Bible

 

Amós 8:11

Studie

       

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 956

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

956. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor venha com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte. Por “quem ouve, diga: vem” é significado que aquele que ouve e, por conseguinte, sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha. Por “quem tem sede venha” é significado que aquele que deseja o Reino do Senhor, e então as verdades, deve orar para que o Senhor venha com luz. Por “quem quiser receba de graça a água da vida” é significado que aquele que, pelo amor, quer aprender as verdades e apropriar-se delas, as receberá do Senhor, sem operação de sua parte. Por “querer” é significado amar, pois aquilo que o homem quer de coração ele o ama, e aquilo que ele ama ele o quer de coração. Pela “água da vida” são significadas as Divinas Verdades procedentes do Senhor por meio da Palavra (n. 932). Por “de graça” é significado sem operação por parte de quem recebe. Pelas palavras que estão neste versículo são significadas as mesmas coisas significadas por estas na Oração Dominical: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade como no céu também na terra” (n. 839). "O Reino do Senhor” é a Igreja que faz um com o céu; por isso agora é dito “Quem ouve diga, vem, e quem tem sede venha”.

[2] Que “ter sede” significa desejar as verdades, vê-se pelas seguin tes passagens:

“Derramarei águas sobre quem tem sede; derramarei o Meu espírito sobre a tua semente” (Isaías 44:3).

“Todo aquele que tem sede, ide para as águas, comprai vinho e leite sem prata” (Isaías 55:1).

“Jesus bradou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba; quem crê em Mim, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38).

“Minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2).

“Ó Deus, Tu és o meu Deus; minha alma tem sede de Ti (numa terra) exausta, sem águas” (Salmo 63:1).

“Bem-aventurados os que têm sede de justiça” (Mateus 5:6). “Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6),Por essas coisas é significado que àqueles que desejam as verdades por causa de algum uso espiritual o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as coisas necessárias a tal uso.

[3] Que pela “sede” e por “ter sede” também é significado perecer por falta da verdade, vê-se pelas seguintes passagens:

“Meu povo será exilado por causa de não reconhecimento, a multidão dele seca de sede” (Isaías 5:13).

“O insensato fala loucura e seu coração faz a iniquidade, e ele faz desfalecer a alma daquele que tem sede” (Isaías 32:6).

“Os pobres e os indigentes buscam água, mas não há; sua língua desfalece de sede, Eu, Jehovah os ouvirei” (Isaías 41:17).

“Pleiteai com vossa mãe, para que não a ponha nua e não a mate pela sede” (Oséias 2:2, 3).

“A mãe”, nessa passagem, é a Igreja.

“Eis dias virão em que mandarei fome à terra, não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah. Nesse dia, as virgens belas e os jovens desfalecerão de sede” (Amós 8:11, 13).

Mas por “não ter sede” é significado não ter falta da verdade; nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Aquele que beber da água que Eu lhe der não terá sede pela eternidade” (João 4:13-15).

“Jesus disse: Quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35).

“Jehovah redimiu Jacob; desde então eles não terão sede. Ele fará fluir águas da rocha para eles” (Isaías 48:20, 21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 947

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

947. (VERSÍCULO 10) E DISSE-ME: NÃO SELES AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO, PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO significa que o Apocalipse não deve estar fechado, mas deve ser aberto, e que isso é necessário no fim da Igreja, para que alguns sejam salvos. Por “não seles as palavras da profecia deste livro” é significado que o Apocalipse não deve ser fechado, mas deve ser aberto, sobre o que se falará a seguir. Pelas palavras “porque o tempo está próximo” é significado que isso é necessário, para que alguns sejam salvos;

pelo “tempo” é significado o estado (n. 476, 562), aqui o estado da Igreja, que é tal que isso é necessário; por “próximo” é significado necessário, porque por “próximo” não se entende próximo ou proximidade do tempo, mas se entende a proximidade do estado, e a proximidade do estado é necessidade. Que não se entende proximidade do tempo é evidente, porque o Apocalipse foi escrito no começo do primeiro século e porque a vinda do Senhor por ocasião do Juízo Final e do estabelecimento da Nova Igreja — que aqui são entendidos pelas palavras “o tempo está próximo” e também “as coisas que em breve devem acontecer” (versículo 6) e “venho em breve” (versículos 7, 20) — se manifestou e se efetuou agora, depois de dezessete séculos. As mesmas coisas são ditas no capítulo 1 pelas palavras “as coisas que devem ser feitas em breve” (versículo 1) e “o tempo est á próximo” (versículo 3), explicadas nos n. 4, 9, pelas quais são entendidas coisas semelhantes.

[2] Que não se entende próximo ou proximidade do tempo, mas proximidade do estado, isso vai ser esclarecido. A Palavra, no sentido puramente espiritual, não tira coisa alguma da ideia do tempo nem da ideia do espaço, porque os tempos e os espaços no céu aparecem, com efeito, como os tempos e os espaços no mundo, mas, entretanto, não existem lá. Por isso, os anjos não podem medir os tempos e os espaços, que lá são aparências, a não ser pelos estados, conforme estes procedem e são mudados. Por essas considerações, pode-se ver que, no sentido puramente espiritual, por “em breve” e por “próximo” não são entendidas a brevidade e a proximidade do tempo, mas a brevidade e a proximidade do estado. Isto, na verdade, pode parecer não ser assim. A razão disso é porque nos homens, em toda ideia de seu pensamento inferior, que é meramente natural, h á alguma coisa do tempo e do espaço. Mas é diferente na ideia do pensamento superior, em que estão os homens, quando meditam sobre as coisas naturais, civis, morais e espirituais na luz racional interior, porque então a luz espiritual, em que não há tempo e espaço, influi e ilumina. Tu podes experimentar e, assim, confirmar isso, se o desejares, contanto que prestes atenção aos teus pensamentos. Então confirmarás também que há um pensamento superior e um pensamento inferior, uma vez que um pensamento simples não pode observar a si mesmo, a menos que seja por um pensamento superior; e, se um homem não tivesse um pensamento superior e um pensamento inferior, ele não seria um homem, mas um bruto.

[3] Que por “não seles as palavras da profecia deste livro” é significado que o Apocalipse não deve ser fechado, mas deve ser aberto, é porque por “selar” é significado fechar e, consequentemente, por “não selar” é significado abrir; e por “o tempo está próximo” é significado que isso é necessário. Com efeito, o Apocalipse é um livro selado ou fechado, enquanto não é explicado;

e, como se mostrou no n. 944, pelas “palavras da profecia deste livro” se entendem as verdades e os preceitos da doutrina deste livro, aberto pelo Senhor. Que isso seja necessário no fim da Igreja, para que alguns sejam salvos, vê-se no n. 9. Por estas explicações, é evidente que por “não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo” é significado que o Apocalipse não deve estar fechado, mas aberto, e que isso é necessário no fim da Igreja, para que alguns sejam salvos.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987