Apocalipse Revelado #21

By Emanuel Swedenborg

Study this Passage

  
/ 962  
  

21. "Para Deus e Seu Pai" significa assim, as imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor. Por 'Deus' e 'Pai', no sentido espiritual, não se entendem duas pessoas, mas por 'Deus' se entende o Divino quanto à sabedoria e por 'Pai' se entende o Divino quanto ao amor; na verdade no Senhor há dois: a Divina Sabedoria e o Divino Amor ou a Divina Verdade e o Divino Bem. No Velho Testamento, estes dois são entendidos por 'Deus' e 'Jehovah', aqui por 'Deus' e 'Pai'. Ora, como o Senhor ensina que 'Ele e o Pai são um e que Ele está no Pai e o Pai n'Ele' (João 10:30; 14:10, 11) não se entendem duas pessoas por Deus e Pai, mas somente o Senhor. Também o Divino é um e indivisível, por isso por 'Jesus Cristo nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai' é significado 'a fim de que em Sua presença eles pareçam imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor'; nestes dois também consiste a imagem de Deus nos homens e nos anjos. Que o Divino, que em Si mesmo é um, seja designado na Palavra por diversos nomes, vê-se no opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor. Que, também, o Senhor mesmo seja o Pai, é evidente nas seguintes passagens de Isaías:

"Um filho nasceu para nós, um filho nos é dado, cujo nome é Admirável, Deus, Herói, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:6).

"Tu, Jehovah, Pai nosso, Redentor nosso, desde o século é o Teu Nome" (Isaías 63:16);

e em João:

"Se vós Me tivésseis conhecido, conheceríeis também a Meu Pai. Desde agora O conheceis e O tendes visto. Disse Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai. Disse-lhe Jesus: Quem viu a Mim viu o Pai. Como, pois, tu dizes: Mostra-nos o Pai? Crede-Me que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim" (João 14:7, 8, 9, 11).

Veja-se, abaixo, o n. 962.

  
/ 962  
  

HDPF