The Bible

 

Miquéias 3

Study

   

1 E disse eu: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, ó príncipes da casa de Israel: não é a vós que pertence saber a justiça?

2 A vós que aborreceis o bem, e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos,

3 os que também comeis a carne do meu povo e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis em pedaços como para a panela e como carne dentro do caldeirão.

4 Então clamarão ao Senhor; ele, porém, não lhes responderá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, conforme eles fizeram mal nas suas obras.

5 Assim diz o Senhor a respeito dos profetas que fazem errar o meu povo, que clamam: Paz! enquanto têm o que comer, mas preparam a guerra contra aquele que nada lhes mete na boca.

6 Portanto se vos fará noite sem visão; e trevas sem adivinhação haverá para vós. Assim se porá o sol sobre os profetas, e sobre eles, obscurecerá o dia.

7 E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus.

8 Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

9 Ouvi agora isto, vós chefes da casa de Jacó, e vós governantes da casa de Israel, que abominais a justiça e perverteis tudo o que é direito,

10 edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniqüidade.

11 Os seus chefes dão as sentenças por peitas, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá.

12 Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa em lugares altos dum bosque.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #435

Study this Passage

  
/ 962  
  

435. E SEUS DENTES ERAM COMO DENTES DE LEÕES significa que os sensuais, que são os últimos da vida do homem natural, lhes parecia como estando com poder sobre todas as coisas. “Os dentes” significam os últimos da vida do homem natural, que são chamados “os sensuais”, de que se tratou anteriormente (n. 424). Há dois gêneros de sensuais: um que pertence à vontade e outro que pertence ao entendimento. Os sensuais da vontade são significados pelos “cabelos de mulheres” (n. 434) e os sensuais do entendimento são significados pelos “dentes”. Estes últimos sensuais, isto é, pessoas sensuais que estão nas falsidades por confirmação, aparecem a si próprias como (estando) em poder sobre todas as coisas, ao ponto de se considerarem invencíveis. Por isso, “os dentes dos gafanhotos”, pelos quais são significados tais sensuais, “eram como dentes de leão”, significando o leão o poder (n. 241). “Os dentes” significam os últimos da vida do homem chamados “sensuais”, que, quando separados dos interiores da mente, estão inteiramente nas falsidades e fazem violência ás verdades e as destroem. Isto se torna evidente nas seguintes passagens:

“Acha-se minha alma entre leões; os seus dentes são lanças e dardos” (Salmo 57:4).

“Ó Deus, destrói, os dentes na sua boca. Arranca, Senhor, os molares dos leõezinhos” (Salmo 58:6);

“Veio um povo poderoso sobre a minha terra; os seus dentes são dentes de leão e os seus molares de leão feroz” (Joel 1:6). “O Jehovah, quebra os dentes aos ímpios” (Salmo 3:7). “Subiu uma besta do mar, terrível, formidável e robusta em extremo, a qual tinha grandes dentes de ferro; ela comeu e esmagou” (Daniel 7:7).

“Bendito Jehovah, Que não nos entregou como presa aos seus dentes” (Salmo 124,6).

(Sabendo-se, por outro lado, que) os homens sensuais não veem verdade alguma em sua luz, mas raciocinam e discutem sobre todas as coisas, para decidir sobre a natureza delas, e (sabendo-se que) as suas discussões nos infernos são ouvidas fora como ranger de dentes, as quais, consideradas em si mesmas são as colisões das verdades e das falsidades, torna-se claro o que é significado por “ranger de dentes” nos seguintes lugares: Mateus 8:12, Mateus 13:42, 50, Mateus 22:13, Mateus 24:51Mateus 25:30 e Lucas 13:28. Também, de algum modo, (torna-se claro)

o que é significado por “ranger de dentes” em Job 16:9Salmo 35:15, 16, Salmo 37:12Salmo 112:10Miquéias 3:5 e Lamentações 2:16.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987