelas expressões "ficaram consternados", "os fortes deles, contundidos, em fuga fugiram, e não olharam para trás." Os "fortes deles" e os "adversários" são os infernos, porque todos lá têm ódio ao Senhor. Por causa disso, o Seu advento ao mundo é entendido por estas palavras: "Esse dia é para o Senhor Jehovah Zebaoth dia de vingança, para fazer vingança aos seus adversários."

[5] Em Jeremias:

"Caem os jovens nas praças, e todos os varões de guerra serão cortados naquele dia" (Jeremias 49:26).

Em Joel:

"Jehovah proferiu uma palavra... perante Seu exército; ... Grande dia de Jehovah, muito terrível. Quem o suportará?" (Joel 2:11).

Em Sofonias:

"No dia do sacrifício de Jehovah visitarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os vestidos de trajes estrangeiros naquele dia, dia de angústia... dia de trombeta e de clangor" (Sofonias 1:8, 15-16).

Em Zacarias:

"Jehovah sairá e combaterá contra as nações... como o dia em que Ele combater no dia da batalha... Estarão os Seus pés, naquele dia, sobre o Monte das Oliveiras, que está perante as faces de Jerusalém. ... Então fugireis nos vales dos Meus montes. ...Naquele dia não haverá luz e esplendor. ... Jehovah, porém, será por Rei sobre toda a terra; naquele dia, Jehovah será Um, e o Seu nome, Um" (Zacarias 14:3-6, 9).

Nessas passagens também se tratam dos combates do Senhor. Por "Seu dia" se entende o Seu advento; o "Monte das Oliveiras, que está perante as faces de Jerusalém" era onde o Senhor costumava ficar (veja-se em Marcos 13:3; Marcos 14:26; Lucas 21:37; Lucas 22:39; João 8:1; e em outros lugares).

[6] Em David:

"Cercaram-Me cordas da morte... cordas do inferno Me cercaram, afrontaram-Me laços da morte; ... por isso enviou dardos... e muitos raios, e os perturbou. Perseguirei Meus adversários e os encerrarei, não retornarei até que os tenha consumido... Feri-los-ei, para que não possam se levantar. ... Cinges-Me de força para a guerra e darás... os adversários; em fuga os esmiuçarei como pó diante das faces do vento, como lama das praças os reduzirei" (Salmos 18:5, 14, 37-40, 42).

"Cordas" e "laços da morte" que cercaram e afrontaram significam as tentações; visto que elas vêm do inferno, são também chamadas "cordas do inferno." Essas frases e as restantes em todo esse salmo tratam dos combates e das vitórias do Senhor, pelo que também se diz:

"Pões-Me por cabeça das nações; povos que Eu não conhecera Me servirão" (vers. 44-45).

[7] Em David:

"Cinge... tua espada sobre a coxa, ó Poderoso;... tuas flechas agudas, os povos caem sob Ti, do coração dos adversários do Rei. Teu trono ... para sempre e eternamente;... amas a justiça, pelo que Deus Te ungiu" (Salmos 45:3, 5-7);

Essas coisas também se referem aos combates contra os infernos e à subjugação deles, pois em todo o salmo se trata do Senhor, isto é, de Seus combates, de Sua glorificação e da salvação dos fiéis por Ele. Em David:

"Um fogo irá diante d'Ele... inflamará os Seus adversários em redor; ... a terra verá e temerá; os montes derreterão como cera... diante do Senhor de toda a terra. Os céus anunciarão a Sua justiça, e todos os povos verão a Sua glória" (Salmos 97:3-6).

Igualmente, neste Salmo se trata do Senhor e de assuntos semelhantes.

[8] Em David:

"Dito de Jehovah ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés; ...dominar no meio dos teus inimigos. ...O Senhor à Tua direita feriu os reis no dia de Sua ira;... encheu de cadáveres, feriu o cabeça sobre muita terra" (Salmos 110:1-2, 5-6).

Que essas palavras sejam pronunciadas a respeito do Senhor, é evidente por Suas próprias palavras em Mateus 22:44; Marcos 12:36 e Lucas 20:42. Por "sentar-se à mão direita" é significada a Onipotência; pelos "inimigos" são significados os infernos; pelos "reis", os que ali estão nas falsidades do mal; "pô-los por escabelo", "feri-los no dia da ira, encher de cadáveres", significa destruir o poder deles; e "ferir o cabeça sobre muita terra" significa destruí-los a todos.

[9] Visto que o Senhor, só, venceu os infernos, sem ajuda de anjo algum, por isso é chamado: "Herói" e "Varão de guerras" (Isaías 42:13); "Rei da glória", "Jehovah forte", "Herói de guerra" (Salmos 24:8); "Forte de Jacob" (Salmos 132:2); e, em muitas passagens, "Jehovah Zebaoth", isto é, Jehovah dos exércitos da guerra. E o Seu advento é também chamado "Dia terrível de Jehovah", "cruel", "de indignação", "de inflamação", "de ira", "de vingança", "de destruição", "de guerra", "de clangor de trombetas", "de tumulto", como se pode ver pelas passagens referidas acima.

[10] Visto que o Juízo Final foi efetuado pelo Senhor, quando veio ao mundo, por meio de combates contra os infernos e pela subjugação deles, por isso em muitas passagens se trata do juízo que Ele deveria fazer, como em David:

Jehovah "veio para julgar a terra; julgará o mundo em justiça, e os povos em verdade" (Salmos 96:13),

Assim como em outros lugares. Essas citações vêm da Palavra profética.

[11] Na Palavra histórica, porém, coisas semelhantes foram representadas pelas guerras dos filhos de Israel contra várias nações, pois que na Palavra, tanto na parte profética quanto na histórica, tudo o que se acha escrito, foi escrito a respeito do Senhor; daí é que a Palavra é Divina. Nos rituais da Igreja Israelita, como nos holocaustos e sacrifícios, depois nos sabbath e nas suas festas, e no sacerdócio de Arão e dos levitas, estão contidos muitos arcanos da glorificação do Senhor; da mesma forma que nos livros restantes, em Moisés, que se chamam "leis", "juízos" e "estatutos", o que também se entende pelas palavras do Senhor aos discípulos:

Que "convinha a Ele cumprir todas as coisas que foram escritas a Seu respeito na Lei de Moisés" (Lucas 24:44),

E também aos judeus:

Que "Moisés tinha escrito a respeito d'Ele" (João 5:46).

[12] Por aí se pode agora ver que o Senhor veio ao mundo para subjugar os infernos e glorificar Seu Humano, e que a paixão da cruz foi o último combate, pelo qual Ele venceu plenamente os infernos e plenamente glorificou o Humano. Mas muitas coisas sobre esse assunto serão vistas na obra seguinte, Da Escritura Santa, onde serão reunidas todas as passagens da Palavra profética que tratam dos combates do Senhor contra os infernos e das vitórias sobre eles, ou, o que é o mesmo, que tratam do juízo final feito por Ele, quando estava no mundo. Depois, as que tratam da paixão e da glorificação de Seu Humano, que são tantas que, se fossem referidas, encheriam páginas.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

The Bible

 

Jeremias 16:5

Study

       

5 Pois assim diz o Senhor: Não entres na casa que está de luto, nem vás a lamentá-los, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.