The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #351

Study this Passage

  
/ 962  
  

351. DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS significa a sabedoria proveniente do amor celeste naqueles que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor. “Rubem” significa, no sentido supremo, a onisciência; no sentido espiritual, significa a sabedoria, a inteligência e a ciência e, ainda, a fé; no sentido natural, significa a vista. Aqui, porém, “Rubem” significa a sabedoria, porque ele vem depois de Judá, por quem é significado o amor celeste, e o amor celeste, produz a sabedoria. Com efeito, não há amor sem a sua consorte, que é a ciência, ou a inteligência, ou a sabedoria. A companheira do amor natural é a ciência, a do amor espiritual , é a inteligência e a do amor celestial é a sabedoria.

[2] “Rubem” significa todas elas, porque seu nome vem de “vista”, e a vista espiritual-natural é a ciência, a vista espiritual é a inteligência e a vista celestial a sabedoria. “Rubem” também era o primogénito de Jacob, e é por isso que Israel o chamou de “seu vigor, o começo de sua força, excelente em eminência e excelente em valor” (Gênesis 49:3). Tal é também a sabedoria proveniente do amor celeste. Como Rubem, por causa de sua primogenitura, significava e, por conseguinte, representava sabedoria do homem da Igreja, é por isso que “ele exortou seus irmãos a que não matassem José e se afligiu quando José não foi encontrado na cova” (Gênesis 37:21, 22, 29). Pela mesma razão, “sua tribo acampava no sul e (os acampamentos do sul) eram chamados o acampamento de Rubem” (Números 2:10-16). O “sul” também significa a sabedoria proveniente do amor. Por isso, aqueles que estão nessa sabedoria habitam na parte sul do céu (vejam-se os números 148-150 do livro CÉU E INFERNO). Esta sabedoria é significada por “Rubem” no profético de Débora e Baraque, nestes termos:

“Nos grupos de Rubem há grandes resoluções de coração.

Por que te assentas, Issacar, no meio dos fardos, para ouvir o silvo das tropas? Nos grupos de Rubem, onde há grandes pesquisas de coração” (Juízes 5:15, 16).

“Os grupos de Rubem” são os conhecimetnos de todo o gênero, os quais pertencem à sabedoria.

[3] Como todas as tribos significam também os opostos, assim também a tribo de Rubem; no sentido oposto, ela significa a sabedoria separada do amor e também, por conseguinte, a fé separada da caridade. Por isso, Rubem “foi amaldiçoado por Israel, seu pai” (Génesis 49:3, 4) e, por isso, “ele foi privado de seu direito de primogenitura” (I Crónicas 5:1). Ver, a respeito, o número 17. É por isso, também, que “lhe foi dada uma herança além do Jordão e não na terra de Canaã, tendo os filhos de José (Efraim e Manassés) sido reconhecidos em lugar de Rubem e Simeão” (Gênesis 48:5). Contudo, ele reteve a representação e, por conseguinte, a significação de sabedoria.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987