The Bible

 

Ezequiel 16:44

Study

       

44 Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti deste provérbio: Tal mãe, tal filha.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #374

Study this Passage

  
/ 10837  
  

374. Que "a voz dos sangues" signifique a violência praticada contra a caridade, vê-se por muitas passagens na Palavra, onde a "voz" é tomada por tudo o que acusa, e "sangue" por todo pecado, principalmente, pelo ódio, pois aquele que tem ódio ao irmão em seu coração o mata, como o SENHOR o ensina:

"Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será réu de juízo; Eu porém vos digo que quem se encolerizar contra seu irmão temerariamente será réu de juízo; e quem disser ao seu irmão: Raka i, será réu de sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu da gehena 2 de fogo" (Mateus 5:21-22).

Por estas palavras se entendem os graus do ódio. O ódio é contrário à caridade, e mata, se não com a mão, ao menos em intenção, e de todo modo possível. São apenas os vínculos externos que impedem de se fazê-lo com a mão; por isso todo ódio é de sangue, como em Jeremias:

..."Em que fazes bom o teu caminho para buscares o amor?... Até nas tuas orlas se achou o sangue das almas dos pobres inocentes (Jeremias 2:33-34).

[2] E, porque o ódio é o "sangue," toda iniqüidade é sangue, pois o ódio é a origem de toda iniqüidade; como em Oséias:

..."O perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar; cometem homicídios; e os sangues contra os sangue. Por causa disso a terra lamentará, e definharão todos os que nela (habitam)" (Oséias 4:2-3).

E em Ezequiel:

"Não julgarás a cidade de sangues, e não lhe farás conhecer todas as suas abominações?... Cidade que derrama o sangue no meio dela... pelo teu sangue, que derramaste, tu te tornaste culpada..." (Ezequiel 22:2-4, 6, 9), onde se trata da falta de compaixão.

No mesmo:

"A terra está cheia do juízo dos sangues, e a cidade está cheia de violência" (Ezequiel 7:23);

e em Jeremias:

"Por causa dos pecados dos profetas de Jerusalém, das iniqüidades dos seus sacerdotes, os que derramam no meio dela o sangue dos justos, vagam cegos nas praças, foram contaminados com o sangue" (Lamentações 4:13-14);

em Isaías:

"Quando o SENHOR tiver lavado as impurezas das filhas de Sião, e limpado os sangues de Jerusalém do meio dela, com espírito de justiça e com espírito de inflamação" (Isaías 4:4):

no mesmo:

"As palmas de vossas mãos foram contaminadas no sangue, e os vossos dedos na iniqüidade" (Isaías 59:3);

em Ezequiel:

"Passei por ti, e te vi pisada em teus sangues, e te disse: Em teus sangues vive; e te disse: Em teus sangues vive" (Ezequiel 16:6, 22);

onde se trata das abominações de Jerusalém, que são nomeadas "sangues." A falta de compaixão e o ódio dos últimos tempos são descritos também pelo "sangue" no Apocalipse (Apocalipse 16:3-4). Se dizem "sangues," no plural, porque todas as coisas iníquas e abomináveis brotam do ódio, assim como todas as coisas boas e santas brotam do amor. Pois aquele que tem ódio ao próximo, matá-lo-ia se o pudesse, e o faria de qualquer maneira possível. Isso é fazer-lhe violência, a qual é aqui propriamente significada pela "voz dos sangues."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém