Библијата

 

Josué 2:20

Студија

       

20 Se, porém, tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.

Коментар

 

Explorando o significado de Joshua 2

Од страна на New Christian Bible Study Staff, Julian Duckworth (машина преведена во Português)

Josué Capítulo 2: Raabe esconde os espiões israelitas

O capítulo 2 é a fascinante história da prostituta Rahab, cuja casa está na muralha da cidade de Jericó. Josué envia dois espiões para ver como é Jericó, porque Jericó fica do outro lado do rio Jordão. Rahab leva esses espiões para sua casa e os esconde dos mensageiros do rei que vêm e exigem que ela entregue os homens. Rahab diz que os homens foram e partiram e os mensageiros do rei vão embora. Ela então diz aos homens escondidos no telhado que sabe que o Deus de Israel entregará Jericó nas mãos de Israel, pois ele os fez vitoriosos até este momento.

Ela pede-lhes gentileza para todos na sua família, assim como tem sido gentil em esconder-se e assim salvá-los. Os dois espiões dão-lhe a sua promessa e ela deixa-os escapar por uma corda da sua janela na muralha da cidade. Os homens dizem-lhe que a sua promessa será nula a menos que ela pendure um cordão escarlate na sua janela e traga toda a sua família para sua casa. Rahab concorda, e os homens fogem e voltam para Josué, contando-lhe tudo e dizendo que Deus lhes deu a cidade.

Há vários significados espirituais ricos e importantes nesta história muito gráfica. Primeiro, devemos apreciar que os espiões não parecem ir a nenhum outro lugar em Jericó do que a Rahab! A questão é que eles não precisam, porque a prostituição de Rahab - vender o seu corpo para os homens desfrutarem - representa a qualidade de toda a cidade de Jericó, que fica quase diretamente oposta onde Israel vai atravessar o Jordão. Deve e será tomada (Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém 46).

Nesta história, Jericó representa uma vida sensual que entra em jogo quando tudo o que sabemos sobre a verdade de Deus é pervertido e rejeitado como nada (Arcanos Celestes 2973[6]). Sem verdade, sem valores, sem consciência, nada! É por isso que a história envolve a prostituta Rahab porque ela retrata esse nível de vida.

Mas Rahab se vê pelo que é e pelo que é sua cidade, e sabe que com a vinda do Deus dos israelitas, não há futuro para Jericó. Ela acredita que o futuro está com Israel e o seu Deus.

Então o que temos nesta história é uma mulher pecadora cuja mente, coração e ações se voltam para o arrependimento e até mesmo uma genuína adoração e reconhecimento de Deus. Para nós, é a imagem da nossa vida não-espiritual ou natural que é auto-gratificante, hedonista, busca de prazer e oportunista. Mas esperamos que para nós seja também a imagem do nosso desejo e da nossa intenção de acreditar e seguir a Deus (Arcanos Celestes 5639[2]) o que, como com os Rahab, eventualmente nos salvará de nós mesmos e salvará tudo sobre nós (toda a família Rahab).

A seguir, devíamos olhar para estes dois homens que vão espiar Jericó, mas que vão para Rahab.

Talvez uma palavra melhor do que "espiar" seja "espiar", o que significa observar, mas ainda mais observar com muita atenção a forma como uma situação é. Se direcionamos isso para nós mesmos, estamos falando de um verdadeiro auto-exame, de olhar como temos sido e o que temos pensado, dito e feito, ou não. Só nos podemos examinar devidamente se começamos a assumir vários valores e verdades, e nos olhamos à sua luz (Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém 6).

Há dois homens, não um, e isto porque a nossa vida espiritual envolve um amor pelo que é verdadeiro e um amor pelo que é bom (Arcanos Celestes 5194). Quando amamos e queremos viver pelo que é verdade, então as coisas que sabemos tornam-se coisas que sentimos e temos prazer nelas e em fazê-las.

Por último, note como estes dois homens são escondidos por Rahab no alto do telhado, debaixo dos seus caules de linho seco. Na Palavra, qualquer coisa alta é uma imagem de estar mais perto de Deus, mais perto do que é verdade (De Divino Amor e de Divina Sabedoria 103). Vemos mais lá em cima! E o linho é a fibra a partir da qual a nossa roupa espiritual - estas verdades novamente - pode ser feita. E o linho fornece linho que foi usado para as vestes do sumo sacerdote.

Од делата на Сведенборг

 

Arcanos Celestes #1885

Проучи го овој пасус

  
/ 10837  

1885. Contudo, essas duas espécies de visões são extraordinárias; elas me foram concedidas somente para que eu soubesse quais são; mas as vistas ordinárias são todas as coisas que, pela Divina Misericórdia do Senhor, se veem referidas nesta Primeira Parte e que se acham no começo e no fim de cada capítulo. Não são visões, mas são coisas vistas em plena vigília do corpo, e isso desde muitos anos até agora.

  
/ 10837  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém