The Bible

 

Ezequiel 45

Study

   

1 Demais, quando repartirdes a terra por sortes em herança, separareis uma oferta para o Senhor, uma santa porção da terra; o seu comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura de dez mil. Esta será santa em todo o seu termo ao redor.

2 Desta porção o santuário ocupará quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, em quadrado, e terá em redor um espaço vazio de cinqüenta côvados.

3 Desta área santa medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados, e uma largura de dez mil; e ali será o santuário, que é santíssimo.

4 É ela uma porção santa da terra; será para os sacerdotes, ministros do santuário, que se aproximam do Senhor para o servir; e lhes servirá de lugar para suas casas, e de lugar santo para o santuário.

5 Também os levitas, ministros da casa, terão vinte e cinco mil canas de comprimento, e dez mil de largura, para possessão sua, para vinte câmaras.

6 E para possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas, e de comprimento vinte e cinco mil, ao lado da área santa; o que será para toda a casa de Israel.

7 O príncipe, porém, terá a sua parte deste lado e do outro da área santa e da possessão da cidade, defronte da área santa e defronte da possessão da cidade, tanto ao lado ocidental, como ao lado oriental; e de comprimento corresponderá a uma das porções, desde o termo ocidental até o termo oriental.

8 E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes não oprimirão mais o meu povo; mas distribuirão a terra pela casa de Israel, conforme as suas tribos.

9 Assim diz o Senhor Deus: Baste-vos, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a opressão e praticai a retidão e a justiça; aliviai o meu povo das vossas exações, diz o Senhor Deus.

10 Tereis balanças justas, efa justa, e bato justo.

11 A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do hômer, e a efa a décima parte do hômer; o hômer será a medida padrão.

12 E o siclo será de vinte jeiras; cinco siclos serão cinco siclos, e dez siclos serão dez; a vossa mina será de cinqüenta siclos.

13 Esta será a oferta que haveis de fazer: a sexta parte duma efa de cada hômer de trigo; também dareis a sexta parte duma efa de cada hômer de cevada;

14 quanto à porção fixa do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado dum coro, que é dez batos, a saber, um hômer; pois dez batos fazem um hômer;

15 e um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, de todas as famílias de Israel, para oferta de cereais, e para holocausto, e para oferta pacífica, para que façam expiação por eles, diz o Senhor Deus.

16 Todo o povo da terra fará esta contribuição ao príncipe de Israel.

17 Tocará ao príncipe dar os holocaustos, as ofertas de cereais e as libações, nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel. Ele proverá a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertas pacíficas, para fazer expiação pela casa de Israel.

18 Assim diz o Senhor Deus: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha, e purificarás o santuário.

19 O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado, e pô-lo- á nas ombreiras da casa, e nos quatro cantos da saliência do altar e nas ombreiras da porta do átrio interior.

20 Assim também farás no sétimo dia do mês, pelos errados e pelos insensatos; assim fareis expiação pelo templo.

21 No primeiro mês, no dia catorze de mês, tereis a páscoa, uma festa de sete dias; pão ázimo se comerá.

22 E no mesmo dia o príncipe proverá, por si e por todo o povo da terra, um novilho como oferta pelo pecado.

23 E nos sete dias da festa proverá um holocausto ao Senhor, de sete novilhos e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e um bode cada dia como oferta pelo pecado.

24 Também proverá uma oferta de cereais, uma efa para cada novilho, e uma efa para cada carneiro, e um e him de azeite para cada efa.

25 No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo por sete dias, segundo a oferta pelo pecado, segundo o holocausto, segundo a oferta de cereais, e segundo o azeite.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #191

Study this Passage

  
/ 962  
  

191. FAREI DELE UMA COLUNA NO TEMPLO DO MEU DEUS significa que as verdades provenientes do bem pelo Senhor, nas quais eles estão, sustentarão a Igreja do Senhor no céu. “O templo” significa a Igreja e “o templo do Meu Deus” significa a Igreja do Senhor no céu; daí é evidente que “a coluna” significa o que sustenta e fortifica a Igreja e isso é a Divina Verdade da Palavra.

No sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, especialmente quanto à Divina Verdade, mas, no sentido representativo, “o templo” significa a Igreja do Senhor no céu e, depois, também a Igreja do Senhor no mundo.

[2] Que, no sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, e especialmente quanto à Divina Verdade, vê-se claramente pelas seguintes passagens:

“Jesus disse aos judeus: Destruí este templo e em três dias Eu o reconstruirei, Ele falava do templo de Seu corpo” (João 2:19, 21)

“Não vi templo na Nova Jerusalém, porque o Senhor Deus Onipotente é o Templo dela e o Cordeiro” (Apocalipse 21 ;22) “Eis de repente virá o Senhor para o Seu templo e o anjo da aliança que buscais” (Malaquias 3:1)

“Prostrar-me-ei no templo da Tua santidade” (Salmo 138:2)

“Continuarei a olhar para o templo da Tua santidade e veio para Ti a minha oração, para o templo da Tua santidade” (Jonas 2:4, 7)

“Jehovah está no templo de Sua santidade” (Habacuque 2:20).

O “templo da santidade de Jehovah”, ou do Senhor, é o Seu Divino Humano, porque é para o Divino Humano que devemos prostrar-nos, dirigir os olhares e as orações, e não para o templo somente, pois em si próprio o templo não é santo; é chamado “templo da santidade”, porque a santidade é dita da Divina Verdade (n. 173). Pelo “templo que santifica o ouro” (Mateus 23:16, 17) não se entende outra coisa senão o Divino Humano do Senhor.

{ip}Que pelo “templo”, no sentido representativo, é significada a Igreja do Senhor no céu, vê-se claramente pelas seguintes passagens;

“A voz de Jehovah vem do templo” (Isaías 66:6)

“Saiu uma voz grande do templo do céu” (Apocalipse 16:17)

“E abriu-se o templo de Deus no céu e se viu a sua arca da aliança no templo” (Apocalipse 11:19)

“Abriu-se o templo do tabernáculo do testemunho no céu e saíram do templo sete anjos e encheu-se o templo de fumo pela glória de Deus” (Apocalipse 15:5, 6, 8)

“Invoquei Jehovah e ao meu Deus clamei, e ouviu de Seu templo a minha voz” (Salmo 18:6)

“VI o Senhor sentado sobre um trono alto e elevado e as Suas fímbrias enchiam o templo” (Isaías 6:1).

[3] Que o “templo” significa a Igreja no mundo, é evidente pelas seguintes passagens:

“Nossa casa de santidade ficou reduzida no incêndio” (Isaías 64:11)

“Comoverei todas as nações a fim de que Eu encha esta casa de glória; a glória posterior desta casa será maior que a da anterior” (Ageu 2:7, 9).

A Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor é descrita pelo “novo templo” em Ezequiel, capítulos 40-48, e é entendida pelo “templo que o anjo media” (Apocalipse 11:1), bem como em outros lugares como

Isaías 44:28; Jeremias 7:2, 3, 4, 9, 10, 11; e Zacarias 8:9. Nos Evangelhos, encontra-se a seguinte passagem:

“Os discípulos aproximaram-se de Jesus para mostrar-lhe os edifícios do templo, e Jesus disse-lhes: Na verdade vos digo que não ficar á pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mateus 24:1, 2; Marcos 13:1-5; Lucas 21:5-7).

Aqui, pelo “templo” é significada a Igreja de hoje e por sua destruição, ao ponto de “não ficar pedra sobre pedra”, é significado o fim dessa Igreja, na qual nada restaria da verdade porque, quando os discípulos falaram do templo do Senhor, o Senhor lhes predisse os estados sucessivos dessa Igreja até o seu fim, ou seja “a consumação do século”. Pela “consumação do século” se entende o último tempo da Igreja, o qual chegou agora. Isso era representado pelo fato de ter esse templo sido destruído completamente até às fundações.

[4] O “templo” significa estas três coisas, a saber, o Senhor, a Igreja nos céus e a Igreja no mundo, porque essas três coisas fazem um e não podem ser separadas; por consequência, um não pode ser entendido sem o outro. Portanto, aquele que separa a Igreja no céu da Igreja no mundo, ou que separa o Senhor de uma Igreja ou de outra, não está na verdade. Porque a seguir (n. 194) se fala da Igreja no mundo, aqui se entende por “templo” a Igreja no céu.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987