The Bible

 

Ezequiel 39

Study

   

1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal;

2 e te farei virar e, conduzindo-te, far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel.

3 Com um golpe tirarei da tua mão esquerda o teu arco, e farei cair da tua mão direita as tuas flechas.

4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina de toda espécie e aos animais do campo te darei, para que te devorem.

5 Sobre a face do campo cairás; porque eu falei, diz o Senhor Deus.

6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor.

7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.

9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos;

10 e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.

11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue.

12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

13 Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama, no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus.

14 Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem. Depois de passados sete meses, farão a busca;

15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue.

16 E também o nome da cidade será Hamona. Assim purificarão a terra.

17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.

18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.

19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.

20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.

21 Estabelecerei, pois, a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas eu tiver descarregado.

22 E os da casa de Israel saberão desde aquele dia em diante, que eu sou o Senhor Deus.

23 E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro; porque se houveram traiçõeiramente para comigo, e eu escondi deles o meu rosto; por isso os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.

24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles o meu rosto.

25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.

26 E eles se esquecerão tanto do seu opróbrio, como de todas as suas infidelidades pelas quais transgrediram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os amedronte;

27 quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e for santificado neles aos olhos de muitas nações.

28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra. Não deixarei lá nenhum deles;

29 nem lhes esconderei mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #859

Study this Passage

  
/ 962  
  

859. Que por “Gog e Magog” são significados aqueles que estão no culto externo e não em culto interno algum, pode-se ver pelo capítulo 38 de Ezequiel, onde se trata de Gog do começo ao fim, e pelo capítulo 39 (versículos 1-16). Mas que eles (os que estão no culto externo) são significados por “Gog e Magog” não é claramente evidente ali, senão por meio do sentido espiritual. Como esse sentido me foi revelado, ele será explicado. Primeiramente, (ser á explicado) o que significam as coisas contidas nesses dois capítulos. No capítulo 38 de Ezequiel, há as seguintes (significações):

Trata-se daqueles que estão no sentido da letra da Palavra somente, e, consequentemente, em um culto que é externo sem o interno; eles são Gog (versículos 1, 2).

Que todas e cada uma das coisas desse culto (coletivamente e saparadamente) perecerão (versículos 3-7)

Que esse culto se apoderará da Igreja, devastá-la-á e assim ela estará nos externos sem os Internos (versículos 8-16)

Que, consequentemente, o estado da Igreja será mudado (versículos 17-19)

Que, por conseguinte, as verdades e os bens da religião perecerão, e as falsidades os sucederão (versículos 20-23).

[2] No capítulo 39 do mesmo profeta, há as seguintes (significações):

Sobre aqueles que estão no sentido da letra da Palavra somente e no culto externo e que virão para a Igreja; eles são Gog, mas perecerão (versículos 1-6)

Que isto acontece quando o Senhor vem e instaura a Igreja (versículos 7, 8)

Que essa Igreja então dispersará todos os seus males e todas as suas falsidades (versículos 9, 10)

Que ela os destruirá inteiramente (versículos 11-16)

Que a Nova Igreja a ser instaurada pelo Senhor será instruída nas verdades e nos bens de todo o gênero e será dotada dos bens de todo o gênero (versículos 17-21)

Também que a precedente Igreja será destruída por causa dos males e das falsidades (versículos 23, 24)

Que então a Igreja será a reunião de todas as nações pelo Senhor (versículos 25-29).

[3] Mas será dita alguma coisa sobre aqueles que estão no culto externo sem o culto interno espiritual. São aqueles que frequentam os templos nos sábados (domingos) e dias de festas, então cantam salmos e rezam, ouvem os sermões e então prestam atenção à eloquência, mas pouca atenção ao assunto, se é que prestam alguma;

ficam um tanto comovidos com as preces enunciadas com afeição, relacionadas com seus pecados, e nada refletem sobre si mesmos e sobre sua vida. Eles participam, cada ano, do sacramento da Santa Ceia; fazem suas preces de manhã e de noite; oram também nos jantares e nas ceias; às vezes, têm também conversações sobre Deus, sobre o céu e sobre a vida eterna e, então, sabem citar também algumas passagens da Palavra e fingir que são cristãos, apesar de não o serem, porque, depois de terem feito tais coisas, eles consideram como nada os adultérios e as obscenidades, as vinganças e os ódios, os furtos clandestinos e as depredações, as mentiras e as blasfêmias, as concupiscências e as intenções de males de todo gênero. Aqueles que são tais não creem em Deus algum, muito menos no Senhor. Se forem interrogados sobre o bem e a verdade, nada sabem, e pensam que não é importante sabê-lo. Em uma palavra, eles vivem para si próprios e para o mundo, assim para sua inclinação e para o corpo, e não para Deus e para o próximo, por conseguinte não para o espírito nem para a alma.

Por essas considerações, é evidente que o culto deles é um culto externo sem o culto interno. Eles também são inclinados a receber o dogma herético da fé só, principalmente quando ouvem que o homem não pode fazer o bem por si próprio e que eles não estão sob o jugo da Lei. Daí vem que se diz que “o dragão sairá para seduzir as nações, Gog e Magog”. Por “Gog e Magog” na língua hebraica é também significado teto e soalho, que é o externo.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987