The Bible

 

Ezequiel 1:6

Study

       

6 cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #613

Study this Passage

  
/ 962  
  

613. TENDO O NOME DE SEU PAI ESCRITO EM SUAS TESTAS significa o reconhecimento do Divino e do Divino Humano do Senhor de acordo com o amor e a fé neles. Pelo “Nome do Pai” se entende o Senhor quanto ao Divino a Quo (de Quem tudo procede), que é chamado o Pai, e, ao mesmo tempo, quanto ao Divino Humano, que é chamado o Filho, pois Eles são um e uma só pessoa, unidos como a alma e o corpo. Por isso, no céu, por “Deus Pai” não é entendido outro senão o Senhor, e também, no Novo Céu, o Senhor é chamado Pai. Aqui se diz “o Nome do Senhor em suas testas” porque também por “Pai” é entendido o Divino Bem do Divino Amor do Senhor, que, em toda a parte da Palavra dos Evangelistas, é entendido por “o Pai”, quando nomeado pelo Senhor; e a Divina Verdade da Divina Sabedoria é entendida pelo “Filho”. Estes dois foram unidos como a alma ao corpo e o corpo à alma, quando o Senhor glorificou o Seu Humano (vejam-se os números 21, 170); e como eles são um, por isso se diz em outro lugar, “o Nome de Deus e do Cordeiro em suas testas” (Apocalipse 22:4).

Diz-se, dOs de que se trata aqui, que “eles tinham o Nome do Pai escrito em suas testas”, porque pelos “cento e quarenta e quatro mil assinalados das doze tribos de Israel” se entendem os anjos dos céus superiores, que estão todos no bem do amor celeste, e pelo “Pai”, como foi dito, se entende esse bem. Que os anjos, de que se trata aqui, são anjos dos céus superiores, vê-se no que se explica no capítulo 7,

especialmente no n. 369. Por “escrito nas testas” é significado o reconhecimento derivado do amor e da fé neles; por “escrito” ou “inscrito” é significado o reconhecimento neles, e pela “testa” é significado o amor e, por conseguinte, a inteligência ou a fé (n. 347, 605).

[2] Que o Divino que é chamado “Pai” e o Divino Humano que é chamado “Filho” são um como a alma e o corpo e que, consequentemente, seja necessário dirigir-se ao Senhor como Divino Humano, e não de outra forma ao Divino que é chamado Pai, pode-se ver por um tão grande número de passagens na Palavra que, se forem mencionadas, encherão muitas páginas. Essas passagens, em gran de número, foram referidas no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR (n. 29-36, 38-45 e seguintes). Delas, algumas são citadas aqui, para confirmação:

“O anjo disse a Maria: Eis que conceberás no útero e darás à luz um Filho e Seu Nome chamarás Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Mas Maria disse: Como se fará isso, pois não conheço varão? O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra; o Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:30-35).

“Um anjo do Senhor apareceu a José, em sonho, dizendo: Não temas receber Maria, tua noiva, pois o que nela foi gerado é do Espírito Santo. E José não a conheceu até que desse à luz seu filho primogénito” (Mateus 1:20, 25).

“No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus, e a Palavra se fez carne e vimos a Sua glória como a glória do Unigénito do Pai” (João 1:1, 2, 14).

“Os judeus procuravam matar Jesus, porque Ele declarou ser Deus Seu próprio Pai, fazendo-Se igual a Deus. Jesus respondeu: As coisas que o Pai faz, também as faz o Filho. Do mesmo modo que o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica os que quer.

Em verdade vos digo que virá a hora em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão” (João 5:18, 19, 21, 25).

“Como o Pai tem a vida em Si Mesmo, assim deu ao Filho ter a vida em Si Mesmo” (João 5:26).

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim. Se Me conhecesseis, também conheceríeis a Meu Pai e desde agora O tendes conhecido e O tendes visto. Diz-Lhe Filipe: Mostra-nos o Pai. Diz-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai; como dizes, pois, mostra-nos o Pai? Não crês que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim” (João 14:6-11).

“Eu dou a vida eterna às Minhas ovelhas. Eu e o Pai somos um. E os judeus indignaram-se por Ele Mesmo fazer-se Deus. E Ele disse: Faço as obras do Pai. Crede nas obras para que conheçais e creais que o Pai está em Mim e Eu no Pai” (João 10:28-38).

“Quem Me vê, vê Quem Me mandou” (João 12:45).

“Todas as coisas que o Pai tem são Minhas” (João 16:15).

“O Pai deu todas as coisas nas mãos do Filho” (João 13:3). “Pai, deste-Me poder sobre toda a carne; esta é a vida eterna, para que Te conheçam como único Deus e Aquele que mandaste, Jesus Cristo. Tudo o que é Meu é Teu e tudo o que é Teu é Meu” (Joio 17:2, 3, 10).

“Foi-Me dado todo o poder nos céus e nas terras” (Mateus 28:18).

“Tudo o que pedirdes em Meu Nome isto Eu farei” (João 14:13, 14).

“O Espírito de verdade não faiará por Si Mesmo, mas receberá de Mim e vô-lo anunciará” (João 16:13, 14).

“Quem permanece em Mim e Eu nele, esse produz muito fruto, pois sem Mim não podeis fazer coisa alguma” (João 15:5). (Além disso, em outros lugares).

[3] Há, ainda, no Antigo Testamento, muitas passagens, algumas das quais serão também citadas:

“Um Filho nos nasceu, um Filho se nos deu, sobre cujo ombro está o principado; e Seu Nome será Admirável, Conselheiro, Deus, Herói, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

“A virgem conceberá um filho e Seu Nome será Deus conosco” (Isaías 7:14).

“Eis dias virão em que suscitarei a David um renovo justo Que reinará rei, e eis aqui o Seu Nome pelo qual será chamado: Jehovah, nossa justiça” (Jeremias 23:5, 6 e 15, 16). “Então se dirá nesse dia: Eis o Deus nosso que esperamos para que nos livre, Jehovah que esperamos; exultemos e nos alegremos em Sua salvação” (Isaías 25:9).

“Somente em Ti está Deus e não há outro Deus; certamente Tu és um Deus oculto, ó Deus de Israel, Salvador” (Isaías 45:14, 15).

“Não sou Eu Jehovah? E não há mais Deus além de Mim, nem há outro Deus justo e Salvador além de Mim” (Isaías 45:21, 22).

“Eu Jehovah, e não há outro salvador senão Eu” (Isaías 43:11).

“Eu (sou) Jehovah o teu Deus, e Deus além de Mim não reconhecerás, e Salvador não há senão Eu” (Oséias 13:4).

“Tu, Jehovah, és nosso Pai, nosso Redentor desde os séculos é Teu Nome” (Isaías 63:16).

“Assim disse o Rei de Israel e Seu Redentor Jehovah Zebaoth: Eu sou o Primeiro e o Último a além de Mim não há Deus” (Isaías 44:6).

“Assim disse Jehovah, teu Redentor: Eu sou Jehovah, Que faço todas as coisas e só por Mim Mesmo” (Isaías 44:24). “Assim disse Jehovah, teu Redentor, o Santo de Israel: Eu Jehovah, o teu Deus” (Isaías 48:17).

“Jehovah, minha rocha e meu Redentor” (Salmo 19:14).

“Seu Redentor é forte; Jehovah Zebaoth é Seu Nome” (Jeremias 50:34).

“Jehovah Zebaoth é Seu Nome e teu Redentor o Santo de Israel, Que será chamado o Deus de toda a terra” (Isaías 54:5). “Para que toda carne saiba que Eu (sou) Jehovah, teu Salvador e teu Redentor, o forte de Jacob” (Isaías 49:26, 60:16). “Quanto ao nosso Redentor, Jehovah Zebaoth é o Seu Nome” (Isaías 47:4).

“Assim disse o vosso Redentor Jehovah” (Isaías 43:14, 49:7).

E em outros lugares, como Lucas 1:68, Isaías 62:11, 12Isaías 63:1, 4, 9Jeremias 15:20, 21Oséias 13:4, 14, Salmo 31:5, Salmo 44:26Salmo 49:15, Salmo 55:17, 18Salmo 69:18Salmo 71:23 — Salmo “103:4Salmo 107:2Salmo 130:7, 8 e, também, em

Zacarias 14:9; “Nesse dia, Jehovah será Rei em toda a terra;

nesse dia, Jehovah será um e o Seu nome será um.” Mas estas são apenas poucas passagens.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987