The Bible

 

Ezequiel 47

Study

   

1 Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar.

2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional.

3 Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

4 De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.

5 Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau.

6 E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio.

7 Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda.

8 Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis.

9 E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

10 Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva.

11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não sararão; serão deixados para sal.

12 E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio.

13 Assim diz o Senhor Deus: Este será o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos de Israel. José terá duas partes.

14 E vós a herdareis, tanto um como o outro; pois sobre ela levantei a minha mão, jurando que a daria a vossos pais; assim esta terra vos cairá a vós em herança.

15 E este será o termo da terra: da banda do norte, desde o Mar Grande, pelo caminho de Hetlom, até a entrada de Zedade;

16 Hamate, Berota, Sibraim, que está entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.

17 O termo irá do mar até Hazar-Enom, junto ao termo setentrional de Damasco, tendo ao norte o termo de Hamate. Essa será a fronteira do norte.

18 E a fronteira do oriente, entre Haurã, e Damasco, e Gileade, e a terra de Israel, será o Jordão; desde o termo do norte até o mar do oriente medireis. Essa será a fronteira do oriente.

19 E a fronteira meridional será desde Tamar até as águas de Meribote-Cades, ao longo do Ribeiro do Egito até o Mar Grande. Essa será a fronteira meridional.

20 E a fronteira do ocidente será o Mar Grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamate. Essa será a fronteira do ocidente.

21 Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.

22 Reparti-la-eis em herança por sortes entre vós e entre os estrangeiros que habitam no meio de vós e que têm gerado filhos no meio de vós; e vós os tereis como naturais entre os filhos de Israel; convosco terão herança, no meio das tribos de Israel.

23 E será que na tribo em que peregrinar o estrangeiro, ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #342

Study this Passage

  
/ 962  
  

342. APOCALIPSE, CAPÍTULO 7

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA, RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA.

2. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL, TENDO O SELO DO DEUS VIVO; E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR,

3. DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES, ATÉ

QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS.

4. E OUVI O NUMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL.

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS.

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE MANASSES, DOZE MIL ASSINALADOS.

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS.

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE JOSÉ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS.

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI, E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO QUE NINGUÉM PODIA CONTAR, DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS, EM PÉ

DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO, VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS.

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO.

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS. E CAÍRAM DIANTE DO TRONO SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS.

12. DIZENDO: AMÉM. A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA, E A AÇÃO DE GRAÇAS, E A HONRA, E O PODER, E A FORÇA AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.

13. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM?

14. E EU DISSE-LHE: SENHOR, TU SABES. E DISSE-ME: ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO, E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS, E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO.

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO, E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES.

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE. NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR.

17. PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ E OS CONDUZIRÁ PARA AS FONTES DAS AGUAS VIVAS E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Neste capítulo, trata-se daqueles que estão e estarão no céu cristão.

Primeiramente, trata-se de sua separação de junto dos maus (versículos 1-3).

Depois dessa separação, trata-se daqueles que estão no amor ao Senhor e, por conseguinte, na sabedoria, pelos quais são formados os céus superiores (versículos 4-8).

Em seguida, trata-se daqueles que estão, pelo Senhor, na caridade e na fé da caridade, porque combateram contra os males, e pelos quais são formados os céus inferiores (versículos 9-17).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTÀVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final (n. 342). RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA significa que um influxo mais próximo, e por conseguinte ma is forte, nos lugares inferiores, onde os bons tinham sido conjuntos com os maus, foi retido e suspenso pelo Senhor (n. 343).

2, 3. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL significa o Senhor providenciando e moderando (n. 344). TENDO O SELO DO DEUS VIVO significa: Quem somente conhece todos e cada um, e pode distinguir e separar uns dos outros (n. 345). E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR, DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES significa: a suspensão e a retenção, pelo Senhor, do influxo mais próximo e mais forte nos lugares inferiores (n. 346). ATÉ QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS significa: antes que tenham sido separados aqueles que estão, pelo Senhor, nas verdades provenientes do bem (n. 347).

4. E OUVI O NÚMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa todos os que reconhecem o Senhor como Deus do céu e da terra e que estão, por Ele, por meio da Palavra, nas verdades da doutrina provenientes do bem do amor (n. 348). ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL significa o céu e a Igreja do Senhor constituídos por eles (n. 349).

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor e este amor em todos os que estarão no novo Céu e na nova Igreja (n. 350). DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS significa a sabedoria proveniente do amor celeste naqueles que lá estarão (n. 351) DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS significa os usos da vida que pertencem à sabedoria proveniente daquele amor naqueles que lá estarão (n. 352).

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor mútuo neles (n. 353). DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS significa a percepção do uso e qual ouso que está neles (n. 354). DA TRIBO DE MANASSÉS DOZE MIL ASSINALADOS significa a vontade de ser útil e os atos neles (n. 355).

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor espiritual, que é o amor para com o próximo, neles (n. 356). DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS significa a afeição da verdade proveniente do bem, da qual procede a inteligência neles (n. 357). DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS significa o bem da vida neles (n. 358).

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor conjugal do bem e da verdade neles (n. 359). DA TRIBO DE JOSÉ

DOZE MIL ASSINALADOS significa a doutrina do bem e da verdade neles (n. 360). DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS significa a vida da verdade proveniente do bem segundo a doutrina neles (n. 361).

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO, QUE NINGUÉM PODIA CONTAR significa todos os restantes que não estão entre os recenseados e, entretanto, estão no novo Céu e na nova Igreja do Senhor e são os que constituem o último Céu e a Igreja externa, e dos quais ninguém conhece a qualidade a não ser o Senhor Só (n. 363, 364). DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS significa todos aqueles que, no mundo cristão, estão na religião pelo bem e nas verdades pela doutrina (n. 365). EM PÉ DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO significa ouvindo o Senhor e fazendo aquilo que Ele ordena (n. 366). VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS significa a comunicação e a conjunção com os céus superiores e a confissão pelas Divinas Verdades (367).

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTA SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO significa o reconhecimento, de coração, de que o Senhor é o Salvador deles (n. 368).

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS significa todos no céu inteiro, aqueles que ouvem e fazem o que o Senhor manda (n. 369). E CAÍRAM DIANTE DO TRONO E SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa a sua humildade de coração e, pela humildade, a adoração ao Senhor (n. 370).

12. DIZENDO AMÉM significa a Divina Verdade e, por ela, a confirmação (n. 371). A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA E á AÇÃO DE GRAÇAS significa os Divinos Espirituais do Senhor (n. 372). E A HONRA, E O PODER E A FORÇA significa os Divinos Celestiais do Senhor (n. 373). AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa: essas coisas no Senhor e pelo Senhor por toda a eternidade (n. 374). AMÉM significa a concordância de todos (n. 375).

13, 14. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM? E EU DISSE-LHE:

SENHOR, TU SABES significa o desejo de saber e a vontade de interrogar, e a resposta e a informação (n. 376), E DISSE-ME:

ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO significa: são os que estiveram nas tentações e lutaram contra os males e as falsidades ín

377). E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS significa: e purificaram seus princípios religiosos dos males da falsidade (n. 378). E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO significa: e as purificaram das falsidades do mal pelas verdades e, assim, foram reformados pelo Senhor (n. 379).

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES significa que eles estão na presença do Senhor, vivendo constante e fielmente de acordo com as verdades que recebem do Senhor em Sua Igreja (n. 380).

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE significa que, dali em diante, não lhes faltarão bens e verdades (n. 381). NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR significa que, dali em diante, eles não terão cobiças pelo mal nem pela falsidade do mal (n. 382).

17. PORQUE O CORDEIRO, QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO, OS APASCENTAR á significa que o Senhor Só os instruirá (n. 383). E OS CONDUZIR á PARA AS FONTES DAS ÁGUAS VIVAS significa: o Senhor os conduzirá, pelas verdades da Palavra, à conjunção com Ele (n. 384). E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS significa que eles não estarão mais nos combates contra os males e as falsidades do mal e, assim, não estarão mais nas dores, mas estarão nos bens e nas verdades e, por conseguinte, nas alegrias celestes pelo Senhor (n. 385).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos. Seguem, agora, sobre o estado do mundo espiritual, imediatamente antes do Juízo Final, muitas coisas que ninguém pode saber a não ser por uma revelação feita pelo Senhor.

Como me foi concedido ver o modo como o Juízo Final foi realizado e ver também as mudanças que o precederam e a organização que se seguiu, posso, por conseguinte, relatar o que é significado por todas as coisas que estão neste capítulo e nos capítulos seguintes.

[2] Aqui, pelos “quatro anjos” é significado todo o céu; e pelos “quatro ângulos da terra” é significado todo o mundo dos espíritos, que fica entre o céu e o inferno. Com efeito, o Juízo Final foi realizado sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos e não sobre pessoa alguma no céu, nem sobre pessoa alguma no inferno.

Pelos “anjos” é significado o céu, porque por “anjo”, no sentido supremo, se entende o Senhor quanto ao Divino Humano (n. 344), e, como o céu é céu pelo Senhor, pelos “anjos” é significado céu.

[3] Pelos “quatro anjos” aqui é significado todo o céu, porque eles foram vistos “estando sobre os quatro ângulos da terra”; e pelos “quatro ângulos” são significadas as quatro plagas. (Essa parte do versículo 1) significa “agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final”, porque o Senhor, quando o Juízo Final ia ser realizado, fez com que os céus se aproximassem do mundo dos espíritos e, pela aproximação dos céus, operou-se uma tal mudança dos interiores pertencentes às mentes dos que estavam em baixo, que eles não viram senão terrores diante de seus olhos.

[4] Que os “ângulos” significam as plagas e, por conseguinte, os “quatro ângulos” significam todas as plagas, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Medireis, fora da cidade, o ângulo para o oriente, o ângulo para o sul, o ângulo para o ocidente e o ângulo para o setentrião” [Números 35:5)

“Farás estacas para o habitáculo para o ângulo do sul e para o

ângulo do norte dele” [Êxodo 26:18.20, 23)

“E o adro no ângulo do sul, no ângulo do norte, no ângulo do ocidente e no ângulo do oriente” (Êxodo 27:9, 11-13).

As quatro plagas também são chamadas “os quatro ângulos” muitas vezes, em Ezequiel (por exemplo, no capítulo 47:18-20 e no capítulo 48).

[5] Como os ângulos significam as plagas, eles também significam todas as coisas, sejam do céu ou do inferno, seja do bem ou da verdade, o que é evidente pelas seguintes passagens:

“Satanás sairá para seduzir as nações que estão nos quatro ângulos da terra” (Apocalipse 20:8)

“Cortarei as nações e seus ângulos serão devastados” (Sofonias 3:6)

“Congregou-se Israel como um só varão e constituíram-se ângulos de todo o povo” (Juízes 20:1, 2)

“Surgirá um ceptro de Israel, que quebrará os ângulos de Moab” (Números 24:17)

“Dia de trombeta e de clamor sobre os ângulos elevados” (Sofonias 1:16)

“EU os lançarei nas extremidades dos ângulos” (Deuteronômio 32:26).

[6] Que o “ângulo” significa o último que sustenta os superiores, como os alicerces sustentam a casa, e, assim, todas as coisas, vê-se claramente por estas passagens:

“Fundarei em Sião uma pedra de ângulo, de preço de fundação fundada” (Isaías 28:16)

“Não tomarão de ti a pedra para ângulo” (Jeremias 51:26)

“De Judá virá a pedra angular” (Zacarias 10:4)

“A pedra que eles rejeitaram se fez cabeça de ângulo” (Salmo 118:22; Mateus 21:42; Marcos 12:10 e Lucas 20:17, 18).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

The Bible

 

Lucas 20

Study

   

1 Num desses dias, quando Jesus ensinava o povo no templo, e anunciava o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, com os anciãos.

2 e falaram-lhe deste modo: Dize-nos, com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta autoridade?

3 Respondeu-lhes ele: Eu também vos farei uma pergunta; dizei-me, pois:

4 O batismo de João era do céu ou dos homens?

5 Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não crestes?

6 Mas, se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará; pois está convencido de que João era profeta.

7 Responderam, pois, que não sabiam donde era.

8 Replicou-lhes Jesus: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.

9 Começou então a dizer ao povo esta parábola: Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se do país por muito tempo.

10 No tempo próprio mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem dos frutos da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram-no embora de mãos vazias.

11 Tornou a mandar outro servo; mas eles espancaram também a este e, afrontando-o, mandaram-no embora de mãos vazias.

12 E mandou ainda um terceiro; mas feriram também a este e lançaram-no fora.

13 Disse então o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; a ele talvez respeitarão.

14 Mas quando os lavradores o viram, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; matemo-lo, para que a herança seja nossa.

15 E lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha?

16 Virá e destruirá esses lavradores, e dará a vinha a outros. Ouvindo eles isso, disseram: Tal não aconteça!

17 Mas Jesus, olhando para eles, disse: Pois, que quer dizer isto que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular?

18 Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.

19 Ainda na mesma hora os escribas e os principais sacerdotes, percebendo que contra eles proferira essa parábola, procuraram deitar-lhe as mãos, mas temeram o povo.

20 E, aguardando oportunidade, mandaram espias, os quais se fingiam justos, para o apanharem em alguma palavra, e o entregarem à jurisdição e à autoridade do governador.

21 Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus;

22 é-nos lícito dar tributo a César, ou não?

23 Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes:

24 Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César.

25 Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

26 E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e admirados da sua resposta, calaram-se.

27 Chegaram então alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, e perguntaram-lhe:

28 Mestre, Moisés nos deixou escrito que se morrer alguém, tendo mulher mas não tendo filhos, o irmão dele case com a viúva, e suscite descendência ao irmão.

29 Havia, pois, sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos;

30 então o segundo, e depois o terceiro, casaram com a viúva;

31 e assim todos os sete, e morreram, sem deixar filhos.

32 Depois morreu também a mulher.

33 Portanto, na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram?

34 Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento;

35 mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento;

36 porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

37 Mas que os mortos hão de ressurgir, o próprio Moisés o mostrou, na passagem a respeito da sarça, quando chama ao Senhor; Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.

38 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem.

39 Responderam alguns dos escribas: Mestre, disseste bem.

40 Não ousavam, pois, perguntar-lhe mais coisa alguma.

41 Jesus, porém, lhes perguntou: Como dizem que o Cristo é filho de Davi?

42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,

43 até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

44 Logo Davi lhe chama Senhor como, pois, é ele seu filho?

45 Enquanto todo o povo o ouvia, disse Jesus aos seus discípulos:

46 Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e gostam das saudações nas praças, dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes;

47 que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações; estes hão de receber maior condenação.