The Bible

 

Oséias 9

Study

   

1 Não te alegres, ó Israel, não exultes como os povos; pois te prostituíste, apartando-te do teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo.

2 A eira e o lagar não os manterão, e o vinho novo lhes faltará.

3 Na terra do Senhor não permanecerão; mas Efraim tornará ao Egito, e na Assíria comerão comida imunda.

4 Não derramarão libações de vinho ao Senhor, nem lhe agradarão com as suas ofertas. O pão deles será como pão de pranteadores; todos os que dele comerem serão imundos; pois o seu pão será somente para o seu apetite; não entrará na casa do Senhor.

5 Que fareis vós no dia da solenidade, e no dia da festa do Senhor?

6 Porque, eis que eles se foram por causa da destruição, mas o Egito os recolherá, Mênfis os sepultará; as suas coisas preciosas de prata as urtigas as possuirão; espinhos crescerão nas suas tendas.

7 Chegaram os dias da punição, chegaram os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem possesso de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade e do teu grande ódio.

8 O profeta é a sentinela de Efraim, o povo do meu Deus; contudo um laço de caçador de aves se acha em todos os seus caminhos, e inimizade na casa do seu Deus.

9 Muito profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará das iniqüidades deles, e punirá os seus pecados.

10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal- Peor, e se consagraram a essa coisa vergonhosa, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.

11 Quanto a Efraim, a sua glória como ave voará; não haverá nascimento, nem gravidez, nem concepção.

12 Ainda que venham criar seus filhos, eu os privarei deles, para que não fique nenhum homem. Ai deles, quando deles eu me apartar!

13 Efraim, assim como vi a Tiro, está plantado num lugar aprazível; mas Efraim levará seus filhos ao matador.

14 -lhes, ó Senhor; mas que lhes darás? -lhes uma madre que aborte e seios ressecados.

15 Toda a sua malícia se acha em Gilgal; pois ali é que lhes concebi ódio; por causa da maldade das suas obras lançá-los-ei fora de minha casa. Não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes.

16 Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; eles não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre.

17 O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram; e errantes andarão entre as nações.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #273

Study this Passage

  
/ 10837  
  

273. Que "espinho e cardo" signifiquem maldição e devastação, vê-se pelo fato de a colheita e árvore de fruto significarem coisas opostas, que são as bênçãos e as multiplicações. Que o espinho, o cardo, a silva [sentis], a sarça [vepris] e a urtiga signifiquem tais coisas, vê-se pela Palavra, como em Oséias:

"Eis que eles se foram por causa da devastação; o Egito os congregará, Moph [Mênfis] os sepultará, o desejável de sua prata; urtiga os herdará; silva haverá em suas tendas" (Oséias 9:6);

onde "Egito e Moph [Mênfis]" são aqueles que por si mesmos e por seus conhecimentos querem instruir-se sobre as coisas Divinas.

No mesmo profeta:

"Serão destruídos os lugares altos de Aven, pecado de Israel; o espinho e o cardo subirão sobre seus altares" (Oséias 10:8), onde "os lugares altos de Aven" são o amor de si, "espinho e cardo sobre os altares" é a profanação.

Em Isaías:

"Batem nos peitos por causa dos campos do desejo, por causa da vide frutuosa; no humo do Meu povo cresce o espinho dos silvados" (Isaías 32:12-13).

E em Ezequiel:

"Não haverá mais na casa de Israel a silva que pique, nem espinho que causa dor, de todos os seus arredores" (Ezequiel 28:24).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Commentary

 

Tent

  

'The tent,' as in Exodus 26:14, represented the three heavens, and so the celestial and spiritual parts of the Lord's kingdom.

A 'Tent' signifies the celestial and holy aspects of love, because in ancient times people performed holy worship in their tents.

When they began to profane tents with profane worship, the tabernacle was built, and later the temple. This is why the tabernacle and the temple signify the same as 'tent.'

A holy man was therefore called a tent, a tabernacle, and a temple of the Lord. In the highest sense, the Lord regarding His human essence, is a tent, a tabernacle, and a temple. Every celestial person is called these things, and so every thing celestial and holy has acquired these names.

This is why the feast of tabernacles was instituted, when they gathered in the produce of the earth, as a remembrance of those earlier holy times, and it was ordained, that at this feast they should live in tabernacles, like the most ancient people, as in Leviticus 23:39-44, Deuteronomy 16:13, and Hosea 12:9.

(References: Arcana Coelestia 414)