The Bible

 

Ezequiel 36

Study

   

1 Tu, ó filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize: montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor.

2 Assim diz o Senhor Deus: Pois que disse o inimigo contra vós: Ah! ah! e: As alturas antigas são nossas para as possuirmos;

3 portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto, sim, porquanto vos assolaram e vos devoraram de todos os lados, para que ficásseis feitos herança do resto das nações, e tendes andado em lábios paroleiros, e chegastes a ser a infâmia do povo;

4 portanto, ouvi, ó montes de Israel, a palavra do Senhor Deus: Assim diz o Senhor Deus aos montes e aos outeiros, às correntes d'água e aos vales, aos desertos assolados e às cidades desamparadas, que se tornaram presa e escarnio para o resto das nações que estão ao redor delas;

5 portanto, assim diz o Senhor Deus: Certamente no fogo do meu zelo falei contra o resto das nações, e contra todo o Edom, que se apropriaram da minha terra, com toda a alegria de seu coração, e com menosprezo da alma, para a lançarem fora a rapina;

6 portanto, profetiza sobre a terra de Israel, e dize aos montes e aos outeiros, às correntes d'água e aos vales: Assim diz o Senhor Deus: Eis que falei no meu zelo e no meu furor, porque levastes sobre vós o opróbrio das nações.

7 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eu levantei a minha mão, jurando: Certamente as nações que estão ao redor de vós levarão o seu opróbrio sobre si mesmas.

8 Mas vós, ó montes de Israel, vós produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel, pois já está prestes a vir.

9 pois eis que eu estou convosco, e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados;

10 e multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ela; e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados.

11 Também sobre vós multiplicarei homens e animais, e eles se multiplicarão, e frutificarão. E farei que sejais habitados como dantes, e vos tratarei melhor do que nos vossos princípios. Então sabereis que eu sou o Senhor.

12 E sobre vós farei andar homens, o meu povo de Israel; eles te possuirão, e tu serás a sua herança, e nunca mais os desfilharás.

13 Assim diz o Senhor Deus: Visto como vos dizem: Tu devoras os homens, e tens desfilhado a tua nação;

14 por isso tu não devorarás mais os homens, nem desfilharás mais a tua nação, diz o Senhor Deus.

15 Não te permitirei ouvir mais a afronta das nações; e não levaras mais sobre ti o opróbrio dos povos, nem farás tropeçar mais a tua nação, diz o Senhor Deus.

16 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

17 Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então eles a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho diante de mim.

18 Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e porque a contaminaram com os seus ídolos;

19 e os espalhei entre as nações, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.

20 E, chegando às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome, pois se dizia deles: São estes o povo do Senhor, e tiveram de sair da sua terra.

21 Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.

22 Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós que eu faço isto, o casa de Israel; mas em atenção ao meu santo nome, que tendes profanado entre as nações para onde fostes;

23 e eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos.

24 Pois vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.

25 Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.

26 Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

29 Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós;

30 mas multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que não mais recebais o opróbrio da fome entre as nações.

31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações.

32 Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor Deus, notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel.

33 Assim diz o Senhor Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.

34 E a terra que estava assolada será lavrada, em lugar de ser uma desolação aos olhos de todos os que passavam.

35 E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.

36 Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que eu, o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse, e o farei.

37 Assim diz o Senhor Deus: Ainda por isso serei consultado da parte da casa de Israel, que lho faça; multiplicá-los-ei como a um rebanho.

38 Como o rebanho para os sacrifícios, como o rebanho de Jerusalém nas suas solenidades, assim as cidades desertas se encherão de famílias; e saberão que eu sou o Senhor.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #459

Study this Passage

  
/ 962  
  

459. E ÍDOLOS DE OURO, DE PRATA, DE COBRE, DE PEDRA E DE PAU significa que assim estão num culto derivado de meras falsidades. Por “ídolos”, na Palavra, são significadas as falsidades do culto e, por conseguinte, por adorar os ídolos é significado o culto derivado da falsidade. Por “adorar ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau” é significado o culto derivado das falsidades de todo o gênero, e quando os ídolos são tomados coletivamente é (significado) o culto derivado de meras falsidades.

Também, entre os antigos, as matérias, as formas e as vestimentas dos ídolos representavam as falsidades da religião, das quais era derivado o seu culto. “Os ídolos de ouro” significavam as falsidades sobre as coisas divinas; “os ídolos de prata” significavam as falsidades sobre as coisas espirituais; “os ídolos de bronze” significavam as falsidades sobre a caridade; “os ídolos de pedra”, as falsidades sobre a fé; e “os ídolos de pau”, as falsidades sobre as boas obras. Todas essas falsidades estão naqueles que não fazem penitência, isto é, que não fogem dos males como pecados contra Deus.

[2] No sentido espiritual, essas falsidades são significadas pelos ídolos, que eram imagens talhadas e imagens de fundição, nas seguintes passagens:

“Todo homem se tornou estúpido pela ciência; todo fundidor se cobriu de vergonha pela imagem talhada, porque sua imagem fundida é mentira, não há espírito nelas; elas são vaidade, obra de erros; no tempo de sua visitação elas perecerão” (Jeremias 10:14-15, 51:17, 18).

“As imagens talhadas são obra das mãos do escultor, não falam; ao mesmo tempo eles se enfatuam e ficam estúpidos; ensino de vaidades é esse pau, obra de sábios tudo isso” (Jeremias 10:3-5, 8-10).

“Para que serve a imagem talhada? Por que a esculpiu o fabricante e o doutor da mentira? Por que o fabricante da mentira confiou nisso?

Não existe espírito no meio dele” (Habacuque 2:18, 19).

“Nesse dia, arremessará o homem os ídolos de sua prata e os ídolos de seu ouro que fizeram para si, para se prostrar diante das toupeiras e dos morcegos” (Isaías 2:18, 20).

“Fizeram para si imagem da fundição de sua prata; ídolos segundo sua inteligência; obra de artífices tudo isso” (Oséias 13:2).

“Espa harei sobre vós águas puras, para que vos limpeis de todas as impurezas vossas e de todos os vossos ídolos” (Ezequiel 36:25).

(As águas puras são as verdades e os “ídolos” são as falsidades do culto).

“Julgarás impura a cabertura das imagens talhadas da tua prata e o revestimento da imagem de fundição do teu ouro; tu as dispersarás como coisa impura; tu as chamarás de esterco” (Isaías 30:22).

[3] Também não é significada outra coisa senão falsidades da religião e, por conseguinte, do culto pelos “deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra adorados pelo rei de Babel, Belshazar, quando, com os seus magnatas, esposas e concubinas, bebeu vinho nos vasos de ouro e de prata do templo de Jerusalém” (Daniel 5:1-5 e seguintes).

A mesma coisa é significada em muitas outras passagens, como: Isaías 10:10, 11, Isaías 21:9Isaías 31:7Isaías 40:19, 20, Isaías 41:29Isaías 42:17, Isaías 48:5, Jeremias 8:19Jeremias 50:38, 39, Ezequiel 6:4, 5Ezequiel 14:3-6, Miquéias 1:7Miquéias 5:13Salmo 115:4, 5, Salmo 135:15, 16, Levítico 26:30.

Propriamente, por “ídolos” são significadas as falsidades do culto derivadas da própria inteligência. Como o homem as inventa e depois as acomoda, de modo que pareçam verdades, isso é plenamente descrito em Isaías (44:9-20).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987