Bible

 

Amós 8:11

Studie

       

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 956

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

956. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor venha com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte. Por “quem ouve, diga: vem” é significado que aquele que ouve e, por conseguinte, sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha. Por “quem tem sede venha” é significado que aquele que deseja o Reino do Senhor, e então as verdades, deve orar para que o Senhor venha com luz. Por “quem quiser receba de graça a água da vida” é significado que aquele que, pelo amor, quer aprender as verdades e apropriar-se delas, as receberá do Senhor, sem operação de sua parte. Por “querer” é significado amar, pois aquilo que o homem quer de coração ele o ama, e aquilo que ele ama ele o quer de coração. Pela “água da vida” são significadas as Divinas Verdades procedentes do Senhor por meio da Palavra (n. 932). Por “de graça” é significado sem operação por parte de quem recebe. Pelas palavras que estão neste versículo são significadas as mesmas coisas significadas por estas na Oração Dominical: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade como no céu também na terra” (n. 839). "O Reino do Senhor” é a Igreja que faz um com o céu; por isso agora é dito “Quem ouve diga, vem, e quem tem sede venha”.

[2] Que “ter sede” significa desejar as verdades, vê-se pelas seguin tes passagens:

“Derramarei águas sobre quem tem sede; derramarei o Meu espírito sobre a tua semente” (Isaías 44:3).

“Todo aquele que tem sede, ide para as águas, comprai vinho e leite sem prata” (Isaías 55:1).

“Jesus bradou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba; quem crê em Mim, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38).

“Minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2).

“Ó Deus, Tu és o meu Deus; minha alma tem sede de Ti (numa terra) exausta, sem águas” (Salmo 63:1).

“Bem-aventurados os que têm sede de justiça” (Mateus 5:6). “Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6),Por essas coisas é significado que àqueles que desejam as verdades por causa de algum uso espiritual o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as coisas necessárias a tal uso.

[3] Que pela “sede” e por “ter sede” também é significado perecer por falta da verdade, vê-se pelas seguintes passagens:

“Meu povo será exilado por causa de não reconhecimento, a multidão dele seca de sede” (Isaías 5:13).

“O insensato fala loucura e seu coração faz a iniquidade, e ele faz desfalecer a alma daquele que tem sede” (Isaías 32:6).

“Os pobres e os indigentes buscam água, mas não há; sua língua desfalece de sede, Eu, Jehovah os ouvirei” (Isaías 41:17).

“Pleiteai com vossa mãe, para que não a ponha nua e não a mate pela sede” (Oséias 2:2, 3).

“A mãe”, nessa passagem, é a Igreja.

“Eis dias virão em que mandarei fome à terra, não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah. Nesse dia, as virgens belas e os jovens desfalecerão de sede” (Amós 8:11, 13).

Mas por “não ter sede” é significado não ter falta da verdade; nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Aquele que beber da água que Eu lhe der não terá sede pela eternidade” (João 4:13-15).

“Jesus disse: Quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35).

“Jehovah redimiu Jacob; desde então eles não terão sede. Ele fará fluir águas da rocha para eles” (Isaías 48:20, 21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 932

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

932. APOCALIPSE CAPÍTULO 22

1. E MOSTROU-ME O PURO RIO DA ÁGUA DA VIDA, RESPLANDECENTE COMO O CRISTAL, SAINDO DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO.

2. NO MEIO DE SUA PRAÇA E DO RIO AQUÉM E ALÉM, ESTÁ A ÁRVORE DA VIDA, QUE PRODUZ DOZE FRUTOS, CADA MÊS DANDO O SEU FRUTO, E AS FOLHAS DA ÁRVORE PARA A SAÚDE DAS NAÇÕES.

3. E NENHUMA COISA MALDITA HAVERÁ ALI; E NELA ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO, E OS SEUS SERVOS O SERVIRÃO.

4. E VERÃO A SUA FACE E NAS SUAS TESTAS ESTARÁ O SEU NOME.

5. E LÁ NÃO HAVERÁ NOITE E NÃO NECESSITAM DE LÂMPADA NEM DE LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS OS ALUMIA, E REINARÃO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

6. E DISSE-ME: ESTAS PALAVRAS SÃO FIÉIS E VERDADEIRAS. E O SENHOR DEUS DOS SANTOS PROFETAS ENVIOU O SEU ANJO PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE EM BREVE DEVEM ACONTECER.

7. EIS QUE VENHO EM BREVE. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE GUARDA AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO.

8. E EU, JOÃO, SOU AQUELE QUE VIA E OUVIA ESTAS COISAS. E QUANDO AS OUVI E VI, CAÍ PARA ADORAR DIANTE DOS PÉS DO ANJO QUE ME MOSTRAVA ESTAS COISAS.

9. E DISSE-ME: OLHA, NÃO FAÇAS ISSO. PORQUE EU SOU TEU CONSERVO E DE TEUS IRMÃOS OS PROFETAS E DOS QUE GUARDAM AS PALAVRAS DESTE LIVRO.

ADORA A DEUS.

10. E DISSE-ME: NÃO SELES AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO, PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.

11. QUEM É INJUSTO SEJA INJUSTO AINDA, E QUEM ESTÁ SUJO SUJE-SE AINDA, E QUEM É JUSTO SEJA JUSTIFICADO AINDA, E QUEM É SANTO SEJA SANTIFICADO AINDA.

12. E EIS QUE CEDO VENHO, E O MEU GALARDÃO ESTA COMIGO, PARA RETRIBUIR A CADA UM SEGUNDO A SUA OBRA.

13. EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, O PRIMEIRO E O úLTIMO.

14. BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE PRATICAM OS SEUS MANDAMENTOS, PARA QUE O PODER DELES ESTEJA NA ÁRVORE DA VIDA E POSSAM ENTRAR NA CIDADE PELAS PORTAS.

15. FORA FICAM OS CÃES, E OS FEITICEIROS, E OS ESCORTADORES, E OS HOMICIDAS, E OS IDÓLATRAS E TODO AQUELE QUE AMA E PRATICA A MENTIRA.

16. EU, JESUS, ENVIEI O MEU ANJO PARA ATESTAR-VOS ESTAS COISAS NAS IGREJAS; EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVID, A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ.

17. E O ESPÍRITO E A NOIVA DIZEM: VEM. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA.

18. PORQUE EU ATESTO A TODO AQUELE QUE OUVIR AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO: SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR (ALGUMA COISA), DEUS LHE ACRESCENTARÁ OS FLAGELOS ESCRITOS NESTE LIVRO.

19. E SE ALGUÉM TIRAR QUALQUER COISA DAS PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, DEUS TIRARÁ A SUA PARTE DO LIVRO DA VIDA, E DA CIDADE SANTA, E DAS COISAS ESCRITAS NESTE LIVRO.

20. QUEM ATESTA ESTAS COISAS DIZ: CERTAMENTE CEDO VENHO; AMÉM. SIM, VEM SENHOR JESUS.

21. A GRAÇA DE NOSSO SENHORO JESUS CRISTO SEJA COM TODOS VÓS; AMÉM.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Esta Igreja é ainda descrita quanto à inteligência proveniente das Divinas Verdades pelo Senhor (versículos 1-5).

O Apocalipse foi manifestado pêlo Senhor e deve ser revelado em seu tempo (versículos 6-10).

Sobre a vinda do Senhor e Sua conjunção com aqueles que creem n’Ele e vivem segundo os Seus preceitos (versículos 11-17).

As coisas que foram reveladas devem ser absolutamente guardadas (versículos 18, 19).

Os esponsais (versículos 17, 20, 21).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E MOSTROU-ME O PURO RIO DA ÁGUA DA VIDA, RESPLANDECENTE COMO O CRISTAL, SAINDO DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO significa o Apocalipse agora aberto e explicado quanto ao sentido espiritual, onde as Divinas Verdades foram reveladas em abundância pelo Senhor para aqueles que estarão em Sua Nova Igreia, que é a Nova Jerusalém (n. 932).

2. NO MEIO DE SUA PRAÇA E DO RIO AQUÉM E ALÉM, ESTÁ A ÁRVORE DA VIDA, QUE PRODUZ DOZE FRUTOS significa que, nos íntimos das verdades da doutrina e, consequentemente, da vida na Nova Igreja, está o Senhor em Seu Divino Amor, de Quem fluem todos os bens que o homem nela faz aparetemente como por si mesmo (n.os 933, 934). CADA MÊS DANDO O SEU FRUTO significa que o Senhor produz os bens no homem conforme todo o estado da verdade nele (n. 935). E AS FOLHAS DA

áRVORE PARA A SAÚDE DAS NAÇÕES significa as verdades racionais daí

procedentes, pelas quais aqueles que estão nos males e por conseguinte nas falsidades são levados a pensar sensatamente e a viver decentemente (n. 936).

3. E NENHUMA COISA MALDITA HAVERÁ ALI; E NELA ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO, E OS SEUS SERVOS O SERVIRÃO significa que na Igreja, que é a Nova Jerusalém, ninguém será separado do Senhor, porque o Senhor Mesmo lá reinará e porque aqueles, que estão nas verdades por Ele, por intermédio da Palavra, e praticam os Seus mandamentos, estarão com Ele, porque estão conjuntos (n. 937).

4. E VERÃO A SUA FACE E NAS SUAS TESTAS ESTARÁ O SEU NOME significa que eles se voltarão para o Senhor e o Senhor para eles, porque terão sido conjuntos pelo amor (n. 938, 939).

5. E LÁ NÃO HAVERÁ NOITE E NÃO NECESSITAM DE

LÂMPADA NEM DE LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS

OS ALUMIA significa que na Nova Jerusalém não haverá qual- quer falsidade de fé e que os homens lá não estarão nos conhecimentos a respeito de Deus segundo a luz natural que vem da própria inteligência e da glória oriunda do orgulho, mas estarão na luz espiritual procedente da Palavra pelo Senhor Só (n. 940). E REINARÃO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa que eles estarão no Reino do Senhor e em conjunção com Ele pela eternidade (n. 941).

1. E DISSE-ME: ESTAS PALAVRAS SÃO FIÉIS E VERDADEIRAS significa que eles sabem isso como certo, porque o Senhor Mesmo o disse, atestando-o (n. 942). E O SENHOR DEUS DOS SANTOS PROFETAS ENVIOU O SEU ANJO PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE EM BREVE DEVEM ACONTECER significa que o Senhor, de Quem procede a Palavra de uma e outfra aliança, revelou através do céu àqueles que estão nas verdades procedentes d'Ele as coisas que certamente devem acontecer (n. 943).

2. EIS QUE VENHO EM BREVE. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE GUARDA AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO significa que o Senhor vir á certamente e dará a vida eterna àqueles que guardam e praticam as verdades ou os preceitos da doutrina deste livro, agora aberto pelo Senhor (n. 944).

3. E EU. JOÃO. SOU AQUELE QUE VIA E OUVIA ESTAS COISAS. E QUANDO AS OUVI E VI, CAÍ PARA ADORAR DIANTE DOS PÉS DO ANJO QUE ME MOSTRAVA ESTAS COISAS significa que João creu que o anjo, que lhe tinha sido enviado pelo Senhor para que o mantivesse no estado de espírito, era Deus que lhe revelava essas coisas, quando, entretanto, não era assim, pois o anjo estava mostrando unicamente o que o Senhor tornou manifesto (n. 945).

4. E DISSE-ME: OLHA, NÃO FAÇAS ISSO, PORQUE EU SOU TEU CONSERVO E DE TEUS IRMÃOS OS PROFETAS E DOS QUE GUARDAM AS PALAVRAS DESTE LIVRO.

ADORA A DEUS significa que os anjos do céu não devem ser adorados nem invocados, porque nada de Divino lhes pertence, mas são associados aos homens como irmãos a irmãos, aos que estão nas doutrinas da Nova Jerusalém e praticam os seus preceitos, e que o Senhor Só, em consociação com eles, deve ser adorado (n. 946).

5. E DISSE-ME: NÃO SELES AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO, PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO significa que o Apocalipse não deve estar fechado, mas aberto, e que isso é necessário no fim da Igreja, para que alguns sejam salvos (n. 947).

11. QUEM É INJUSTO SEJA INJUSTO AINDA, E QUEM ESTA SUJO SUJE-SE AINDA, E QUEM É JUSTO SEJA JUSTIFICADO AINDA, E QUEM É SANTO SEJA SANTIFICADO AINDA significa o estado em particular de todos depois da morte e antes do julgamento de cada um, e em geral antes do Juízo Final, porque os bens serão retirados daqueles que estão nos males e as verdades serão retiradas daqueles que estão nas falsidades, e, vice-versa, os males serão retirados daqueles que estão nos bens e as falsidades serão retiradas daqueles que estão nas verdades (n. 948).

12. E EIS QUE CEDO VENHO, E O MEU GALARDÃO ESTÁ COMIGO, PARA RETRIBUIR A CADA UM SEGUNDO A SUA OBRA significa que o Senhor certamente virá e que Ele Mesmo é o céu e a felicidade da vida eterna para cada um, segundo a fé n'Ele e a vida segundo os Seus preceitos (n. 949).

13. EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FIM, O PRIMEIRO E O úLTIMO significa porque o Senhor é o Deus do céu e da terra e por Ele foram feitas iodas as coisas nos céus e nas terras, e são governadas por Sua Divina Providência e se fazem segundo essa Providência (n. 950).

14. BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE PRATICAM OS SEUS MANDAMENTOS, PARA QUE O PODER DELES ESTEJA NA ÁRVORE DA VIDA E POSSAM ENTRAR NA CIDADE PELAS PORTAS significa que a felicidade eterna é para aqueles que vivem segundo os preceitos do Senhor, para o fim de que eles estejam no Senhor e o Senhor neles por amor, e para o fim de que possam estar em Sua Nova Igreja pelos conhecimentos sobre Ele (n. 951).

15. FORA FICAM OS CÃES, E OS FEITICEIROS E OS ESCORTADORES, E OS HOMICIDAS, E OS IDÓLATRAS E TODO AQUELE QUE AMA E PRATICA A MENTIRA significa que não será recebido na Nova Jerusalém homem algum que considere como nada os preceitos do Decálogo e não fuja de quaisquer males ali nomeados como pecados e, portanto, viva em tais males (n. 952).

16. EU, JESUS, ENVIEI O MEU ANJO PARA ATESTAR-VOS ESTAS COISAS NAS IGREJAS significa a atestação pelo Senhor, perante todo o mundo cristão, que é verdade que o Senhor Só manifestou as coisas que foram descritas neste livro, como também as que agora são abertas (n. 953). EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVID, A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ significa que Ele Mesmo é o Senhor, Que nasceu no mundo, e então era a luz, e Que deve vir com uma nova luz, a qual se levantará diante de Sua Nova Igreja, que é a Santa Jerusalém (n. 954).

17. E O ESPÍRITO E A NOIVA DIZEM: VEM significa que o céu e a Igreja desejam a vinda do Senhor (n. 955). E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor possa vir com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte (n. 956).

18. PORQUE EU ATESTO A TODO AQUELE QUE OUVIR AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO: SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR (ALGUMA COISA), DEUS LHE ACRESCENTARÁ OS FLAGELOS ESCRITOS NESTE LIVRO significa que aqueles que leem e sabem as verdades da doutrina deste livro agora aberto pelo Senhor e, contudo, reconhecem um outro Deus que não seja o Senhor e uma outra fé que não seja n'Ele, acrescentando alguma coisa pela qual esses dois pontos se/am destruídos, perecerão pelas falsidades e pelos males que são significados pelos flagelos descritos neste livro (n. 957).

19. E SE ALGUÉM TIRAR QUALQUER COISA DAS PALAVRAS DO LIVRO DESTA PROFECIA, DEUS TIRARÁ SUA PARTE DO LIVRO DA VIDA, E DA CIDADE SANTA E DAS COISAS ESCRITAS NESTE LIVRO significa que aqueles que leem e sabem as verdades da doutrina deste livro agora aberto pelo Senhor e, contudo, reconhecem um outro Deus que não seja o Senhor e uma outra fé que não seja n'Ele, tirando alguma coisa das palavras desta profecia e, assim, destruindo esses dois pontos, não podem ser sábios nem assimilar coisa alguma da Palavra, nem ser recebidos na Nova Jerusalém, nem ter parte com aqueles que estão no Reino do Senhor (n. 958, 959).

20. QUEM ATESTA ESTAS COISAS DIZ: CERTAMENTE CEDO VENHO, AMÉM. SIM, VEM SENHOR JESUS significa o Senhor, que revelou o Apocalipse e agora o abriu, testifi- cando a boa nova de que em Seu Divino Humano, Que Ele tomou no mundo e glorificou, Ele está vindo como Noivo e Marido e que Sua Igreja como Noiva e Mulher O desejará (n. 960).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E MOSTROU-ME O PURO RIO DA ÁGUA DA VIDA, RESPLANDECENTE COMO O CRISTAL, SAINDO DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO significa o Apocalipse agora aberto e explicado quanto ao sentido espiritual, onde as Divinas Verdades foram reveladas em abundância pelo Senhor para aqueles que estarão em Sua Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Pelo “puro rio da água da vida, resplandecente como o cristal” é significada a Divina Verdade da Palavra em abundância, tornada transparente pelo seu sentido espiritual que está na luz do céu. Que pelo “rio” é significada a Divina Verdade em abundância vê-se no n. 409. A razão disso é que “as águas” de que um rio se compõe significam as verdades (n. 50, 685, 719) e pelas “águas da vida” são significadas essas verdades procedentes do Senhor pela Palavra, como se vai explicar. “Resplandecente como o cristal” significa essas verdades tornadas transparentes pelo sentido espiritual que está na luz do céu (n. 897). O rio que foi visto “saindo do trono de Deus e do Cordeiro” significa que saiu do céu pelo Senhor, pois pelo “trono” é significado o Senhor quanto ao julgamento, quanto ao governo e quanto ao céu; quanto ao julgamento, vejam-se os n. 229, 845, 865; quanto ao governo vejamse os n. 694, 808 no fim; e quanto ao céu n. 14, 221, 222. Aqui, saiu do céu pelo Senhor. Por “Deus” e o Cordeiro” é significado aqui, como muitas vezes anteriormente, o Senhor quanto ao Divio Mesmo de Que tudo procede e quanto ao Divino Humano.

[2] Que por esse “rio da água da vida” se entendem, especificamente, as Divinas Verdades em abundância, reveladas agora aqui no Apocalipse pelo Senhor, é evidente pelos versículos 6, 7, 9, 10, 14, 16-19 deste capítulo, onde se trata do livro dessa profecia e (onde se diz) que as coisas nele escritas devem ser guardadas.

Essas coisas nele escritas não puderam ser guardadas antes de serem reveladas pelo sentido espiritual, porque não eram compreendidas anteriormente. Além disso, o Apocalipse é a Palavra semelhante à Palavra profética do Antigo Testamento e no Apocalipse, agora, são descobertos os males e as falsidades da Igreja, que cumpre fugir e execrar, bem como os bens e as verdades da igreja, que cumpre praticar, principalmente os referentes ao Senhor e à vida eterna por Ele. Essas coisas são, com efeito, ensinadas nos Profetas, mas não tão manifestamente como nos Evangelistas e no Apocalipse. As Divinas Verdades sobre o Senhor, que ensinam que Ele. é o Deus do céu e. da terra e que agora procedem d’Ele, e serão recebidas por aqueles que estiverem na Nova Jerusalém, das quais se trata no Apocalipse, são especificamente as que são entendidas pelo “puro rio da água da vida, resplandecente como o cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro”, como também se pode ver pelas seguintes passagens:

“Jesus disse: Quem crê em Mim, como disse a Escritura, de seu ventre correrão rios de água viva” (João 7:38).

“Jesus disse: Quem beber da água, que Eu lhe der, não terá sede na eternidade, mas a água que Eu lhe der será nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (João 4:14).

“Eu, a quem tem sede, darei de graça da água da vida” (Apocalipse 21:6; 22:17).

“E o Cordeiro, que está no meio do trono, os apascentará e os guiar á para as fontes das águas vivas” (Apocalipse 7:17). “Naquele dia sairão águas vivas de Jerusalém; Jehovah será rei sobre toda a terra; naquele dia Jehovah será único e Seu Nome será um” (Zacarias 14:8, 9).

Por “águas vivas” ou “água da vida” são significadas aí as Divinas Verdades do Senhor.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987