The Bible

 

Obadias 1

Study

1 Visão de Abdias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido novas da parte do Senhor, e por entre as nações foi enviado um mensageiro a dizer: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.

2 Eis que te farei pequeno entre as nações; serás muito desprezado.

3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derrubará em terra?

4 Embora subas ao alto como águia, e embora se ponha o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.

5 Se a ti viessem ladrões, ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam somente o que lhes bastasse? se a ti viessem os vindimadores, não deixariam umas uvas de rabisco?

6 Como foram rebuscados os bens de Esaú! como foram esquadrinhados os seus tesouros ocultos!

7 Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites; os que estavam de paz contigo te enganaram, e prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão põem debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento.

8 Acaso não acontecerá naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú?

9 E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que do monte de Esaú seja cada um exterminado pela matança.

10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

11 No dia em que estiveste do lado oposto, no dia em que estranhos lhe levaram os bens, e os estrangeiros lhe entraram pelas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras como um deles.

12 Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão no dia do seu desterro, nem alegrar-te sobre os filhos de Judá no dia da sua ruína, nem falar arrogantemente no dia da tribulação;

13 nem entrar pela porta do meu povo no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem lançar mão dos seus bens no dia da sua calamidade;

14 nem te postar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem entregar os que lhe restassem, no dia da tribulação.

15 Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça.

16 Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido.

17 Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú restolho; aqueles se acenderão contra estes, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú; porque o Senhor o disse.

19 Ora, os do Negebe possuirão o monte de Esaú, e os da planície, os filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samária; e Benjamim possuirá a Gileade.

20 Os cativos deste exército dos filhos de Israel possuirão os cananeus até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Negebe.

21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1458

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1458. Que ‘para o sul’ signifique nos bens e veros, assim, em um estado lúcido quanto às coisas interiores, vê-se pela significação do ‘sul’. Que o ‘sul’ signifique um estado lúcido, vem disto: que as regiões, assim como os tempos, na outra vida, sejam nulas, mas são os estados que são significados pelas regiões e pelos tempos; os estados dos entendimentos se têm como os estados dos tempos do dia e do ano, então também das regiões. Os estados do dia são a tarde, a noite, a manhã e o meio-dia; os estados do ano são o outono, o inverno, a primavera e o verão; e o estado das regiões estão voltados para o Sol, o ocidente, o norte, o oriente e o sul. Semelhantes a esses são os estados dos entendimentos; e o que é admirável, no céu, aqueles que estão na luz são os que estão no estado de sabedoria e inteligência absolutamente segundo o estado, e na mais alta luz os que estão no estado da mais alta sabedoria e inteligência, mas a sabedoria ali é do amor e da caridade, e a inteligência é da fé no Senhor. Que haja uma luz na outra vida com a qual a luz do mundo dificilmente pode ser comparada, vê-se por um grande número de experiências, a respeito das quais se tratará na sequência pela Divina Misericórdia do Senhor; e porque há tal correspondência da luz e do entendimento no céu, aqui e ali no sentido interno, na Palavra, por ‘sul’ não é significada outra coisa. O ‘sul’, aqui, significa a inteligência adquirida por meio das cognições; as cognições são as verdades celestes e espirituais, que são precisamente tantas radiações da luz no céu e apresentam-se também visíveis por meio da luz, como foi dito. Como o Senhor agora se imbuiu das cognições para que, quanto à Essência Humana, também Se tornasse a luz mesma do céu, aqui se diz que ‘havia caminhado indo e caminhando para o sul’.

[2] Que o ‘sul’ signifique essas coisas, pode-se ver pelas coisas semelhantes na Palavra, como em Isaías:

“Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não detenhas. Trazei Meus filhos de longe, e Minhas filhas da extremidade da terra” (Isaías 43:6).

O ‘norte’ está no lugar daqueles que estão na ignorância, o ‘sul’ está no lugar daqueles que estão nas cognições, os ‘filhos’, no lugar dos veros, e as ‘filhas’, no lugar dos bens. No mesmo:

“Se abrires a tua alma ao faminto, e saciardes a alma aflita, e surgirá nas trevas a tua luz, e a tua escuridão será como o meio-dia” (Isaías 58:10);

‘abrir tua alma ao faminto e saciar a alma aflita’ está no lugar do bem da caridade no geral; ‘a luz surgir sobre as trevas’ está no lugar das coisas da inteligência do vero; e ‘escuridão como o meio-dia’, no lugar das coisas da sabedoria do bem; ‘o meio-dia’, em razão do calor, significa o bem, em razão da luz, significa o vero.

[3] Em Ezequiel:

“Na visão de Deus, trouxe-me à terra de Israel e puseste-me sobre um monte muito alto e sobre este como uma construção de cidade desde o sul” (Ezequiel 40:2);

a respeito da Nova Jerusalém, ou do Reino do Senhor, que, porque está na luz da sabedoria e da inteligência, está ‘desde o sul’. Em Davi:

“JEHOVAH fará sair como luz a tua justiça, e teu juízo como o meio-dia” (Salmos 37:6).

No mesmo:

“Não temerás pelo pavor da noite, pela seta que tinha voado pelo dia; pela peste que andou na escuridão, pela morte que vasta no meio-dia” (Salmos 91:[5,] 6);

‘não temer pela morte que vasta no meio-dia’ está no lugar da danação que surge entre os que estão nas cognições e as pervertem. Em Ezequiel:

“Filho do homem, põe tuas faces para o sul, e instila para o sul, e profetiza para floresta do campo sul, e digas à floresta do sul… Ela será queimada de todos os lados desde o sul até o norte” (Ezequiel 20:46, 47);

a ‘floresta do sul’ está no lugar daqueles que estão na luz da verdade e a extinguem, assim, no lugar daqueles que são tais dentro da igreja.

[4] Em Daniel:

“[E] de uma dessas saiu um chifre estreito, e cresceu muito até o sul e até o nascente, e até o ornamento, e cresceu até os exércitos dos céus [...]” (Daniel 8:9, 10);

em relação àqueles que atacam os bens e veros. Em Jeremias:

“Dai glória a JEHOVAH, vosso Deus, antes que faça obscurecer e antes que tropecem vossos pés sobre os montes tenebrosos, e esperais a luz, e a ponha na sombra de morte, ponha na escuridão; ...as cidades do sul serão presas e não se mostrarão” (Jeremias 13:16, 19);

as ‘cidades do sul’ estão no lugar das cognições do vero e bem. Em Obadias:

“Os transportados de Jerusalém, que [estão] em Sefarad, herdarão as cidades do sul” (vers. 20);

as ‘cidades do sul’ estão do mesmo modo no lugar dos veros e bens, portanto, no lugar dos veros e bens mesmos dos quais vêm as heranças; trata-se aí do Reino do Senhor.

[5] Que ‘Abrão caminhou, indo e caminhando para o sul’ signifique, como foi dito, a progressão do Senhor nos bens e veros, assim, para um estado de clareza quanto aos interiores, assim se tem: que as cognições sejam as coisas que abrem o caminho para que se veja as coisas celestes e espirituais; por meio das cognições é aberto o caminho do homem interno para o externo, no qual há vasos para que receba, estes são tantos quantas são as cognições do bem e do vero; nestas, como em seu vaso, influem as coisas celestes.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém