The Bible

 

Ezequiel 39

Study

   

1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal;

2 e te farei virar e, conduzindo-te, far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel.

3 Com um golpe tirarei da tua mão esquerda o teu arco, e farei cair da tua mão direita as tuas flechas.

4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina de toda espécie e aos animais do campo te darei, para que te devorem.

5 Sobre a face do campo cairás; porque eu falei, diz o Senhor Deus.

6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor.

7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.

9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos;

10 e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.

11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue.

12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

13 Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama, no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus.

14 Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem. Depois de passados sete meses, farão a busca;

15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue.

16 E também o nome da cidade será Hamona. Assim purificarão a terra.

17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.

18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.

19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.

20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.

21 Estabelecerei, pois, a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas eu tiver descarregado.

22 E os da casa de Israel saberão desde aquele dia em diante, que eu sou o Senhor Deus.

23 E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro; porque se houveram traiçõeiramente para comigo, e eu escondi deles o meu rosto; por isso os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.

24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles o meu rosto.

25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.

26 E eles se esquecerão tanto do seu opróbrio, como de todas as suas infidelidades pelas quais transgrediram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os amedronte;

27 quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e for santificado neles aos olhos de muitas nações.

28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra. Não deixarei lá nenhum deles;

29 nem lhes esconderei mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #191

Study this Passage

  
/ 962  
  

191. FAREI DELE UMA COLUNA NO TEMPLO DO MEU DEUS significa que as verdades provenientes do bem pelo Senhor, nas quais eles estão, sustentarão a Igreja do Senhor no céu. “O templo” significa a Igreja e “o templo do Meu Deus” significa a Igreja do Senhor no céu; daí é evidente que “a coluna” significa o que sustenta e fortifica a Igreja e isso é a Divina Verdade da Palavra.

No sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, especialmente quanto à Divina Verdade, mas, no sentido representativo, “o templo” significa a Igreja do Senhor no céu e, depois, também a Igreja do Senhor no mundo.

[2] Que, no sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, e especialmente quanto à Divina Verdade, vê-se claramente pelas seguintes passagens:

“Jesus disse aos judeus: Destruí este templo e em três dias Eu o reconstruirei, Ele falava do templo de Seu corpo” (João 2:19, 21)

“Não vi templo na Nova Jerusalém, porque o Senhor Deus Onipotente é o Templo dela e o Cordeiro” (Apocalipse 21 ;22) “Eis de repente virá o Senhor para o Seu templo e o anjo da aliança que buscais” (Malaquias 3:1)

“Prostrar-me-ei no templo da Tua santidade” (Salmo 138:2)

“Continuarei a olhar para o templo da Tua santidade e veio para Ti a minha oração, para o templo da Tua santidade” (Jonas 2:4, 7)

“Jehovah está no templo de Sua santidade” (Habacuque 2:20).

O “templo da santidade de Jehovah”, ou do Senhor, é o Seu Divino Humano, porque é para o Divino Humano que devemos prostrar-nos, dirigir os olhares e as orações, e não para o templo somente, pois em si próprio o templo não é santo; é chamado “templo da santidade”, porque a santidade é dita da Divina Verdade (n. 173). Pelo “templo que santifica o ouro” (Mateus 23:16, 17) não se entende outra coisa senão o Divino Humano do Senhor.

{ip}Que pelo “templo”, no sentido representativo, é significada a Igreja do Senhor no céu, vê-se claramente pelas seguintes passagens;

“A voz de Jehovah vem do templo” (Isaías 66:6)

“Saiu uma voz grande do templo do céu” (Apocalipse 16:17)

“E abriu-se o templo de Deus no céu e se viu a sua arca da aliança no templo” (Apocalipse 11:19)

“Abriu-se o templo do tabernáculo do testemunho no céu e saíram do templo sete anjos e encheu-se o templo de fumo pela glória de Deus” (Apocalipse 15:5, 6, 8)

“Invoquei Jehovah e ao meu Deus clamei, e ouviu de Seu templo a minha voz” (Salmo 18:6)

“VI o Senhor sentado sobre um trono alto e elevado e as Suas fímbrias enchiam o templo” (Isaías 6:1).

[3] Que o “templo” significa a Igreja no mundo, é evidente pelas seguintes passagens:

“Nossa casa de santidade ficou reduzida no incêndio” (Isaías 64:11)

“Comoverei todas as nações a fim de que Eu encha esta casa de glória; a glória posterior desta casa será maior que a da anterior” (Ageu 2:7, 9).

A Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor é descrita pelo “novo templo” em Ezequiel, capítulos 40-48, e é entendida pelo “templo que o anjo media” (Apocalipse 11:1), bem como em outros lugares como

Isaías 44:28; Jeremias 7:2, 3, 4, 9, 10, 11; e Zacarias 8:9. Nos Evangelhos, encontra-se a seguinte passagem:

“Os discípulos aproximaram-se de Jesus para mostrar-lhe os edifícios do templo, e Jesus disse-lhes: Na verdade vos digo que não ficar á pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mateus 24:1, 2; Marcos 13:1-5; Lucas 21:5-7).

Aqui, pelo “templo” é significada a Igreja de hoje e por sua destruição, ao ponto de “não ficar pedra sobre pedra”, é significado o fim dessa Igreja, na qual nada restaria da verdade porque, quando os discípulos falaram do templo do Senhor, o Senhor lhes predisse os estados sucessivos dessa Igreja até o seu fim, ou seja “a consumação do século”. Pela “consumação do século” se entende o último tempo da Igreja, o qual chegou agora. Isso era representado pelo fato de ter esse templo sido destruído completamente até às fundações.

[4] O “templo” significa estas três coisas, a saber, o Senhor, a Igreja nos céus e a Igreja no mundo, porque essas três coisas fazem um e não podem ser separadas; por consequência, um não pode ser entendido sem o outro. Portanto, aquele que separa a Igreja no céu da Igreja no mundo, ou que separa o Senhor de uma Igreja ou de outra, não está na verdade. Porque a seguir (n. 194) se fala da Igreja no mundo, aqui se entende por “templo” a Igreja no céu.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

The Bible

 

Revelação 11

Study

   

1 Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.

3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias.

4 Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra.

5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.

6 Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.

7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará.

8 E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.

9 Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados.

10 E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra.

11 E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.

12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.

13 E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.

14 É passado o segundo ai; eis que cedo vem o terceiro.

15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.

18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.