Bible

 

Amós 8:11

Studie

       

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 956

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

956. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor venha com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte. Por “quem ouve, diga: vem” é significado que aquele que ouve e, por conseguinte, sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha. Por “quem tem sede venha” é significado que aquele que deseja o Reino do Senhor, e então as verdades, deve orar para que o Senhor venha com luz. Por “quem quiser receba de graça a água da vida” é significado que aquele que, pelo amor, quer aprender as verdades e apropriar-se delas, as receberá do Senhor, sem operação de sua parte. Por “querer” é significado amar, pois aquilo que o homem quer de coração ele o ama, e aquilo que ele ama ele o quer de coração. Pela “água da vida” são significadas as Divinas Verdades procedentes do Senhor por meio da Palavra (n. 932). Por “de graça” é significado sem operação por parte de quem recebe. Pelas palavras que estão neste versículo são significadas as mesmas coisas significadas por estas na Oração Dominical: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade como no céu também na terra” (n. 839). "O Reino do Senhor” é a Igreja que faz um com o céu; por isso agora é dito “Quem ouve diga, vem, e quem tem sede venha”.

[2] Que “ter sede” significa desejar as verdades, vê-se pelas seguin tes passagens:

“Derramarei águas sobre quem tem sede; derramarei o Meu espírito sobre a tua semente” (Isaías 44:3).

“Todo aquele que tem sede, ide para as águas, comprai vinho e leite sem prata” (Isaías 55:1).

“Jesus bradou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba; quem crê em Mim, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38).

“Minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2).

“Ó Deus, Tu és o meu Deus; minha alma tem sede de Ti (numa terra) exausta, sem águas” (Salmo 63:1).

“Bem-aventurados os que têm sede de justiça” (Mateus 5:6). “Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6),Por essas coisas é significado que àqueles que desejam as verdades por causa de algum uso espiritual o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as coisas necessárias a tal uso.

[3] Que pela “sede” e por “ter sede” também é significado perecer por falta da verdade, vê-se pelas seguintes passagens:

“Meu povo será exilado por causa de não reconhecimento, a multidão dele seca de sede” (Isaías 5:13).

“O insensato fala loucura e seu coração faz a iniquidade, e ele faz desfalecer a alma daquele que tem sede” (Isaías 32:6).

“Os pobres e os indigentes buscam água, mas não há; sua língua desfalece de sede, Eu, Jehovah os ouvirei” (Isaías 41:17).

“Pleiteai com vossa mãe, para que não a ponha nua e não a mate pela sede” (Oséias 2:2, 3).

“A mãe”, nessa passagem, é a Igreja.

“Eis dias virão em que mandarei fome à terra, não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah. Nesse dia, as virgens belas e os jovens desfalecerão de sede” (Amós 8:11, 13).

Mas por “não ter sede” é significado não ter falta da verdade; nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Aquele que beber da água que Eu lhe der não terá sede pela eternidade” (João 4:13-15).

“Jesus disse: Quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35).

“Jehovah redimiu Jacob; desde então eles não terão sede. Ele fará fluir águas da rocha para eles” (Isaías 48:20, 21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 957

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

957. (VERSÍCULO 18) PORQUE EU ATESTO A TODO AQUELE QUE OUVIR AS PALAVRAS DA PROFECIA DESTE LIVRO: SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR (ALGUMA COISA), DEUS LHE ACRESCENTARÁ OS FLAGELOS ESCRITOS NESTE LIVRO significa que aqueles que leem e sabem as verdades da doutrina deste livro agora aberto pelo Senhor e, contudo, reconhecem um outro Deus que não seja o Senhor e uma outra fé que não seja n'Ele, acrescentando alguma coisa pela qual esses dois pontos sejam destruídos, perecerão pelas falsidades e pelos males que são significados pelos flagelos descritos neste livro. Por “ouvir as palavras da profecia deste livro” é significado ler e saber as verdades da doutrina deste livro agora aberto pelo Senhor (veja-se o n. 944). Por “acrescentar a estas palavras” é significado acrescentar alguma coisa pela qual são destruídas tais verddes, como vai ser explicado. Pelos “flagelos escritos neste livro” são significadas as falsidades e os males representados pelos flagelos descritos neste livro nos capítulos 15, 16. Que “os flagelos” significam as falsidades e os males que existem naqueles que adoram a besta do dragão e o falso profeta, vê-se nos n. 456, 657, 673, 676, 677, 683, 690, 691, 699, 708, 718; (os que adoram) a besta do dragão e o falso profeta são os que fazem salvífica a fé só sem as boas obras.

[2] Há duas coisas neste livro profético às quais todas as outras se referem. A primeira é que não se deve reconhecer outro Deus senão o Senhor, e a segunda é que não se deve reconhecer outra fé senão a fé no Senhor. Aquele que sabe estas (duas coisas) e, contudo, acrescenta-lhes alguma outra com a intenção de destruí-las não pode estar em outra situação senão a das falsidades e dos males e, por causa disso, perece, porque não é de outro Deus senão o Senhor nem de outra fé senão a fé no Senhor que vêm o bem que pertence ao amor e a verdade que pertence à fé e, por conseguinte, a felicidade da vida eterna, como o Senhor Mesmo ensina em muitas passagens nos Evangelistas (veja-se o n. 553).

[3] Que seja isso o que é significado, e não que Deus fará cair os flagelos descritos nos capítulos 15, 16 sobre aquele que acrescentar alguma coisa às palavras da profecia deste livro, cada um pode vê-lo segundo seu próprio juízo. Pois uma pessoa inocente pode fazer isso (acrescentar alguma coisa às palavras da profecia deste livro), e também muitos podem fazê-lo segundo um bom fim, como ainda por ignorância do que isso significa. Efetivamente, o Apocalipse foi até agora um livro fechado ou místico; por isso, cada um pode ver que é entendido que não se deve acrescentar nem tirar coisa alguma que destrua as verdades da doutrina neste livro, agora aberto pelo Senhor, verdades que se referem às duas coisas citadas. Referem-se também às duas coisas citadas as palavras seguidas na série dos versículos 16, 17: Jesus enviou o Seu anjo “para atestar-vos estas coisas nas igrejas: Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a Noiva dizem: Vem. E quem ouve diga: Vem. E quem tem sede venha, e quem quiser receba de graça da água da vida”, pelas quais é significado que o Senhor virá em Seu Divino Humano e dará a vida eterna àqueles que O reconhecem.

Também na série seguida por estas palavras no versículo 20:

“Quem atesta estas coisas diz: Certamente cedo venho; amém. Sim, vem, Senhor Jesus” (22:20), que evidenciam não se poder entender outra coisa.

“Acrescentar” é também uma palavra profética significando “destruir”, como no Salmo 120:3 e em outros lugares.

Por essas considerações, pode agora ser visto o que é significado pelas coisas que estão neste versículo 18 e pelas que estão no versículo seguinte.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987