From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #2

Study this Passage

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #62

Study this Passage

  
/ 962  
  

62. "E tenho as chaves do inferno e da morte" significa que somente Ele pode salvar. Pelas 'chaves' é significado o poder de abrir e fechar, aqui o poder de abrir o inferno, para que o homem seja tirado de lá, e fechar, de modo que, quando o homem for tirado, ele não possa entrar novamente. Com efeito, o homem é nascido em males de todo o gênero, assim no inferno, porque os males são o inferno, do qual o Senhor tem o poder de tirá-lo, depois de abrir o inferno. Entende-se por 'ter as chaves do inferno e da morte' não o poder de lançar no inferno, mas o poder de salvar, porque essa afirmação vem depois das palavras 'Eis que sou vivo pelos séculos dos séculos', pelas quais é significado que somente o Senhor é a vida eterna (n. 60 acima) e também porque o Senhor nunca lança alguém no inferno, mas é o próprio homem que nele se precipita. Por 'chaves' é significado também o poder de abrir e fechar nas seguintes passagens: 3:7, 9:1, 20:1; Isaías 22:21, 22; Mateus 16:19 e Lucas 11:52. O poder do Senhor se exerce não somente sobre o céu, mas também sobre o inferno porque o inferno é conservado na ordem e, em conexão, por oposição ao céu. Por isso, Quem governa um deve necessariamente governar o outro. De outro modo, o homem não poderia ser salvo. Ser salvo é ser tirado do inferno.

  
/ 962  
  

HDPF

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #13

Study this Passage

  
/ 962  
  

13. "D'Aquele Que é, Que foi e Que virá" significa do Senhor que é Eterno, Infinito e que é Jehovah. Que seja o Senhor é muito evidente pelo que segue neste capítulo, onde se diz que João ouviu uma voz vindo do Filho do Homem, que dizia:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último" (Apocalipse 1:11, 13).

E depois:

"Eu sou o Primeiro e o último" (Apocalipse 1:17).

E no capítulo seguinte, versículo 8; e depois no capítulo 21:6 e no capítulo 22:12, 13, bem como em Isaías:

"Disse Jehovah, rei de Israel, e seu Redentor, Jehovah Zebaoth: Eu o Primeiro e o último e além de Mim nenhum Deus" (Isaías 44:6, 48:12).

E 'Aquele que é o Primeiro e o Último' é 'Aquele Que é, Que foi e Que virá'.

[2] É também o que se entende por Jehovah. Com efeito, o nome Jehovah significa 'Ele é', e Aquele Que É ou o Ser Mesmo é também Aquele Que foi e Que virá, porque n'Ele o passado e o futuro são o presente. Daí vem que Ele é Eterno sem tempo, e Infinito sem lugar. É também o que a igreja confessa segundo a Doutrina da Trindade, que é chamada Atanasiana, onde estão estas palavras:

"O Pai é Eterno e Infinito, o Filho é Eterno e Infinito e o Espírito Santo é Eterno e Infinito; contudo não são três Eternos e três Infinitos, mas Um só."

Que o Senhor seja esse Único Eterno e Infinito é o que foi demonstrado no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor.

  
/ 962  
  

HDPF