The Bible

 

Ezequiel 36:3

Study

       

3 portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto, sim, porquanto vos assolaram e vos devoraram de todos os lados, para que ficásseis feitos herança do resto das nações, e tendes andado em lábios paroleiros, e chegastes a ser a infâmia do povo;

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #883

Study this Passage

  
/ 962  
  

883. E HABITARÁ COM ELES E ELES SERÃO O SEU POVO E ELE MESMO ESTARÁ COM ELES E SERÁ O SEU DEUS significa a conjunção do Senhor, que é tal que eles estão n'Ele e Ele neles. Por “habitar á com eles” é significada a conjunção do Senhor com eles, como se vai mostrar a seguir. Pela expressão “eles serão o seu povo e Ele Mesmo estará com eles e será o seu Deus” é significado que eles pertencem ao Senhor e o Senhor lhes pertence; e como “habitar com eles” significa a conjunção, (por isso) é significado que eles estarão no Senhor e o Senhor estará neles; a conjunção não se faz de outro modo. Que a conjunção se faz assim, vê-se claramente pelas palavras do Senhor em João:

“Permanecei em Mim e Eu em vós. Eu sou a videira, vós sois os ramos;

quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:4, 5), e em outros lugares;

“Naquele dia, conhecereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós” (João 14:20).

“Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele” (João 6:56).

[2] Que assumindo o Humano, e unindo este ao Divino que estava n’Ele por nascimento e é chamado “o Pai”, o Senhor tenha tido por objetivo a conjunção com os homens, também se vê claramente em João:

“Por eles, Eu santifico a Mim Mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade; para que sejam um como Nós somos um. Eu neles e Tu em Mim” (João 17:19, 21, 22, 26).

Por esta passagem se vê que a conjunção é com o Divino Humano do Senhor e que a conjunção é recíproca e que assim, e não de outro modo, se faz a conjunção com o Divino que é chamado o Pai.

[3] O Senhor também ensina que a conjunção se faz pelas verdades da Palavra e pela vida segundo essas verdades (João 14:20-24; 15:7). É isso, portanto, que se entende por “habitar á com eles e eles serão o Seu povo e Ele Mesmo estará com eles e ser á o seu Deus”. Semelhantemente, em outras passagens, onde se encontram as mesmas palavras: Jeremias 7:23; 11:4; 24:7; 30:22, Ezequiel 11:20; 14:11; 36:28; 37:23, 27, Zacarias 8:8, Êxodo 29:45.

[4] Que por “habitar com eles” é significada a conjunção com eles é porque “habitar” significa a conjunção pelo amor, como se pode ver em muitas passagens da Palavra e também segundo a habitação dos anjos no céu. O céu é dividido em inúmeras sociedades, todas distintas entre si, segundo as diferenças de afeições, que pertencem ao amor em geral e em particular. Cada sociedade constitui uma espécie de afeição e eles (os anjos) lá habitam distintamente, segundo os parentescos e as afinidades daquelas espécies de afeição, habitando em uma casa aqueles que são parentes mais próximos.

Consequentemente, a coabitação, quando se trata de cônjuges, significa, no sentido espiritual, a conjunção pelo amor. Deve saber-se que a conjunção com o Senhor é uma coisa e que Sua presença

éoutra coisa. A conjunção com o Senhor não se efetua senão com aqueles que se dirigem diretamente a Ele; com os restantes há apenas Sua presença.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987