The Bible

 

Daniel 7

Study

   

1 No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu o sonho, e relatou a suma das coisas.

2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande.

3 E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar.

4 O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em dois pés como um homem; e foi-lhe dado um coração de homem.

5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.

6 Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio.

7 Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.

8 Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.

9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente.

10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.

11 Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo.

12 Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo.

13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele.

14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbavam.

16 Cheguei-me a um dos que estavam perto, e perguntei-lhe a verdadeira significação de tudo isso. Ele me respondeu e me fez saber a interpretação das coisas.

17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.

18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre.

19 Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, sobremodo terrível, com dentes de ferro e unhas de bronze; o qual devorava, fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobrava;

20 e também a respeito dos dez chifres que ele tinha na cabeça, e do outro que subiu e diante do qual caíram três, isto é, daquele chifre que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e parecia ser mais robusto do que os seus companheiros.

21 Enquanto eu olhava, eis que o mesmo chifre fazia guerra contra os santos, e prevalecia contra eles,

22 até que veio o ancião de dias, e foi executado o juízo a favor dos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.

23 Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

24 Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o quál será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.

26 Mas o tribunal se assentará em juízo, e lhe tirará o domínio, para o destruir e para o desfazer até o fim.

27 O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.

28 Aqui é o fim do assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram e o meu semblante se mudou; mas guardei estas coisas no coração.

   

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #6

Study this Passage

  
/ 65  
  

6. Pode-se acrescentar a estas algumas passagens que falam mais abertamente sobre o advento do Senhor, as quais são:

"O Senhor mesmo vos dá um sinal: Eis que a virgem conceberá e parirá um Filho, e chamar-se-á Seu nome Deus conosco." (Isaías 7:14; Mateus 1:22-23).

"Um Menino nos nasceu, um filho se nos deu sobre cujo ombro está o principado; e chamar-se-á Seu nome Maravilhoso, Conselheiro, Deus, Herói, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Para multiplicar o principado e a paz, não haverá fim, sobre o trono de David, e sobre seu reino, para o estabelecer... em juízo e em justiça, desde agora e para sempre" (Isaías 9:6-7).

"Sairá uma vara do tronco de Jessé, e um rebento de sua raiz dará fruto... Repousará sobre Ele o espírito de Jehovah, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de virtude. ... A justiça será o cinto dos Seus lombos, e a verdade o cinto de Suas coxas. ... Acontecerá, pois, naquele dia, que as nações buscarão a raiz de Jessé, que está para sinal dos povos; e será o repouso a Sua glória" (Isaías 11:1-2, 5, 10).

"Enviai o Cordeiro do dominador da terra, desde a pedra, para o deserto, até ao monte da filha de Sião. ... Firmado está o trono pela misericórdia, e se assentará nele, em verdade no tabernáculo de Davi, um que julga e busca o juízo, e que apressa a justiça" (Isaías 16:1, 5).

"Dir-se-á naquele dia: Eis aqui o nosso Deus, a quem esperávamos, para que nos libertasse; aqui está Jehovah, a quem esperávamos; exaltemo-nos e alegremo-nos em Sua salvação" (Isaías 25:9).

"Voz do que clama no deserto: Preparei um caminho a Jehovah, aplanai no ermo uma vereda ao nosso Deus. ... Pois será revelada a glória de Jehovah, e toda a carne verávi juntamente. ...Eis, o Senhor Jehovih vem em força, e o Seu braço dominará por Ele; eis a Sua recompensa consigo. ...Como o pastor apascenta o seu rebanho" (Isaías 40:3, 5, 10-11).

"O Meu Eleito, em quem a Minha alma se apraz. ...Eu, Jehovah, Te chamei em justiça, ... e Te darei por aliança ao povo, e por luz às nações; para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere o ligado, da casa da clausura os que se assentam em trevas. Eu, Jehovah, este é o Meu nome; a Minha glória a outro não darei" (Isaías 42:1, 6-8).

"Quem creu em nossa palavra? e o braço de Jehovah, sobre quem foi revelado?... Nenhuma forma Ele tem... nós O vimos, mas sem aparência... nossas doenças Ele levou, e nossas dores portou" (Isaías 53:1-2, 4).

"Quem é Este que vem de Edom, de Bozra, com as vestes salpicadas... que avança na multidão de Sua força? ... [Eu] Que falo em justiça, grande para salvar... Porque o dia da vingança está em Meu coração, e o ano dos Meu redentoresvii chegou. ... Assim Se fez Salvador para eles" (Isaías 63:1, 4, 8).

"Eis que vêm os dias... quando suscitarei a David um renovo justo que reine como Rei, e prospere, e que faça juízo e justiça na terra; ... e este é o nome pelo qual o chamarão: Jehovah justiça nossa" (Jeremias 23:5-6; Jeremias 33:15-16).

"Exulta muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém! Eis que o teu Rei a ti vem, Ele, justo e salvo... fala de paz às nações; Seu domínio será de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra" (Zacarias 9:9-10).

"Jubila e alegra-te, filha de Sião; eis... Eu venho, para que habite em teu meio;... então se ajuntarão muitas nações a Jehovah naquele dia, e Me serão por povo" (Zacarias 2:10-11).

"Tu, Belém Efrata, pouco és, para que estejas entre as milhares de Judá; de ti Me sairá o que será Dominador em Israel, e cujas saídas são desde o antigo, desde os dias da eternidade... Ele permanecerá e apascentará na força de Jehovah" (Miquéias 5:2, 4).

"Eis, Eu envio o Meu anjo, que preparará o caminho adiante de Mim, e de súbito virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o Anjo da aliança, a quem vós desejais, eis que vem... Quem suportará o dia do Seu advento? ... Eis, eu vos envio Elias, o profeta, antes que venha o dia de Jehovah, grande e terrível" (Malaquias 3:1-2; Malaquias 4:5).

"Vi... E eis, com as nuvens dos céus, um como o Filho do homem que vem, a Quem foi dado o domínio, e a glória, e o reino; e todos os povos e nações O honrarão; Seu domínio será um domínio de séculos, que não passará, e o Seu reino, um que não perecerá. ...E todos os domínios O honrarão e a Ele obedecerão" (Daniel 7:13-14, 27).

"Setenta semanas foram determinadas sobre o teu povo, e sobre a cidade de tua santidade, para consumar a prevaricação... e para selar a visão e o profeta, e para ungir o santo dos santos. Sabe, pois, e percebe, desde a saída da palavra para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Príncipe Messias, sete semanas" (Daniel 9:24-25).

"Porei no mar a Sua mão, e nos rios a Sua destra; Ele Me chamará: Tu és Meu Pai, Meu Deus, e Pedra de Minha salvação. Eu O farei também primogênito, mais alto que os reis da terra. ... Porei na eternidade a Sua semente, e o Seu trono como nos dias dos céus" (Salmos 89:25-27, 29).

"Dito de Jehovah ao Meu Senhor: Assenta-Te à Minha destra, até que ponha Teus inimigos por escabelo de Teus pés. O cetro da Tua força Jehovah enviará de Sião, [para] dominar no meio dos Teus inimigos. ... Tu, Sacerdote na eternidade, conforme o modo de Melquisedeque" (Salmos 110:1-2, 4; Mateus 22:44; Lucas 20:42).

"Eu ungi o Meu Rei sobre Sião, o monte de Minha santidade. Anunciarei por estatuto, Jehovah disse a Mim: Meu Filho és Tu, Eu hoje Te gerei... darei as nações por herança Tua, e por Tuas possessões as extremidades da terra. ... Beijai o Filho, para que não Se ire, e pereçais no caminho... Bem-aventurados todos os que confiam n'Ele" (Salmos 2:6-8, 12).

."..Certamente O fizeste carecer um pouco menos que os anjos, mas de glória e de honra O coroaste; fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos; todas as coisas puseste sob os Seus pés" (Salmos 8:5-6).

"Lembra-Te, Jehovah, de David, que jurou a Jehovah, fez voto ao Poderoso de Jacob: Se eu entrar nas tendas de minha casa, se eu subir no estrado de meu leito, se eu der sono aos meus olhos, ... antes que venha ao lugar de Jehovah, ao habitáculo do Poderoso de Jacob. Eis que ouvimos sobre Ele em Efrata, encontramo-Lo nos campos da selva; entraremos no Seu habitáculo, curvaremo-nos no escabelo dos Seus pés. ... Teus sacerdotes se vestem de justiça, e Teus santos jubilam" (Salmos 132:1-9).

Mas são poucas as citações feitas aqui.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil