Apocalipse Revelado #34

By Emanuel Swedenborg

Study this Passage

  
/ 962  
  

34. "Estava na ilha chamada Patmos" significa o estado e o lugar em que ele pôde ser iluminado. A revelação foi feita a João em Patmos, por ser uma ilha da Grécia, não distante da terra de Canaã, entre a Ásia e a Europa, e porque as 'ilhas' significam as nações mais afastadas do culto de Deus, mas que, contudo, devem se aproximar desse culto, porque podem ser iluminadas; igualmente por 'Grécia'. Mas a própria igreja é significada por 'terra de Canaã'. Aqueles da igreja que, pela Palavra, estão na luz da verdade são significados pela 'Ásia', e aqueles aos quais a Palavra deve chegar são significados pela 'Europa'. É por isso que pela 'ilha de Patmos' são significados o estado e o lugar em que João pôde ser iluminado. Que por 'ilhas' na Palavra sejam significadas as nações mais afastadas do culto de Deus, as quais, contudo, devem se aproximar desse culto, vê-se claramente pelas seguintes passagens:

"No Urim honrai Jehovah, nas ilhas do mar o nome do Deus de Israel" (Isaías 24:15)

"Não extinguirá e não quebrantará até que ponha em terra o juízo e na lei d'Ele as ilhas esperarão. Cantai a Jehovah um cântico novo; as ilhas e seus habitantes darão a Jehovah glória; e o louvor a Ele nas ilhas anunciarão" (Isaías 42:4, 10, 12)

"Escutai ilhas a Mim e (escutai) povos de longe" (Isaías 49:1)

"Em Mim as ilhas esperarão e no Meu braço elas confiarão" (Isaías 31:5)

"As ilhas confiarão em Mim e os navios de Társis" (Isaías 60:9)

"Escutai a palavra de Jehovah, nações, e anunciai-a nas ilhas distantes" (Jeremias 31:10)

"Para que adorem Jehovah, cada um em seu lugar, todas as ilhas aas nações" (Sofonias 2:11);

e em outras passagens. Que por 'Grécia' seja significada a mesma coisa não é evidente do mesmo modo pela Palavra, uma vez que a Grécia, na Palavra, é nomeada apenas em Daniel 8:21; 10:20; 11:2; bem como em João 12:20 e Marcos 7:26. Que por 'terra de Canaã' se entende a igreja do Senhor, a qual, por isso, é chamada 'terra Santa' e 'Canaã celestial', vê-se por um grande número de passagens na Palavra. Que por 'Ásia' se entendem aqueles que, na igreja, estão, pela Palavra, na luz da verdade, veja-se o n. 11 acima. E que por 'Europa' são significados aqueles a quem a Palavra deve chegar é evidente.

  
/ 962  
  

HDPF