The Bible

 

Ezequiel 19

Study

   

1 E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel,

2 e dize: Que de leoa foi tua mãe entre os leões! Deitou-se no meio dos leõezinhos, criou os seus cachorros.

3 Assim criou um dos seus cachorrinhos, o qual, fazendo-se leão novo, aprendeu a apanhar a presa; e devorou homens.

4 Ora as nações ouviram falar dele; foi apanhado na cova delas; e o trouxeram com ganchos à terra do Egito.

5 Vendo, pois, ela que havia esperado, e que a sua esperança era perdida, tomou outro dos seus cachorros, e fê-lo leão novo.

6 E este, rondando no meio dos leões, veio a ser leão novo, e aprendeu a apanhar a presa; e devorou homens.

7 E devastou os seus palácios, e destruiu as suas cidades; e assolou-se a terra, e a sua plenitude, por causa do som do seu rugido.

8 Então se ajuntaram contra ele as gentes das províncias ao redor; estenderam sobre ele a rede; e ele foi apanhado na cova delas.

9 E com ganchos meteram-no numa jaula, e o levaram ao rei de Babilônia; fizeram-no entrar nos lugares fortes, para que se não ouvisse mais a sua voz sobre os montes de Israel.

10 Tua mãe era como uma videira plantada junto às águas; ela frutificou, e encheu-se de ramos, por causa das muitas aguas.

11 E tinha uma vara forte para cetro de governador, e elevou-se a sua estatura entre os espessos ramos, e foi vista na sua altura com a multidão dos seus ramos.

12 Mas foi arrancada com furor, e lançada por terra; o vento oriental secou o seu fruto; quebrou-se e secou-se a sua forte vara; o fogo a consumiu.

13 E agora está plantada no deserto, numa terra seca e sedenta.

14 E duma vara dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fruto, de maneira que não há mais nela nenhuma vara forte para servir de cetro para governar. Essa é a lamentação, e servirá de lamentação.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #546

Study this Passage

  
/ 962  
  

546. (VERSÍCULO 6) E A MULHER FUGIU PARA O DESERTO significa a Igreja, que é a Nova Jerusalém, a princípio entre um pequeno número. Pela “mulher” é significada a Nova Igreja (n. 533); e pelo “deserto” é significado onde não há mais verdades.

ésignificado que a Igreja, a princípio, está entre um pequeno número, porque depois se diz “onde ela tem um lugar preparado por Deus para que lá a alimentassem mil e duzentos e sessenta dias”, pelo que é significado o seu estado então, enquanto se provê que ela alcance um maior número até que chegue a seu estado pleno (n. 547).

Por “deserto”, na Palavra, é significado: I) A Igreja devastada, ou a Igreja na qual todas as verdades da Palavra foram falsificadas, tal como entre os judeus no tempo da vinda do Senhor. II) A Igreja na qual não há as verdades, porque não existe a Palavra, tal qual era a Igreja entre as nações probas no tempo do Senhor. III) Um estado de tentação em que o homem está como sem verdades, porque está cercado de espíritos maus que o induzem em tentações e, então, por assim dizer, lhe arrebatam as verdades.

[2] I. Que pelo “deserto” é significada a Igreja devastada, ou na qual todas as verdades da Palavra foram falsificadas, tal como entre os judeus no tempo do Senhor, é evidente pelas seguintes passagens:

“É este o homem que, abalando a terra e fazendo tremer o reino, reduziu o globo a um deserto? (Isaías 14:16, 17).

Isto foi dito de Babel.

“Sobre a terra do Meu povo os espinhos e as urzes subirão; o palácio será um deserto” (Isaías 32:13, 14).

“Vi e eis Carmelo é um deserto; toda a terra será uma devastação” (Jeremias 4:26, 27).

A “terra” é a Igreja (n. 285).

“Os pastores destruíram a Minha vinha, reduziram o campo do Meu desejo a um deserto de solidão; os devastadores vêm ao deserto” (Jeremias 12:10, 12).

“Foi plantada uma vinha no deserto; em uma terra de aridez e de sede” (Ezequiel 19:13).

“O fogo devorou os habitáculos do deserto” (Joel 1:19, 20). “Vem o dia de Jehovah: a terra diante d’E!e é como o jardim do Edem, mas após Ele um deserto de devastação” (Joel 2:1, 3).

“Vós vedes a palavra de Jehovah. Acaso tenho eu sido para Israel um deserto, uma terra de trevas?” (Jeremias 2:31). “Voz clamando no deserto: Preparai o caminho de Jehovah; endireitai na solidão uma vereda ao nosso Deus” (Isaías 40:3). (Além disso, em outras passagens, como Isaías 33:9, Jeremias 3:2, 23:10, Lamentações 5:9Oséias 2:2, 3, Oséias 13:15, Joel 3:19, Malaquias 1:3, Salmo 107:33, 34, Mateus 24:26, Lucas 13:35).

Que tal seja também a Igreja de hoje, veja-se adiante (n. 566).

[3] II. Que pelo “deserto” é significada a Igreja na qual não há verdades, porque não existe a Palavra, como era a Igreja entre as nações probas no tempo do Senhor, é evidente por estas passagens:

“O espírito será derramado do alto sobre nós; então, o deserto será um campo cultivado e o Juízo habitará no deserto” (Isaías 32:15, 16).

“Porei fontes no meio dos vales; tornarei o deserto um tanque de

águas; porei no deserto o cedro de schittin e a árvore de azeite” (Isaías 41:18, 19).

“Tornará o deserto em tanques de águas e a terra seca em nascentes de águas” (Salmo 107:35).

“Porei um caminho no deserto, rios na solidão, para que beba o Meu povo, o Meu eleito” (Isaías 43:19, 20).

“Jehovah porá seu deserto como Edem e sua solidão como jardim de Jehovah; alegria e regozijo se encontrarão nela” (Isaías 51:3).

“Destilam sobre os habitáculos do deserto” (Salmo 65:12). “Eleve a voz, ó deserto; cantem os habitantes da rocha” (Isaías 42:11).

[4] III. Que pelo “deserto” é significado o estado de tentação em que o homem está como sem verdades, porque está cercado de espíritos maus que o induzem em tentação e então, por assim dizer, lhe arrebatam as verdades, é evidente pelas passagens em Mateus 4:1-3Marcos 1:12, 13, Lucas 4:1-3Ezequiel 20:34-37, Jeremias 2:2, 6, 7, Oséias 2:13-16, Salmo 107:4-7Deuteronômio 1:31, 33Deuteronômio 8:2-4, 15, 16Deuteronômio 32:10.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987