The Bible

 

Ezequiel 40:42

Study

       

42 E havia para o holocausto quatro mesas de pedras lavradas, sendo o comprimento de um côvado e meio, a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado; e sobre elas se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto e o sacrifício.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #192

Study this Passage

  
/ 962  
  

192. E PARA FORA NUNCA SAIRÁ significa que eles ficarão nela eternamente. Compreende-se isso sem necessidade de explicação.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #173

Study this Passage

  
/ 962  
  

173. ESTAS COISAS DIZ O SANTO VERDADEIRO significa o Senhor quanto à Divina Verdade. Que é o Senhor é evidente. O “Santo Verdadeiro” é o Senhor quanto à Divina Verdade, porque o Senhor é chamado “Santo” segundo a Sua Divina Verdade e “Justo” segundo o Seu Divino Bem; daí é que o Seu Divino Procedente, que é a Divina Verdade, é chamado “Espírito Santo"; e o Espírito Santo aqui é “o Santo Verdadeiro”.

[2] Na Palavra, muitas vezes se diz o “Santo” e, onde quer que ocorra, sempre a respeito da verdade. E, como toda a verdade, que em si é a verdade, vem do bem e do Senhor, essa verdade é chamada “o Santo”, enquanto o bem de onde ela vem é chamado “o Justo”. Daí é que os anjos, que estão nas verdades da sabedoria, e são chamados espirituais, são ditos “santos”, e os anjos que estão no bem do amor, e são chamados celestiais, são ditos “justos"; o mesmo se d á com os homens na Igreja. É daí também que os profetas e os apóstolos são ditos “santos”, pois por “profetas” e por “apóstolos” são significadas as verdades da doutrina da Igreja. É, ainda, daí que a Palavra é dita Santa, porque a Palavra é a Divina Verdade. Também na arca, no tabernáculo, a Lei foi chamada o Santo dos Santos e também santuário. É ainda por isso que Jerusalém foi chamada santa, porque “Jerusalém” significa a Igreja que está nas Divinas Verdades. É

também por isso que o altar, o tabernáculo, as vestimentas de Aharão e de seus filhos eram ditos santos depois que foram ungidos com

óleo, porque o óleo significa o bem do amor e este bem santifica, e tudo o que é santificado se refere à verdade.

[3] Que o Senhor é o Único Santo, porque Ele é a Divina Verdade Mesma, vê-se nas seguintes passagens:

“Quem não glorificará o Teu Nome, Senhor, que és o Único Santo?” (Apocalipse 15:4)

“O Santo de Israel é o teu Redentor. Ele é chamado o Deus de toda a terra” (Isaías 54:5)

“Assim disse Jehovah, o Redentor de Israel, o Santo seu” (Isaías 49,7)

“Quanto ao Redentor nosso, Jehovah Zabaoth é o Seu Nome, o Santo de Israel” (Isaías 47:4)

“Disse Jehovah, o vosso Redentor, o Santo de Israel” (Isaías 43:14)

“Naquele dia, eles se apoiarão em Jehovah; o Santo de Israel, na verdade” (Isaías 10:20), bem como em vários outros lugares:

Isaías 1:4; 5:19, 12:6, 17:7; 29:19, 30:11, 12; 41:16; 45:11, 15; 48:17; 55:5, 60:19; Jeremias 50:29; Daniel 4:13, 23; Salmo 78:41.

Por ser o Senhor o Santo Mesmo, o anjo disse a Maria:

“O Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).

E o Senhor disse de Si Próprio:

“Pai, santifica-os na verdade; Tua Palavra é a verdade; por amor deles santifico a Mim Mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade” (João 17:17, 19).

[4] Sendo assim, é evidente que a verdade que vem do Senhor é a santidade mesma, porque Ele próprio é o Único Santo; o Senhor assim fala a respeito:

“Quando vier o Espírito de Verdade, Ele vos conduzirá em toda a verdade; Ele não falará por Si Próprio; tomará de Mini e anunciará a vós” (João 16:13-15)

“O Consolador, o Espírito Santo, ele vos ensinará todas as coisas” (João 14:26).

Que “o Espírito Santo” seja a vida da sabedoria do Senhor, por conseguinte a Divina Verdade, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR (n. 51). Por estas explicações, pode-se ver que “o Santo Verdadeiro” é o Senhor quanto à Divina Verdade. Que “Santo” se diz da verdade e “Justo” se diz do bem é evidente pelas passagens da Palavra, em que esses vocábulos aparecem. Por exemplo:

“Quem é justo seja justificado ainda; quem é santo seja santificado ainda” (Apocalipse 22:11).

“Justos e verdadeiros são os teus caminhos. Rei dos Santos” (Apocalipse 15:3)

“Para servi-Lo em santidade e justiça” (Lucas 1:75)

“Herodes temia João, sabendo que ele era homem justo e santo” (Marcos 6:20)

“O fino linho são as justiças dos santos” (Apocalipse 19:8).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987