The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #880

Study this Passage

  
/ 962  
  

880. Que por “Jerusalém'’, na Palavra, se entende a Igreja é porque lá na terra de Canaã, e não em outra parte, estava o Templo, estava o Altar, faziam-se os sacrifícios, e o próprio culto Divino. Por isso, lá também eram celebradas três festas por ano e cada varão da terra tinha ordem de a elas assistir. Daí vem que por “Jerusalém” é significada a Igreja quanto ao culto e, por conseguinte, também a Igreja quanto à doutrina, pois o culto est á prescrito na doutrina e se faz segundo a doutrina. Também porque o Senhor esteve em Jerusalém, ensinou em seu templo e depois ali glorificou o Seu Humano. Que por “Jerusalém” se entende a Igreja quanto à doutrina e, consequentemente, quanto ao culto, é evidente por um grande número de passagens na Palavra. Sirvam como exemplo:

“Por causa de Sião não me calarei, e por causa de Jerusalém não descansarei, até que saia com esplendor a sua justiça e que arda como uma lâmpada a sua salvação. Então as nações verão a tua justiça e todos os reis verão a tua glória. E serás chamada por um novo nome, que a boca de Jehovah enunciará; e serás uma coroa de ornato na mão de teu Deus. Jehovah Se agradará em ti e tua terra ser á casada. Eis tua salvação virá, eis Sua recompensa com Ele. E eles serão chamados o povo de santidade, os remidos de Jehovah; e tu serás chamada a cidade procurada, não deserta” (Isaías 62:1-4, 11, 12).

[2] Em todo esse capítulo (de Isaías), trata-se da vinda do Senhor e da Nova Igreja a ser instaurada por Ele. É essa Nova Igreja que se entende por “Jerusalém”, que será chamada por um novo nome que a boca de Jehovah enunciará e que será uma coroa de ornato na mão de Jehovah e um diadema de realeza na mão de Deus; dela Se agradará Jehovah e será chamada cidade procurada, e não abandonada.

Por essas palavras não pode ser entendida a Jerusalém em que estavam os judeus, quando o Senhor veio ao mundo, porque era (então) o contrário de tudo isso. Antes devia ser chamada Sodoma, como efetivamente é chamada (nas passagens): Apocalipse 11:8Isaías 3:9, Jeremias 23:14, Ezequiel 16:46, 48.

[3] Lê-se em outro lugar, em Isaías:

“Eis, Eu crio um novo céu e uma nova terra; não se lembrarão das coisas passadas. Alegrai-vos e exultai na eternidade no que Eu crio.

Eis que Eu crio para Jerusalém exultação e para seu povo alegria, para que Eu exulte sobre Jerusalém e Me alegre sobre o Meu povo.

Então o lobo e o cordeiro pastarão juntos; não se fará o mal em toda a montanha de Minha santidade” (Isaías 65:17-19, 25).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele, a qual não foi instaurada entre os que estavam em Jerusalém, mas entre aqueles que estavam fora de Jerusalém. Esta Igreja (instaurada entre aqueles que estavam fora de Jerusalém) é que se entende por “Jerusalém” que será exultação para o Senhor e eujo povo será alegria para Ele; e onde “o lobo e o cordeiro pastarão juntos” e onde “não se fará o mai.” Aqui também se diz, do mesmo modo que no Apocalipse, que o Senhor “vai criar um novo céu e uma nova terra” e também “vai criar Jerusalém”, expressões pelas quais são significadas as mesmas coisas.

[4] Ainda em outra passagem, em Isaías:

“Desperta, desperta, reveste-te de tua força, ó Sião; veste as tuas vestimentas de ornato, ó Jerusalém, cidade santa, pois doravante não virão mais a ti o incircunciso e o imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, assenta-te, ó Jerusalém. O povo conhecerá Meu Nome nesse dia, pois Eu sou Aquele Que diz: Eis-Me aqui; Jehovah consolou o Seu povo, resgatou Jerusalém” (52:1, 2, 6, 9).

Nesse capítulo também se trata da vinda do Senhor e da Igreja a ser instaurada por Ele. É por isso que por “Jerusalém” a que “não virão mais o incircunciso e o imundo”, e que foi “resgatada pelo Senhor”, se entende a Igreja; e, por “Jerusalém, cidade santa” se entende a Igreja quanto à doutrina procedente do Senhor e referente ao Senhor.

[5] Em Sofonias:

“Regozija-te, ó filha de Sião; alegra-te de todo o coração, ó filha de Jerusalém; o rei de Israel está no meio de ti; não mais temas o mal. Ele Se deleitará em ti com alegria; Ele descansará no teu amor;

Ele exultará sobre ti com júbilo. Eu vos darei renome e louvor entre todos os povos da terra” (Sofonias 3:14-17, 20).

Semelhantemente, trata-se, nesta passagem, do Senhor e da Igreja procedente d'Ele, sobre a qual “o rei de Israel”, que é o Senhor, “se deleitará com alegria e exultará com júbilo”, e em cujo amor “Ele repousará”. Ele dará a eles (da Igreja) “renome e louvor entre todos os povos da terra”.

[6] Em Isaías:

“Assim disse Jehovah, o teu Redentor e o teu Formador, dizendo de Jerusalém: Tu serás habitada; e dizendo das cidades de Judá: Sereis reconstruídas” (Isaías 44:24, 26).

E em Daniel:

“Sabe e percebe que desde a saída da Palavra até que seja restabelecida e edificada Jerusalém, até ao Messias, ao Príncipe, sete semanas”. (Daniel 9:25).

Que também aqui por “Jerusalém” se entende a Igreja é evidente, uma vez que estava sendo restabelecida e edificada pelo Senhor, e não a Jerusalém sede dos judeus.

[7] Por “Jerusalém” também é entendida a. Igreja procedente do Senhor nas seguintes .passagens:

“Ássim disse Jehovah: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém: daí Jerusalém será chamada cidade da verdade e a montanha de Jehovah Zebaoth será chamada montanha da santidade” (Zacarias 8:3, 20-23).

“Então conhecereis que Eu (sou) Jehovah, o vosso Deus, habitando em Sião, a montanha da santidade, e Jerusalém será santidade: e sucederá, naquele dia, as montanhas destilarão mosto e as colinas manarão leite e Jerusalém se sentará de geração em geração” (Joel 3:17, 18, 20) .

“Naquele dia, o renovo de Jehovah será de beleza e glória e suceder á que será chamado santo o deixado em Sião e o remanescente em Jerusalém; todo o que foi escrito para a vida em Jerusalém” (Isaías 4:2, 3).

“Na extremidade dos dias, acontecerá que a montanha da casa de Jehovah será estabelecida como cabeça das montanhas, porque de Sião sairá a, doutrina e de Jerusalém sairá a Palavra de Jehovah; a ti virá o primeiro reino, o reino da filha de Jerusalém” (Miquéias 4:1, 2, 8).

“Naquele tempo, chamarão Jerusalém o trono de Jehovah e se reunirão todas as nações em Jerusalém por causa do Nome de Jehovah, e não mais irão atrás de confirmação de seu mau coração” (Jeremias 3:17).

Em Isaías:

“Olha para Sião, a cidade de nossa festa solene; os teus olhos verão Jerusalém, a habitação tranquila, um tabernáculo que não ser á deslocado; os seus esteios não serão removidos para sempre, e todas as suas cordas não serão rebentadas” (33:20).

(Além disso, também em outros lugares, como em Isaías 24:23; 37:32; 66:10-14, Zacarias 12:3, 6, 8-10; 14:8, 11, 12, 21

Malaquias 3:2, 4, Salmo 122:1-7Salmo 137:5-7).

[8] Que por “Jerusalém”, nessas passagens, é entendida a Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor, e não a Jerusalém na terra de Canaã habitada pelos judeus, pode ser visto também pelas passagens da Palavra, onde é dito desta última que ela está inteiramente perdida e que será destruída, como em Jeremias 5:1; 6:6, 7; 7:17, 18 e seguintes — 8:6-8 e seguintes — 9:10, 11, 13 e seguintes — 13:9, 10, 14; 14:16, Lamentações 1:8, 9, 17, Ezequiel 4:1

até o fim — 5:9 até o fim — 12:18, 19; 15:6-8; 16;

1-63; 23:1-49, Mateus 23:37, 38Lucas 19:41-44; 21:20-22; 23:28-30 e em muitos outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #904

Study this Passage

  
/ 962  
  

904. (VERSÍCULO 15) E AQUELE QUE FALAVA COMIGO TINHA UMA CANA DE OURO PARA MEDIR A CIDADE, E AS SUAS PORTAS, E A SUA MURALHA significa que pelo Senhor é dada àqueles que estão no bem do amor a faculdade de compreender e saber qual é a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina e às suas verdades introdutórias e quanto à Palavra de que procedem. “E Aquele que falava comigo” significa o Senhor falando do céu, porque o anjo era um dos sete anjos que tinham as sete taças, de que se fala no versículo 9, pelo qual é entendido o Senhor falando do céu (n. 895).

Pela “cana de ouro” é significado o poder ou a faculdade segundo o bem do amor; pela “cana” o poder ou a faculdade (n. 485) e pelo “ouro” o bem do amor (n. 211, 726). Por “medir” é significado conhecer a qualidade da coisa, assim compreender e saber (n. 486).

Pela “cidade”, que era a Santa Jerusalém, é significada a Igreja quanto à doutrina (n. 879, 880).

Pelas “portas” são significados os conhecimentos da verdade e do bem derivados do sentido da letra na Palavra, os quais, em virtude da vida espiritual neles, são verdades e bens (n. 899).

Pela “muralha” é significada a Palavra no sentido da letra, de onde eles são derivados (n. 398). Em face dessas considerações, é evidente que por “Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e a sua muralha” é significado que o Senhor dá aos que estão no bem do amor a faculdade de compreender e de saber qual é a Nova Igreja do Senhor quanto à doutrina e às suas verdades introdutórias e quanto à Palavra de que procedem.

[2] Que estas coisas são significadas não se pode absolutamente ver no sentido da letra, porque nele se vê somente que o anjo que falava com João tinha uma cana de ouro para medir a cidade, as portas e a muralha. Mas que há outro sentido, que é espiritual nessas palavras, é claramente manifesto pelo fato He que pela “cidade de Jerusalém” não é entendida qualquer cidade, mas uma Igreja; portanto, todas as coisas que se dizem de Jerusalém como uma cidade significam as coisas que pertencem à Igreja e todas as coisas da Igreja são em si mesmas espirituais. Tal sentido espiritual também está nas coisas que se dizem no capítulo 11, onde se encontram estas palavras;

“Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara e o anjo apresentou-se, dizendo: Levanta-te e mede o templo de Deus e o altar e os adoradores nele” (Apocalipse 11:1).

Há também um sentido espiritual em todas as coisas que “o aujo mediu com uma cana”, mencionadas em Ezequiel, capítulos 40-48. E também nesta passagem em Zacarias:

“Ergui os meus olhos e vi, e eis um varão em cuja mão (estava) um cordel de medir. Então perguntei: Onde vais? E ele disse-me: Medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual é o seu comprimento” (2:1, 2).

Ainda mais, há tal sentido espiritual em todas as coisas do Tabernáculo e em todas as coisas do Templo de Jerusalém, dos quais lemos as medidas, bem como nas próprias medidas. Contudo, nada disso pode ser visto no sentido da letra.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987