The Bible

 

Ezequiel 36:20

Study

       

20 E, chegando às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome, pois se dizia deles: São estes o povo do Senhor, e tiveram de sair da sua terra.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #477

Study this Passage

  
/ 10837  
  

477. Que o "Homem" seja a Igreja Antiqüíssima, foi visto e mostrado antes muitas vezes. Na verdade, no sentido supremo, só o SENHOR mesmo é o Homem; daí chama-se "Homem" à Igreja celeste, porque ela é a semelhança, e depois à Igreja espiritual, porque ela é a imagem.

Em um sentido geral, porém, chama-se "homem" todo aquele que possui o entendimento humano, porque é pelo entendimento que o homem é homem e um é mais homem do que o outro, se bem que a distinção do homem com o homem devia ser segundo a fé do amor para com o SENHOR.

[2] Que a Igreja Antiqüíssima e toda Igreja verdadeira, e daí os que são da Igreja ou estão no amor e na fé no SENHOR, sejam chamados principalmente "Homem," vê-se pela Palavra, como em Ezequiel:

"Farei multiplicar sobre vós o homem, toda a casa de Israel inteira;... farei multiplicar sobre vós o homem e a besta, para que sejam multiplicados e frutifiquem. E vos farei habitar como em vossas antigüidades, e vos farei bem mais do que em vossos começos; ...farei andar sobre vós o homem, meu povo Israel" (Ezequiel 36:10-12), onde a Igreja Antiqüíssima é significada pelas "antigüidades," as Igrejas Antigas pelos "começos ," a Igreja primitiva ou dos gentios, pela "casa de Israel" e pelo "povo de Israel;" e estas Igrejas são chamadas "Homem." Em Moisés:

"Lembra-te dos dias da eternidade; entende os anos de geração e geração... quando o Altíssimo dava herança às nações, quando separava os filhos do Homem; Ele estabeleceu os termos dos povos conforme o número dos filhos de Israel" (Deuteronômio 32:7-8),

onde a Igreja Antiqüíssima é entendida pelos "dias da eternidade": as Igrejas Antigas, por "geração a geração;" os que estiveram na fé no SENHOR chamam-se "filhos do Homem," e esta fé é o "número dos filhos de Israel." Que o regenerado seja chamado "Homem," vê-se em Jeremias:

"Vi a terra, e eis: um vácuo e uma inanição. E os céus, e não tinham a sua luz. Vi e eis, nenhum homem, E todas as aves dos céus voaram" (Jeremias 4:23, 25).

Onde a "terra" é tomada pelo homem externo; o "céu," pelo interno; o "homem," pelo amor do bem; a "ave dos céus," pelo entendimento do vero.

No mesmo:

"Eis, os dias vêm, e semearei a casa de Israel e a casa de Jehudah com semente de homem e com semente de besta" (Jeremias 31:27).

Onde o "homem" é tomado pelo homem interno, e a "besta" pelo externo.

Em Isaías:

"Afastai-vos do homem em cujo nariz está o fôlego, pois de que valor pode ser?" (Isaías 2:22).

O homem aqui é tomado pelo homem da igreja.

No mesmo:

"Afastará JEHOVAH o homem, e muitas coisas serão deixadas no meio da terra" (Isaías 6:12).

Onde se trata da devastação do homem, para que não haja mais nem bem nem vero.

No mesmo:

"Sejam consumidos os habitantes da terra, e muito pouco do homem será deixado" (Isaías 24:6).

Aqui o homem é tomado pelos que têm a fé.

No mesmo:

"As veredas foram desoladas; cessou o que passa pela vereda; tornou a aliança vã, desprezou as cidades; não estimou o homem; a terra está em luto e definha" (Isaías 33:8-9).

Trata-se do homem, que, na língua hebraica, é Enosh.

No mesmo:

"Farei o homem mais precioso que o ouro puro, e o homem mais que o ouro de Ofir; para isso abalarei o céu, e a terra será sacudida de seu lugar" (Isaías 13:12-13),

onde o homem nomeado primeiro é Enosh, e o nomeado depois é Adam.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém