Die Bibel

 

Gênesis 9:23

Lernen

       

23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #983

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

983. Que 'frutificar' signifique os bens da caridade e 'multiplicar-se' signifique os veros da fé que agora começavam a aumentar vê-se pela significação de ambos os vocábulos na Palavra, onde 'frutificar' ou dar fruto se atribui em toda parte à caridade, e 'multiplicar-se' se atribui à fé. Vide o que foi dito anteriormente, nos 43, 55, a respeito da significação desses termos. A fim de se confirmar ainda mais pela Palavra podem-se citar as seguintes passagens.

Em Jeremias:

"Voltai, ó filhos desviados; dar-vos-ei pastores segundo o Meu coração, e vos apascentarei com conhecimento e inteligência; e acontecerá que sereis multiplicados, e frutificareis na terra" (Jeremias 3:14-16), onde 'multiplicar-se' está claramente em lugar de crescer em conhecimento e inteligência, isto é, na fé, e 'frutificar' está em lugar do bem da caridade, porque aí se trata da igreja a ser implantada, na qual precede a fé ou a multiplicação.

[2] No mesmo:

"Eu congregarei os restantes [reliquias] de Meu rebanho de todas as terras em que os dispersei, e os trarei de volta aos seus apriscos, e serão frutificados e multiplicados" (Jeremias 23:3), onde se trata da igreja implantada; assim, 'frutificar' quanto aos bens da caridade e 'multiplicar-se' quanto aos veros da fé.

Em Moisés:

"Além disso, olharei para vós, e vos farei frutificar, e vos farei multiplicar; e firmarei Minha aliança convosco" (Levítico 26:9);

Aí, no sentido interno, trata-se da igreja celeste, pelo que 'frutificar' se diz dos bens do amor e da caridade, e 'multiplicar-se', dos bens e veros da fé.

Em Zacarias:

"Redimi-los-ei, e serão multiplicados, como tinham sido multiplicados" (Zacarias 10:8);

Que 'ser multiplicado' aí se atribua aos veros da fé é evidente do fato de que seriam redimidos.

[3] Em Jeremias:

"Será edificada a cidade sobre o seu montão; e deles sairá a confissão e a voz dos que brincam; e os farei multiplicar e não serão diminuídos; e seus filhos serão como outrora" (Jeremias 30:18-20), onde se trata das afeições do vero e dos veros da fé; as afeições do vero são expressas por 'confissão e voz dos que brincam', os aumentos das verdades da fé, por 'multiplicar-se'; os 'filhos' aí também estão em lugar dos veros.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém