The Bible

 

Ezequiel 40

Study

   

1 No ano vinte e cinco do nosso cativeiro, no princípio do ano, no décimo dia do mês, no ano catorze depois que a cidade foi conquistada, naquele mesmo dia veio sobre mim a mão do Senhor,

2 e em visões de Deus me levou à terra de Israel, e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia como que um edifício de cidade para a banda do sul.

3 Levou-me, pois, para lá; e eis um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo na mão um cordel de linho e uma cana de medir; e ele estava em pé na porta.

4 E disse-me o homem: Filho do homem, com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque, para to mostrar foste tu aqui trazido. Anuncia pois à casa de Israel tudo quanto vires.

5 E havia um muro ao redor da casa do lado de fora, e na mão do homem uma cana de medir de seis côvados de comprimento, tendo cada côvado um palmo a mais; e ele mediu a largura do edifício, era uma cana; e a altura, uma cana.

6 Então veio à porta que olhava para o oriente, e subiu pelos seus degraus; mediu o limiar da porta, era uma cana de largo, e o outro limiar, uma cana de largo.

7 E cada câmara tinha uma cana de comprido, e uma cana de largo; e o espaço entre as câmaras era de cinco côvados; e o limiar da porta, ao pé do vestíbulo da porta, em direção da casa, tinha uma cana.

8 Também mediu o vestíbulo da porta em direção da casa, uma cana.

9 Então mediu o vestíbulo da porta, e tinha oito côvados; e os seus pilares, dois côvados; e o vestíbulo da porta olha para a casa.

10 E as câmaras da porta para o lado do oriente eram três dum lado, e três do outro; a mesma medida era a das três; também os umbrais dum lado e do outro tinham a mesma medida.

11 Mediu mais a largura da entrada da porta, que era de dez côvados; e o comprimento da porta, treze côvados.

12 E a margem em frente das câmaras dum lado era de um côvado, e de um côvado a margem do outro lado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado, e seis côvados do outro.

13 Então mediu a porta desde o telhado de uma câmara até o telhado da outra, era vinte e cinco côvados de largo, estando porta defronte de porta.

14 Mediu também o vestíbulo, vinte côvados; e em torno do vestíbulo da porta estava o átrio.

15 E, desde a dianteira da porta da entrada até a dianteira do vestíbulo da porta interior, havia cinquenta covados.

16 Havia também janelas de fechar nas câmaras e nos seus umbrais, dentro da porta ao redor, e da mesma sorte nos vestíbulos; e as janelas estavam à roda pela parte de dentro; e nos umbrais havia palmeiras.

17 Então ele me levou ao átrio exterior; e eis que havia câmaras e um pavimento feitos para o átrio em redor; trinta câmaras havia naquele pavimento.

18 E o pavimento, isto é, o pavimento inferior, corria junto às portas segundo o comprimento das portas.

19 A seguir ele mediu a largura desde a dianteira da porta inferior até a dianteira do átrio interior, por fora, cem côvados, tanto do oriente como do norte.

20 E, quanto à porta que olhava para o norte, no átrio exterior, ele mediu o seu comprimento e a sua largura.

21 As suas câmaras eram três dum lado, e três do outro; e os seus umbrais e os seus vestíbulos eram da medida da primeira porta: de cinqüenta côvados era o seu comprimento, e a largura de vinte e cinco côvados.

22 As suas janelas, e o seu vestíbulo, e as suas palmeiras eram da medida da porta que olhava para o oriente; e subia-se para ela por sete degraus; e o seu vestíbulo estava diante dela.

23 Havia uma porta do átrio interior defronte da outra porta tanto do norte como do oriente; e mediu de porta a porta cem côvados.

24 Então ele me levou ao caminho do sul; e eis que havia ali uma porta que olhava para o sul; e mediu os seus umbrais e o seu vestíbulo conforme estas medidas.

25 E havia também janelas em redor do seu vestíbulo, como as outras janelas; cinqüenta côvados era o comprimento, e a largura vinte e cinco covados.

26 Subia-se a ela por sete degraus, e o seu vestíbulo era diante deles; e tinha palmeiras, uma de uma banda e outra da outra, nos seus umbrais.

27 Também havia uma porta para o átrio interior que olha para o sul; e mediu de porta a porta, para o sul, cem côvados.

28 Então me levou ao átrio interior pela porta do sul; e mediu a porta do sul conforme estas medidas.

29 E as suas câmaras, e os seus umbrais, e o seu vestíbulo eram conforme estas medidas; e nele havia janelas e no seu vestíbulo ao redor; o comprimento era de cinquenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.

30 Havia um vestíbulo em redor; o comprimento era de vinte e cinco côvados e a largura de cinco côvados.

31 O seu vestíbulo olhava para o átrio exterior; e havia palmeiras nos seus umbrais; e subia-se a ele por oito degraus.

32 Depois me levou ao átrio interior, que olha para o oriente; e mediu a porta conforme estas medidas;

33 e também as suas câmaras, e os seus umbrais, e o seu vestíbulo, conforme estas medidas; também nele havia janelas e no seu vestíbulo ao redor; o comprimento era de cinqüenta côvados, e a largura era de vinte e cinco côvados.

34 E o seu vestíbulo olhava para o átrio exterior; também havia palmeiras nos seus umbrais de uma e de outra banda; e subia-se a ele por oito degraus.

35 Então me levou à porta do norte; e mediu-a conforme estas medidas.

36 As suas câmaras, os seus umbrais, e o seu vestíbulo; também tinha janelas em redor; o comprimento era de cinqüenta côvados, e a largura de vinte e cinco côvados.

37 E os seus umbrais olhavam para o átrio exterior; também havia palmeiras nos seus umbrais de uma e de outra banda; e subia-se a ela por oito degraus.

38 Havia uma câmara com a sua entrada junto aos umbrais perto das portas; aí se lavava o holocausto.

39 E no vestíbulo da porta havia duas mesas de uma banda, e duas da outra, em que se haviam de imolar o holocausto e a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa.

40 Também duma banda, do lado de fora, junto da subida para a entrada da porta que olha para o norte, havia duas mesas; e da outra banda do vestíbulo da porta, havia duas mesas.

41 Havia quatro mesas de uma, e quatro mesas da outra banda, junto à porta; oito mesas, sobre as quais imolavam os sacrifícios.

42 E havia para o holocausto quatro mesas de pedras lavradas, sendo o comprimento de um côvado e meio, a largura de um côvado e meio, e a altura de um côvado; e sobre elas se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto e o sacrifício.

43 E ganchos, de um palmo de comprido, estavam fixos por dentro ao redor; e sobre as mesas estava a carne da oferta.

44 Fora da porta interior estavam as câmaras para os cantores, no átrio interior, que estava ao lado da porta do norte; e elas olhavam para o sul; uma estava ao lado da porta do oriente, e olhava para o norte.

45 E ele me disse: Esta câmara que olha para o sul é para os sacerdotes que têm a guarda do templo.

46 Mas a câmara que olha para o norte é para os sacerdotes que têm a guarda do altar, a saber, os filhos de Zadoque, os quais dentre os filhos de Levi se chegam ao Senhor para o servirem.

47 E mediu o átrio; o comprimento era de cem côvados e a largura de cem côvados, um quadrado; e o altar estava diante do templo.

48 Então me levou ao vestíbulo do templo, e mediu cada umbral do vestíbulo, cinco côvados de um lado e cinco côvados do outro; e a largura da porta era de três côvados de um lado, e de três côvados do outro.

49 O comprimento do vestíbulo era de vinte côvados, e a largura de doze côvados; e era por dez degraus que se subia a ele; e havia colunas junto aos umbrais, uma de um lado e outra do outro.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #36

Study this Passage

  
/ 962  
  

36. (VERSÍCULO 10) EU FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR significa o estado espiritual então resultante do influxo Divino. “Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor” significa o estado espiritual em que João se achava quando estava nas visões, estado que se explica a seguir. “No dia do Senhor” significa o influxo então derivado do Senhor, porque nesse dia há presença do Senhor, uma vez que o dia é santo. Sendo assim, resulta evidente que “fui arrebatado em espírito no dia do Senhor” significa o estado espiritual então derivado do influxo divino. Sobre os profetas, nós lemos que eles estiveram “em espírito” e “em visão”; depois, que a Palavra lhes era dirigida por Jehovah. Quando eles estavam “em espírito” e “em visão”, eles estavam não em seu corpo, mas em seu espírito, estado em que eles viam as coisas que estão no céu. Mas, quando a Palavra lhes era dirigida, eles estavam no corpo e ouviam Jehovah falar. Esses dois estados dos profetas, portanto, devem ser distinguidos adequadamente. No estado de visão, os olhos de seu espírito estavam abertos e os olhos de seu corpo estavam fechados e então eles ouviam o que os anjos pronunciavam ou o que Johovah pronunciava por intermédio dos anjos, e viam também as coisas que lhes eram apresentadas no céu; e, então, às vezes, lhes parecia serem transportados de um lugar para outro, ficando o corpo (natural) em seu lugar.

[2] Nesse estado, encontrava-se João quando escreveu o Apocalipse, e, às vezes, também Ezeguiel, Zacarias e Daniel; e então se diz que eles estavam “em visão” ou “em espírito”. Com efeito, Ezequiel diz:

“O Espírito me levantou e me levou à Caldéia para o cativeiro na visão de Deus, no Espírito de Deus; assim ascendeu sobre mim a visão que vi” (11:1, 24).

Ele diz também que:

“Arrebatou-o o Espírito e ouviu atrás dele um terremoto e outras coisas” (3:12, 24)

“O Espírito o arrebatou entre a terra e o céu, levou-o a Jerusalém nas visões de Deus e ele viu abominações” (8:3 e seguintes)

“Ele estava em visão de Deus ou em espírito quando viu quatro animais que eram querubins” (capítulos 1, 10)

“E também quando viu a nova terra e o novo templo e um anjo que os media” (capítulos 40-48)

“Estava nas visões de Deus” (40:2)

”O Espírito o tinha arrebatado” (43:5).

[3] O mesmo fato aconteceu com Zacarias, em quem então estava

“Quando viu um cavaleiro entre os mirtos” (1:8 e seguintes)

“Quando viu quatro cornos e depois um varão em cuja mão (estava) uma corda de medir” (2:1, 5 e seguintes)

“Quando viu Josué, o grão sacerdote” (3:1 e seguintes)

“Quando viu um castiçal e duas oliveiras” (4:1 e seguintes)

“Quando viu um volume voando e um éfode” (5:1, 6)

“Quando viu quatro carros sair de entre dois montes e cavalos” (6:1 e seguintes).

Em semelhante estado encontrou-se Daniel:

“Quando viu quatro bestas subindo do mar” (7:1 e seguintes) “Quando viu os combates do carneiro e do bode” (8:1 e seguintes)

“Que viu em visões, ele o diz” (Daniel 7:1, 2, 7, 13, 8:2, 10:1, 7, 8)

“Que o anjo Gabriel lhe apareceu em visão” (9:21).

[4] O mesmo aconteceu com João, como vemos no Apocalipse:

“Quando viu o Filho do Homem no meio dos sete castiçais” (capítulo 1)

“Quando viu um trono no céu e Alguém sentado em cima e quatro animais ao redor do trono” (capítulo 4)

“Quando viu um livro selado com sete selos” (capítulo 5)

“Quando viu quatro cavalos saindo do livro aberto” (capitulo 6)

“Quando viu quatro anjos que estavam nos quatro ângulos da terra” (capítulo 7)

“Quando viu gafanhotos que saíam do poço do abismo” (capítulo

9)

“Quando viu um anjo tendo na mão um livrinho que lhe deu para comer” (capítulo 10)

“Quando ouviu os sete anjos tocar trombeta” (capítulo 11)

“Quando viu o dragão e a mulher que o dragão perseguia, e o combate do dragão com Miguel” (capítulo 12)

e depois

“Quando viu duas bestas subindo uma do mar e outra da terra” (capítulo 13)

“Quando, viu os sete anjos tendo as sete últimas pragas” (capítulos 15, 16)

“Quando viu uma prostituta sentada sobre uma besta escar late” (capítulos 17, 18) e ainda

“Quando viu um cavalo branco e Alguém montado sobre ele” (capítulo 19) e finalmente

“Quando viu o novo céu e a nova terra e então a Nova Jerusalém descendo do céu” (capítulos 21, 22).

Que João tenha visto estas coisas “em espírito” e “em visão” ele próprio o diz nas passagens do Apocalipse 1:10, 4:2; 9:17; 21:10. É também o que se entende por “vi” em todas as passagens em que essa palavra aparece nesse livro.

[5] Daí é claro e evidente que estar “em espírito” é estar “em visão, que se efetua pela abertura da vista do espírito do homem; e, quando essa vista é aberta, as coisas que estão no mundo espiritual aparecem tão claramente como aquelas que estão diante da vista do corpo no mundo natural. Que isso seja assim é o que posso atestar por uma experiência de muitos anos. Nesse estado se encontravam os discípulos, quando viram o Senhor depois da ressurreição, por isso se diz que “seus olhos foram abertos” (Lucas 24:30, 31).

Em estado semelhante encontrava-se Abrahão quando viu três anjos e falou com eles. Do mesmo modo, isso ocorreu com Hagar, Gideão, Josué e outros, quando viram os anjos de Jehovah. Igualmente aconteceu com o criado de Eliseu, quando viu a montanha repleta de carros e cavalos de fogo ao redor de seu senhor, pois “Orou Eliseu e disse: Jehovah, peço-Te que abras os olhos dele, para que veia; e abriu Jehovah os olhos dò moço e ele viu” (2 Reis 6:17).

No que diz respeito à Palavra, entretanto, isto não foi revelado em estado “de espírito” ou “de visão”, mas foi ditado de viva voz aos profetas pelo Senhor: por isso, em nenhum ponto se diz que eles pronunciam a Palavra pelo Espírito Santo, mas se diz que procede de Jehovah (veja-se o opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR. n. 53).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987