Die Bibel

 

Gênesis 27:45

Lernen

       

45 até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e ele se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada de vós ambos num só dia?

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #367

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

367. Não há necessidade de confirmação destas significações por coisas semelhantes da Palavra. Mostrar-se-á apenas que a caridade é a "irmã" da fé e que o "campo" significa tudo o que é da doutrina. Que a caridade seja irmã da fé, qualquer um pode ver pela natureza ou essência da fé. A fraternidade delas foi também representada por Esaú e Jacob; por isso também houve o litígio sobre a primogenitura e, daí, o domínio. Foi também representada por Farés e Será, filhos de Tamar e Jehudah, em Gênesis 38:28-30, onde também se trata da primogenitura. Foi representada também por Efraim e Manassés, em Gênesis 48:13-14, tratando, semelhantemente, da primogenitura e do domínio dela proveniente; assim também por outros. Pois uma e outra, caridade e fé, são filhas da Igreja. A fé se chama "varão," como acontece a Cain no versículo 1 deste capítulo; a caridade se chama "irmão," como em Isaías 19:2, Jeremias 13:14 e outros lugares. A união da fé e da caridade se chama "aliança de irmãos" em Amós 1:9. O que é representado por Cain e Abel foi semelhantemente representado por Jacob e Esaú, como foi dito. Que Jacob quis também derrotar [supplantare] a Esaú, vê-se também em Oséias:

..."Para visitar a Jacob sobre os seus caminhos, segundo as suas obras o retribuirá. No útero enganou a seu irmão..." (Oséias 12:3-4).

Mas que Esaú, ou a caridade representada por Esaú, finalmente dominaria, vê-se pela predição profética de Isaque, o pai:

"Sobre tua espada viverás, e a teu irmão servirás; e sucederá, quando dominares, que rejeitarás o seu jugo de cima de teu pescoço" (Gênesis 27:40);

ou, o que é a mesma coisa, que a Igreja nova ou dos gentios é representada por "Esaú," e a Igreja Judaica por "Jacob." Por isso se diz tantas vezes que reconheceriam os gentios como irmãos. São também chamados "irmãos." Foram também chamados "irmãos" todos os que estavam, pela caridade, na Igreja dos gentios ou Primitiva. Os que ouvem a Palavra e a cumprem são também chamados "irmãos" pelo SENHOR, emLucas 8:21. Os "que ouvem" são aqueles que têm a fé, os "que cumprem" são os que têm a caridade. Mas os que ouvem ou que afirmam ter a fé, e não cumprem ou não têm caridade, não são irmãos, pois o SENHOR os assemelha a "insensatos" (Mateus 7:24, 26).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém