The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #896

Study this Passage

  
/ 962  
  

896. (VERSÍCULO 10) E LEVOU-ME EM ESPÍRITO A UMA GRANDE E ELEVADA MONTANHA, E MOSTROU-ME A GRANDE CIDADE, A SANTA JERUSALÉM, DESCENDO DE DEUS PELO CÉU significa João transportado ao terceiro céu, e sua vista aberta lá, diante de quem foi manifestada a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina, na forma de uma cidade. Por “levou-me em espírito a uma grande e elevada montanha” é significado que João foi transportado ao terceiro céu onde se acham aqueles que estão no amor proveniente do Senhor e, por Ele, na doutrina da verdade genuína; “grande” se diz do bem do amor e “elevada” se diz das verdades. Que por “levado a uma montanha” é significado (ser transportado) ao terceiro céu, é porque se diz “em espírito”. E quem está em espírito está, quanto à mente e quanto à vista da mente, no mundo espiritual, onde os anjos do terceiro céu habitam sobre montanhas, os anjos do segundo céu sobre colinas, e os anjos do último céu em vales entre colinas e montanhas. Por isso, quando alguém é levado em espírito a uma montanha, isso significa (ser transportado) ao terceiro céu. Esse transporte é feito em um momento, porque se realiza por uma mudança de estado da mente. Por “mostrou-me” é significada a vista então aberta e a manifestação.

Pela “grande cidade, a santa Jerusalém, descendo de Deus pelo céu” é significada a Nova Igreja do Senhor, como nos n. 879, 880, onde é explicada a razão por que ela se diz “santa” e é dito “descendo de Deus pelo céu”. Que ela foi vista em forma de cidade é porque “a cidade” significa a doutrina (n. 194, 712) e a Igreja é

Igreja pela doutrina e pela vida segundo a doutrina. Ela também foi vista como cidade, para que fosse descrita quanto a toda sua qualidade, e isto é descrito por sua muralha, suas portas, seus fundamentos e por diversas medidas. Semelhantemente, a Igreja é descrita em Ezequiel, onde também é dito:

“Nas visões de Deus, o profeta foi levado a uma montanha muito alta e viu do lado sul uma cidade, que um anjo também media quanto à muralha e às portas e quanto à largura e à altura” (40:2 e seguintes).

Coisa semelhante é entendida pelas seguintes palavras em Zacarias:

“Perguntei ao anjo: Aonde vais? Ele disse: Medir Jerusalém, para que possa ver quanto à sua largura e quanto ao seu comprimento” (2:2).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987