The Bible

 

Ezequiel 9

Study

   

1 Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Chegai, vós, os intendentes da cidade, cada um com as suas armas destruidoras na mão.

2 E eis que vinham seis homens do caminho da porta superior, que olha para o norte, e cada um com a sua arma de matança na mão; e entre eles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão à sua cintura. E entraram, e se puseram junto ao altar de bronze.

3 E a glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura.

4 E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.

5 E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.

6 Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los; mas não vos chegueis a qualquer sobre quem estiver o sinal; e começai pelo meu santuário. Então começaram pelos anciãos que estavam diante da casa.

7 E disse-lhes: Profanai a casa, e enchei os átrios de mortos; saí. E saíram, e feriram na cidade.

8 Sucedeu pois que, enquanto eles estavam ferindo, e ficando eu sozinho, caí com o rosto em terra, e clamei, e disse: Ah Senhor Deus! destruirás todo o restante de Israel, derramando a tua indignação sobre Jerusalém?

9 Então me disse: A culpa da casa de Israel e de Judá é grandíssima, a terra está cheia de sangue, e a cidade cheia de injustiça; pois eles dizem: O Senhor abandonou a terra; o Senhor não .

10 Também, quanto a mim, não pouparei nem me compadecerei; sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho.

11 E eis que o homem que estava vestido de linho, a cuja cintura estava o tinteiro, tornou com a resposta, dizendo: Fiz como me ordenaste.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #308

Study this Passage

  
/ 10837  
  

308. Foi mostrado anteriormente o que o "oriente" e o "jardim do Éden" significam, assim, não se deve deter nisso. Mas que os querubins signifiquem a providência do SENHOR para que o homem não entre, pelo proprium, pelo sensual e pelo conhecimento, nos mistérios da fé e os profane, e, assim, pereça, pode-se ver em mais de um lugar na Palavra onde se faz menção dos querubins. Porque os judeus eram tais que se tivessem conhecido claramente alguma coisa sobre o Advento do SENHOR, os representativos ou figuras da Igreja, que estes significavam o SENHOR, a vida após a morte, o homem interior e o sentido interno da Palavra, teriam profanado e pereceriam para a eternidade. Por conseguinte, isso foi representado pelos querubins no propiciatório sobre a arca, as cortinas do habitáculo, o véu e, semelhantemente, o templo; e foi significado que o SENHOR guardava (Êxodo 25:18-21; Êxodo 26:1, 31; 1 Reis 6:23-29, 32, 35). Pois a arca, em que estava o testemunho, significava a mesma coisa que a "árvore de vidas" aqui, ou seja, o SENHOR e as coisas celestes, que pertencem unicamente ao SENHOR. É daí também que o SENHOR é muitas vezes citado como "o DEUS de Israel montado em querubins" e falou dentre os querubins a Aarão e Moisés (Êxodo 25:22; Números 7:89). Isso está descrito claramente em Ezequiel, onde se lêem estas palavras:

"A glória do DEUS de Israel se elevou de cima do querubim, sobre o qual estivera, para a entrada da casa; clamou ao varão vestido de linho... e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e grava um sinal sobre as testas dos varões que gemem e suspiram sobre todas as abominações feitas no meio dela. E disse aos outros... Passai pela cidade após ele, e feri; vosso olho não poupe, nem useis de clemência; o velho, o jovem, e a virgem, e a criança e as mulheres matai até à destruição;... manchai a casa e enchei os átrios de mortos" (Ezequiel 9:3-7);

e adiante:

"Disse ao homem vestido de linho: Entra por entre a roda, até debaixo do querubim, e enche as palmas de tuas mãos de brasas de fogo dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade;... Um querubim estendeu sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre os querubins, tirou e o deu nas palmas das mãos do que estava vestido de linho; e ele o tomou e saiu" (Ezequiel 10:1-7),

pelo que se vê que a providência do SENHOR para que não penetrassem nos mistérios da fé é significada pelos "querubins," e é por isso que eles foram deixados em suas insensatas cobiças, o que é também significado aqui pelo "fogo que seria espalhado pela cidade" e "ninguém seria poupado."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém